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dc.contributor.authorSantos, Jozil dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1347262277869079por
dc.contributor.advisorCunha, Jane Cris de Lima-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0186470564264368por
dc.date.accessioned2024-02-18T23:03:22Z-
dc.date.issued2018por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/517-
dc.description.resumoThe practice of reading and interpreting texts is fundamental for students to be able to advance in their studies and to demonstrate that they can have efficient reading, logical reasoning power and criticality. The study aims to analyze how the teaching practices of reading and interpretation of texts in the subjects of the 1st year of High School of the IFMS Campus Naviraí-MS are developed under the social interactionist view. Specifically, to verify the methodologies that the teachers develop in their practices of reading and interpretation of texts in their classes; to identify the pedagogical paradigms that underpin the teaching practices; and to show the influence of interactionist pedagogy on the development of classes in reading and interpreting texts. Question: how do teachers develop the reading and interpretation of texts in their subjects of the 1st year of High School? The research approach is mixed or qualitative-quantitative. Data collection was done through interviews and questionnaires to teachers and students. The research pointed out how the teachers develop the practices of reading and interpretation of texts and that the methodologies that the teachers adopt in the practices of reading and interpretation of texts are differentiated. The research demonstrated that the interpretation of texts needs to be more used among the other practices that the teachers do with the students. It became clear that students have many difficulties with both reading and text interpretation. It was possible to identify that some teachers have well- considered reflections about the pedagogical paradigms that support their practices of reading and interpretation of texts in classes, however, not all teachers have knowledge about the pedagogical paradigms that can assist them in these practices, because some teachers are bachelors and are not graduates in teaching courses; others have little practice time in teaching and others have claimed to have never thought about these issues within their classroom practices. The research showed that some teachers use the interactionist pedagogy in the development of practices of reading and interpretation of texts in their classes and other teachers do not know this pedagogical paradigm, but it can be adopted as a model for their practices of reading and interpretation of texts with the students in search of more autonomous and meaningful learning.por
dc.description.abstractA prática de leitura e a interpretação de textos são fundamentais para os estudantes conseguirem avançar em seus estudos e demonstrarem que conseguem ter leitura eficiente, poder de raciocínio lógico e criticidade. O estudo objetiva analisar como se desenvolvem sob o olhar sócio interacionista as práticas docentes de leitura e interpretação de textos nas disciplinas do 1º ano do ensino médio do IFMS campus Naviraí-MS. Especificamente, verificar quais as metodologias que os docentes desenvolvem nas práticas de leitura e interpretação de textos em suas aulas; identificar quais os paradigmas pedagógicos que embasam as práticas docentes; e mostrar qual a influência da pedagogia sócio interacionista no desenvolvimento das aulas de práticas de leitura e interpretação de textos. Questiona-se:Como os docentes desenvolvem as práticas de leitura e interpretação de textos nas disciplinas do 1º ano do ensino médio?. A abordagem da pesquisa é misto ou quali- quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas e questionários aos professores e estudantes. A pesquisa apontou como os docentes desenvolvem as práticas de leitura e interpretação de textos e que as metodologias que os docentes adotam nas práticas de leitura e interpretação de textos são diferenciadas. A pesquisa demonstrou que a interpretação de textos precisa mais utilizada entre as demais práticas que os docentes realizam com os estudantes. Ficou claro que os estudantes possuem muitas dificuldades tanto com a leitura quanto com a interpretação de textos. Foi possível identificar que alguns docentes possuem reflexões bem pautadas sobre os paradigmas pedagógicos que embasam suas práticas de leitura e interpretação de textos nas aulas, contudo, nem todos os docentes possuem conhecimentos acerca dos paradigmas pedagógicos que podem auxiliá-los nessas práticas, visto que alguns são bacharéis e não são licenciados; outros possuem pouco tempo de prática na docência e outros ainda alegaram nunca terem pensado sobre essas questões dentro de suas práticas em sala de aula. A pesquisa mostrou que alguns docentes fazem uso da pedagogia sócio interacionista no desenvolvimento de práticas de leitura e interpretação de textos em suas aulas e que outros docentes não conhecem esse paradigma pedagógico, mas que pode ser adotado como um modelo para as suas práticas de leitura e interpretação de textos com os estudantes em busca de uma aprendizagem mais autônoma e significativa.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jozil dos Santos (jozil.santos@ifms.edu.br) on 2024-02-06T14:35:17Z No. of bitstreams: 3 Dissertação de Mestrado Jozil dos Santos.pdf: 1780560 bytes, checksum: 17f7cb58bb3be0948fb4500848cc7888 (MD5) Ata de Defesa de Mestrado.pdf: 885292 bytes, checksum: c06a77270ff65429feada437f14ec10c (MD5) Diploma Mestrado e Termo de Reconhecimento no Brasil.pdf: 1436856 bytes, checksum: 2603f26193e50eed828f7804a45760d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-18T23:03:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação de Mestrado Jozil dos Santos.pdf: 1780560 bytes, checksum: 17f7cb58bb3be0948fb4500848cc7888 (MD5) Ata de Defesa de Mestrado.pdf: 885292 bytes, checksum: c06a77270ff65429feada437f14ec10c (MD5) Diploma Mestrado e Termo de Reconhecimento no Brasil.pdf: 1436856 bytes, checksum: 2603f26193e50eed828f7804a45760d3 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidad de San Lorenzopor
dc.publisher.departmentUniversidad de San Lorenzopor
dc.publisher.departmentReconhecimento na Universidade do Vale do Sapucaípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programMaestria en Ciencias de la Educaciónpor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeitura. Interpretação de textos. Sociointeracionismopor
dc.subjectReading. Interpretation of texts. Sociointeractionismeng
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqTópicos Específicos da Educaçãopor
dc.titleEstudo sobre as práticas de leitura e interpretação de textos sob o olhar sociointeracionista no Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul - Campus Naviraí-MS no ano de 2017por
dc.title.alternativeStudy on reading and interpreting reading and interpreting texts from a Socio-Interactionist Perspective At The Federal Institute Of Mato Grosso Do Sul - Campus Naviraí-MS in 2017por
dc.typemastherThesispor
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