Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira de Araújo, Alex | - |
dc.contributor.author | Milanez, Nilton | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-18T22:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2015 | por |
dc.identifier.doi | ISSN | por |
dc.identifier.issn | 2362-1850 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/507 | - |
dc.description.resumo | Este estudo trata do controle social do corpo e da reconfiguração da memória popular em filmes de horror sob a perspectiva genealógica apresentada por Foucault no livro Vigiar e Punir, publicado há 40 anos. Para tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière(s), duas produções fílmicas de horror realizadas por diretores franceses, ambas lançadas em 2007. A hipótese principal deste trabalho é que os filmes de horror figuram como uma nova forma de vigilância e controle social do corpo. Em contrapartida, também podem recodificar a memória popular ao se apropriar de acontecimentos políticos e/ou revolucionários como nos filmes comentados por Foucault na revista Cahiers de Cinéma, em 1974, ainda que não sejam eles filmes de horror. | por |
dc.description.abstract | Este estudio se ocupa del control social del cuerpo y de la reconfiguración de la memoria popular en películas de horror a través de la perspectiva genealógica de Foucault, presentada en su libro Vigilar y Castigar, publicado hace 40 años. Por lo tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière(s), dos producciones de horror cinematográfico hechas por directores franceses, ambos publicados en 2007. La hipótesis principal es que las películas de terror se muestran como una nueva forma de vigilancia y control social del cuerpo. Por otro lado, también puede recodificar la memoria popular apropiándose de acontecimientos polítcos y / o revolucionarios como en las películas comentadas por Foucault en la revista Cahiers de Cinéma en 1974 políticas, aunque no sean las películas de terror. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Pereira de Araújo (alex.scac@hotmail.com) on 2024-01-11T05:12:23Z No. of bitstreams: 1 UnidadSociologica47.pdf: 378179 bytes, checksum: ed58303b16f601be2df9b4599a1558b5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T22:36:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 UnidadSociologica47.pdf: 378179 bytes, checksum: ed58303b16f601be2df9b4599a1558b5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-18T22:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UnidadSociologica47.pdf: 378179 bytes, checksum: ed58303b16f601be2df9b4599a1558b5 (MD5) Previous issue date: 2015 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | por |
dc.publisher.country | Argentina | por |
dc.relation.ispartof | Unidad Sociológica | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Foucault - Cinema - Corpo - Controle - Memória Popular | por |
dc.subject | Foucault - Cine - Cuerpo - Control - Memoria Popular | spa |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | por |
dc.subject.cnpq | Linguística Aplicada | por |
dc.subject.cnpq | Semiótica | por |
dc.subject.cnpq | Artes Visuais | por |
dc.title | Para além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror | por |
dc.type | article | por |
dc.citation.spage | 56 | por |
dc.citation.epage | 64 | por |
dc.citation.issue | 2 | por |
dc.citation.volume | 4 | por |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UnidadSociologica47.pdf | Para além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror | 369,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador