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dc.contributor.authorAraújo, Alex Pereira de-
dc.date.accessioned2024-02-18T22:39:24Z-
dc.date.issued2012por
dc.identifier.doiISSNpor
dc.identifier.issn2237-0951por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/508-
dc.description.resumoSobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que "todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo" (FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2003a), pretendemos apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da(s) identidade(s) e das competências construídas para os professores neste discurso, representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, marcada pelos acontecimentos que sucederam o período ditatorial, portanto, a fase de redemocratização do país e de modernização do Estado frente às exigências da mundialização.por
dc.description.abstractAbout the national linguistic policy conveyed in the Portuguese National Curricular Guidelines in secondary education, whose discourse translates into a sophisticated method of control and an effective way of managing change, is what we seek to reflect in this work. In this sense, we can say that "every education system is a political way of maintaining or modifying the appropriation of discourses, with the knowledge and powers they bring with them" (FOUCAULT, 1996, p. 45). Based on the discursive-deconstructive approach (CORACINI, 2003a), we intend to present and discuss the analyzed results, whose focus is on the representations of identity(ies) and competencies constructed for teachers in this discourse, social representations of the teaching profession professor in contemporary Brazilian society, marked by the events that followed the dictatorial period, therefore, the phase of redemocratization of the country and modernization of the State in the face of the demands of globalization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Pereira de Araújo (alex.scac@hotmail.com) on 2024-01-26T19:38:59Z No. of bitstreams: 2 Araújo. Alex P. A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica. 2012.pdf: 314874 bytes, checksum: 441a00e45c1657ccd2666be6323c5181 (MD5) 4.Horizontes de Linguística Aplicada v. 11, n. 2 (2012).pdf: 314135 bytes, checksum: 485dfadfffdd05c622f63f6240de3f0e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T22:39:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Araújo. Alex P. A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica. 2012.pdf: 314874 bytes, checksum: 441a00e45c1657ccd2666be6323c5181 (MD5) 4.Horizontes de Linguística Aplicada v. 11, n. 2 (2012).pdf: 314135 bytes, checksum: 485dfadfffdd05c622f63f6240de3f0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-18T22:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Araújo. Alex P. A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica. 2012.pdf: 314874 bytes, checksum: 441a00e45c1657ccd2666be6323c5181 (MD5) 4.Horizontes de Linguística Aplicada v. 11, n. 2 (2012).pdf: 314135 bytes, checksum: 485dfadfffdd05c622f63f6240de3f0e (MD5) Previous issue date: 2012eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Santa Cruzpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofHorizontes de Linguística Aplicadapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesconstruçãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectSujeito Professorpor
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapor
dc.subject.cnpqPortuguêspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professorpor
dc.typearticlepor
dc.citation.spage127por
dc.citation.epage158por
dc.citation.issue2por
dc.citation.volume11por
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4.Horizontes de Linguística Aplicada v. 11, n. 2 (2012).pdfsumário da edição da revista306,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


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