Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Diêgo-
dc.contributor.authorBuenos Aires, Jéssyca-
dc.contributor.authorDias, Vanina-
dc.date.accessioned2024-02-18T22:21:47Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.citationFernandes, D. A., Dias, V. C., & Aires, J. B. (2023). O outro e os processos de identificação em estudantes universitários e suas perspectivas filosófico/políticas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(12), 30171–30190. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.12-067por
dc.identifier.doi10.55905/revconv.16n.12-067por
dc.identifier.issn1988-7833por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/499-
dc.description.resumoO tema deste ensaio teórico objetiva compreender o que psiquicamente e no laço social contemporâneo está envolvido na perspectiva filosófico-política de estudantes universitários. A questão que norteou esta produção foi: quais aspectos psíquicos e discursivos estão envolvidos no laço social contemporâneo, que implica na opção filosófico-política de estudantes universitários? Como método, optou-se pela articulação dos conceitos: processos psicossociais, subjetivação, bem como, as concepções de Jacques Lacan sobre identificação, estádio do espelho, laço social e outro/Outro. Os resultados demonstram haver uma dinâmica a priori, decorrente das identificações e do estádio do espelho na relação parental; a posteriori, evidencia-se a importância dos laços sociais instituídos no período universitário como preponderante para novas identificações do sujeito. Tendo em todo este processo, o discurso do Outro como aquele que institui e regula o laço social do sujeito como imperativo relacionado a perspectiva filosófico-política dos estudantes.por
dc.description.abstractThe theme of this theoretical essay aims to understand what psychically and in the contemporary social bond is involved in the philosophical-political perspective of undergraduate students. The question that guided this production was: which psychic and discursive aspects are involved in the contemporary social bond, which implies the philosophical-political option of undergraduate students? As a method, we chose to articulate the concepts: psychosocial processes, as well as Jacques Lacan's conceptions of identification, mirror stage, social bond and other/Other. The results demonstrate that there is an a priori dynamic, resulting from identifications and themirror stage in the parental relationship; a posteriori, the importance of social ties established during the university period becomes evident as preponderant for new identifications of the subject. In this entire process, the discourse of the Other as the one that institutes and regulates the subject's social bond as an imperative related to the students' philosophical-political perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Diêgo Fernandes (psidiegofernandes@gmail.com) on 2024-01-10T20:10:38Z No. of bitstreams: 1 Contribuciones+067.pdf: 381939 bytes, checksum: 1c9c70614ec9e83e4f55d9ea35815031 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T22:21:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Contribuciones+067.pdf: 381939 bytes, checksum: 1c9c70614ec9e83e4f55d9ea35815031 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-18T22:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Contribuciones+067.pdf: 381939 bytes, checksum: 1c9c70614ec9e83e4f55d9ea35815031 (MD5) Previous issue date: 2023eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherPontificia Universidade Católica de Minas Geraispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofCONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALESpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectLaço socialpor
dc.subjectOutropor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleO Outro e os processos de identificação em estudantes universitários e suas perspectivas filosófico/políticaspor
dc.title.alternativeThe Other and identification processes in undergraduate students and theirphilosophical/political perspectiveseng
dc.typearticlepor
dc.citation.spage30171por
dc.citation.epage30190por
dc.citation.issue12por
dc.citation.volume16por
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuciones+067.pdfARTIGO372,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador