Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6034504286622578por
dc.contributor.advisorCosta, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Rachel-
dc.contributor.referees1Pimentel, Lucia-
dc.contributor.referees2Lage, Celina-
dc.date.accessioned2024-02-18T22:12:57Z-
dc.date.issued2019por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/495-
dc.description.resumoNesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys, Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista- professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista- professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas, dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa, tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores, podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada.por
dc.description.abstractIn this dissertation are presented methodologies created by the artists Joseph Beuys, Guignard, Claudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla and Sara Ávila, in their faculty practices as superior formation in art. We assume that the teacher-artist is a subject who has knowledge that arises from experience in art. In addition to being a subject with an academic background, a bachelor’s or a licentiate, the teacher-artist is the one who knows the process of art research, complex in its nature, with opportunity to access different knowledge built through the fair relationship between the doing and the reflection on what is produced. The artists, endowed with sensitive knowledge, demonstrated to be able to provide a particular ambient in teaching relation, in which the principles of experience could also be developed experimented by students. Just as the artists' knowledge is multiple, in function of the creative process as itself, the methodologies created by these teachers are also manifold. We understand by methodology the unique and personal manner that the teacher finds to teach art, main way to access his conceptions about art and its teaching; a conscious construction on points he intends to achieve with certain actions in an ambient of permanent questioning about what it means to be artist and be teacher. Within this premise, we had the opportunity to enter into the pedagogical universe of the artists mentioned above and systematize an analysis above each of them, believing that with this study we can contribute with the process of formation from new artists-teachers, being able to inspire or guide those who start their artistic and teaching trajectory, as well as establishing dialogues with artists who already walk the journey.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Oliveira (gabriela.gabiarte@gmail.com) on 2024-01-10T18:28:53Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA-CLEMENTE-DE-OLIVEIRA-ARTISTA-PROFESSOR-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-ARTE.pdf: 4134330 bytes, checksum: 201095d883795a5f0825074de7afb013 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T22:12:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABRIELA-CLEMENTE-DE-OLIVEIRA-ARTISTA-PROFESSOR-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-ARTE.pdf: 4134330 bytes, checksum: 201095d883795a5f0825074de7afb013 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-18T22:12:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA-CLEMENTE-DE-OLIVEIRA-ARTISTA-PROFESSOR-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-ARTE.pdf: 4134330 bytes, checksum: 201095d883795a5f0825074de7afb013 (MD5) Previous issue date: 2019eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Minas Geraispor
dc.publisher.departmentEscola Guignard e Escola de Músicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós graduação em Artespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtista-professorpor
dc.subjectMetodologia de ensino em artepor
dc.subjectProcesso de Criaçãopor
dc.subject.cnpqArtes; Ensino de Artepor
dc.titleArtista-Professor. Metodologias de ensino em arte.por
dc.title.alternativeArtist-Teacher. Art teaching methodologies.eng
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA-CLEMENTE-DE-OLIVEIRA-ARTISTA-PROFESSOR-METODOLOGIAS-DE-ENSINO-EM-ARTE.pdfDocumento principal4,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador