Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Gleydson André da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0110732057768188por
dc.contributor.advisorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9910143426977882por
dc.contributor.referees1Machado, Carlos Eduardo Lima-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359247769398365por
dc.contributor.referees2Galery, Maria Clara Versiani-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676891497774362por
dc.date.accessioned2024-01-17T18:06:14Z-
dc.date.issued2012por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/483-
dc.description.resumoNo estudo que se segue o monólogo A última gravação, de Samuel Beckett, será analisado a partir da romancização de suas formas, partindo da premissa da crise do drama moderno, assinalada por Peter Szondi. Adotando uma discussão mais ampla sobre o contágio dos gêneros, com uma abordagem panorâmica, pretende-se construir uma problemática de fundo que, finalmente, seja debatida mais próxima do objeto. Deste modo, o primeiro capítulo desta monografia se detém sobre a questão que envolve a configuração da temporalidade romanesca no drama, bem como na apresentação dos elementos épicos que agem diretamente nas formas no monólogo de Samuel Beckett, denotando o efeito de uma dramaturgia surgida na época do dominante romanesco. Para tanto, as teorizações de Samuel Beckett a respeito do romance, de seu livro Proust, serão utilizadas como chave de leitura para a sua própria obra, tomando como contrapondo o seu objeto, o então recém-finalizado Em busca do tempo perdido. Com base nestas constatações, o segundo capítulo toma o drama A última gravação em cotejo com o célebre romance de Gustave Flaubert, A educação sentimental. Daqui em diante, o monólogo passa a ser encarado como uma manifestação romanesca a rigor, cujas formas desvelam a incorporação do passado épico como inadequação cênica, resultado da assimilação do inacabamento romanesco. Mais do que uma continuação, por conseguinte, os dois capítulos assinalam um ajuste de lentes - de uma panorâmica inicial para o close-up sequentepor
dc.description.abstractIn the following study, the monologue Krapp's Last Tape, by Samuel Beckett, will be analyzed from the novelization of its forms, based on the premise of the crisis of the drama modern, highlighted by Peter Szondi. Adopting a broader discussion on contagion of genres, with a panoramic approach, we intend to construct a problem of background that, finally, is debated closer to the object. In this way, the first chapter this monograph focuses on the issue that involves the configuration of temporality romance in drama, as well as in the presentation of epic elements that act directly in the forms in Samuel Beckett's monologue, denoting the effect of a dramaturgy arising at the time of the dominant romanesque period. To this end, Samuel Beckett's theories regarding the novel, from his book Proust, will be used as a reading key for his own work, taking as a counterpoint its object, the recently finished In Search of Lost Time. Based on these findings, the second chapter takes the drama Krapp's Last Tape in comparison with Gustave Flaubert's famous novel, Sentimental Education. Thus, the monologue comes to be seen as a strictly speaking novelistic manifestation, whose forms reveal the incorporation of the epic past as scenic inadequacy, the result of assimilation of the novelistic incompleteness. More than a continuation, therefore, the two chapters mark an adjustment of lenses - from an initial pan to the close-up sequential.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gleydson Ferreira (ja_ainda@hotmail.com) on 2023-11-09T19:21:18Z No. of bitstreams: 1 monografia_merged.pdf: 482769 bytes, checksum: abec3668b8a301e1f0b099bdc817670d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-01-17T18:06:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia_merged.pdf: 482769 bytes, checksum: abec3668b8a301e1f0b099bdc817670d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-17T18:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia_merged.pdf: 482769 bytes, checksum: abec3668b8a301e1f0b099bdc817670d (MD5) Previous issue date: 2012eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Ouro Pretopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectKrapp's las tapepor
dc.subjectDominante romanescapor
dc.subjectDrama modernopor
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespor
dc.titleErrata pensante: temporalidade e subjetivação em A última gravaçãopor
dc.typebachelorThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_merged.pdfMonografia pdf471,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador