Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Josuel de Souza-
dc.contributor.authorBarbosa, Fernando Campos-
dc.date.accessioned2024-02-18T22:46:07Z-
dc.date.issued2022por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.38087/2595.8801.169por
dc.identifier.issn2595-8801por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/510-
dc.description.resumoEste texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.por
dc.description.abstractThis text approaches the contributions of Paulo Freire (1921-1997) to the formation in the Education of Youths and Adults (EJA) according to the pedagogical or methodological practice that took place in the classroom. Thus, our general objective is to analyze the formation of Youth and Adult Education regarding its pedagogical or methodological practice used by educators that took place within the school space. In this requirement, the following problem question is formulated: what is the pedagogical or methodological practice used by educators in the training of individuals in EJA? The EJA methodology gains centrality as a category of analysis and as a training activity for young peopleand adults. Bibliographic research was chosen to collect information, by reading books, articlesand scientific journals by renowned authors such as: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) and Dickmann and Dickmann (2019). The methodological or pedagogical practice needs to reach its fullness, it needs to be seen as something efficient and effective, meeting the needs of young people and adults. In this vein, the training of young people and adults ends up becoming more inclusive and equitable in a capitalist society in contemporary society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josuel de Souza Ferreira (artes.souza@aluno.ufrb.edu.br) on 2024-02-05T01:06:38Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO-DFREIRE (1).pdf: 362135 bytes, checksum: bb592c71334a610650ae6e882f13e76e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T22:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDUCACAO-DFREIRE (1).pdf: 362135 bytes, checksum: bb592c71334a610650ae6e882f13e76e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-18T22:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO-DFREIRE (1).pdf: 362135 bytes, checksum: bb592c71334a610650ae6e882f13e76e (MD5) Previous issue date: 2022eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherLOGOS University International (UNILOGOS)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Científica COGNITIONISpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPaulo Freire, Educação continuada, Educadorespor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freirepor
dc.typearticlepor
dc.citation.spage276por
dc.citation.epage289por
dc.citation.issue01por
dc.citation.volume05por
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUCACAO-DFREIRE (1).pdfArtigo de Revisão 353,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador