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dc.contributor.authorFerreira, Josuel de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3284405629436604por
dc.contributor.advisorSchütz, Jenerton Arlan-
dc.contributor.referees1Fofonca, Eduardo-
dc.contributor.referees2Donato, Sueli Pereira-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:08:23Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.citationFERREIRA, Josuel de Souza. Formação Humana e Constituição da Docência: a crise na educação e cotidiano escolar à luz das reflexões de Hannah Arendt / Josuel de Souza Ferreira. -- Orlando, FL, Estados Unidos da América: [s.n.], 2023. 132 p.: il.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/538-
dc.description.resumoEsta dissertação parte da necessidade de compreender o processo da formação humana e a imprescindibilidade da docência para a educação e potencialização do alargamento dos horizontes compreensivos das novas gerações. O problema de pesquisa é: como o pensamento de Hannah Arendt pode influenciar a formação humana e a constituição da docência nos contextos contemporâneos da educação escolar? O objetivo geral é analisar a importância da formação humana e da docência à luz da visão de Hannah Arendt, a fim de compreender a necessidade de uma formação ampla e crítica e o papel da docência na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa (PRODANOV; FREITE, 2013) e de revisão bibliográfica baseada nas obras de Hannah Arendt (2020, 2022) e alguns comentadores (ALMEIDA, 2011; CARVALHO, 2014, 2017; SCHÜTZ, 2017, 2020), além do diálogo constante com as obras de Paulo Freire (2021a) no intuito de destacar a importância do ensino no desenvolvimento do pensamento crítico, da ação política e na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A relevância da dissertação está no fato desta abordar uma questão fundamental e basilar na área da educação e da formação humana. Nesse contexto, a formação humana e educação é a relação entre professor e aluno na busca pela formação de indivíduos críticos, reflexivos e autônomos dentro da própria sociedade. Portanto, é preciso pensar seriamente sobre os processos formativos e a constituição da docência para a formação das novas gerações e os rumos da própria constituição do mundo humano comum e a necessidade de sua continuidade. A pesquisa evidenciou que a formação humana e a constituição da docência, com base na perspectiva teórica de Hannah Arendt, são um meio essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade, além de destacar para a necessidade de uma formação ampla e crítica, que permite aos recém-chegados o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma autônoma. Outrossim, destaca-se o papel crucial dos professores na promoção dessa formação, uma vez que fica evidente que a compreensão da importância da formação humana e da docência é fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, capaz de lidar de maneira responsável e consciente com os desafios e dilemas contemporâneos.por
dc.description.abstractThis dissertation stems from the need to understand the process of human formation and the indispensability of teaching for the education and potential widening of the comprehensive horizons of new generations. The research problem is: how can Hannah Arendt's thought influence human formation and the constitution of teaching in contemporary contexts of school education? The general objective is to analyze the importance of human formation and teaching in light of Hannah Arendt's vision, in order to understand the need for broad and critical formation and the role of teaching in shaping conscious citizens committed to society. The methodology consists of qualitative research (PRODANOV; FREITE, 2013) and literature review based on the works of Hannah Arendt (2020, 2022) and some commentators (ALMEIDA, 2011; CARVALHO, 2014, 2017; SCHÜTZ, 2017, 2020), in addition to a constant dialogue with the works of Paulo Freire (2021a) with the purpose of highlighting the importance of teaching in the development of critical thinking, political action, and the shaping of conscious citizens committed to building a fair and egalitarian society. The relevance of the dissertation lies in the fact that it addresses a fundamental and foundational question in the area of education and human formation. In this context, human formation and education is the relationship between teacher and student in the pursuit of forming critical, reflective, and autonomous individuals within their own society. Therefore, it is necessary to seriously think about formative processes and the constitution of teaching for the formation of new generations and the direction of the very constitution of the common human world and the need for its continuity. The research highlighted that human formation and the constitution of teaching, based on Hannah Arendt's theoretical perspective, are an essential means for shaping conscious citizens committed to society, in addition to highlighting the need for a broad and critical formation that allows newcomers to develop the ability to think autonomously. Moreover, the crucial role of teachers in promoting this formation is emphasized, as it becomes clear that understanding the importance of human formation and teaching is fundamental for building a more democratic society, capable of dealing responsibly and consciously with contemporary challenges and dilemmas.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josuel de Souza Ferreira (artes.souza@aluno.ufrb.edu.br) on 2024-02-23T02:45:44Z No. of bitstreams: 1 Josuel - Dissertação - IX.pdf: 506718 bytes, checksum: 5a92f1fd6eb916d07c6a8e4d3798d287 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-02-29T17:08:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Josuel - Dissertação - IX.pdf: 506718 bytes, checksum: 5a92f1fd6eb916d07c6a8e4d3798d287 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-29T17:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josuel - Dissertação - IX.pdf: 506718 bytes, checksum: 5a92f1fd6eb916d07c6a8e4d3798d287 (MD5) Previous issue date: 2013eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherLOGOS University International (UNILOGOS)por
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-graduação e Pesquisapor
dc.publisher.countryEstados unidospor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHannah Arendt. Formação Humana. Docência. Educação. Política.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação Humana e Constituição da Docência: A Crise na Educação à luz das reflexões de Hannah Arendtpor
dc.title.alternativeHuman Formation and the Constitution of Teaching: The Crisis in Education in Light of Hannah Arendt's Reflectionseng
dc.typemastherThesispor
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