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dc.contributor.authorParente, Paulo Henrique Nobre Parente-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1294327928645279por
dc.contributor.advisorPaulo, Edilson-
dc.date.accessioned2024-03-11T16:13:07Z-
dc.date.issued2019por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/559-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a influência da conexão política, no gerenciamento de percepções dos stakeholders, em companhias abertas brasileiras consideradas suspeitas de gerenciar resultados (não) contábeis para atingir e/ou superar o consenso dos analistas, reportar lucro próximo a zero ou manter desempenho de lucro de período anterior. Sendo assim, este estudo analisa o relacionamento do gerenciamento de percepções – através da divulgação de resultados pro forma, do gerenciamento de resultados por accruals (GRA) e do gerenciamento de resultados por decisões operacionais (GRR) – e a conexão política – via doações de campanha (CDOA), estrutura de governança (CGOV) e estrutura de propriedade (CPRO). A amostra é composta por 301 empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), no período entre 2010 e 2017, já que foram excluídas as empresas do setor financeiro e as empresas reguladas, totalizando 2.373 observações. Para a análise do gerenciamento de resultados, através dos resultados pro forma, foram usados os valores reportados de EBTIDA ajustado (EBAJU). Para a análise do gerenciamento de resultados por accruals, utilizou-se o modelo atualizado de Jones Modificado (DECHOW et al., 2012). Por sua vez, estimou-se o gerenciamento de resultados por decisões operacionais conforme o modelo de Roychowdhury (2006), através dos níveis anormais dos custos de produção (GRR_PRO), dos níveis anormais de despesas discricionárias (GRR_DIS) e dos níveis anormais de fluxo de caixa das operações (GRR_FCO). A análise envolveu o agrupamento dos dados em painel desbalanceado, aplicando testes para identificar os modelos de regressões mais adequados na relação entre o gerenciamento de percepções e a conexão política. Das hipóteses estabelecidas, os resultados sugerem que a conexão política gera impacto sobre o gerenciamento de resultados contábeis por accruals (H1a), por decisões operacionais (H1b) e na divulgação de resultados pro forma (H2). Além disso, os achados predizem que a hierarquia e as preferências da escolha de gerenciamento de percepções são distintas nas empresas politicamente conectadas e em relação às demais firmas (H3). Em geral, os resultados indicam, que, para atingir a previsão de lucro dos analistas, as empresas conectadas utilizam o gerenciamento através do EBAJU, do GRA e do GRR. Em contrapartida, há indícios do uso de gerenciamento através do EBAJU para manter o desempenho de lucro do período anterior. Ademais, os achados indicam que os gestores de empresas conectadas utilizam o EBAJU e o GRR, de forma complementar, para reportar lucros próximos a zero, possivelmente em função dos custos relacionados a cada estratégia. Os resultados da análise de sensibilidade indicam, em resumo, que: (i) a conexão política não exerce influência na divulgação agressiva de resultado pro forma; (ii) os (des)incentivos para a divulgação dos resultados pro forma se mostram distintos nas empresas conectadas e as demais; (iii) o efeito da governança do país reduz o efeito da conexão política no gerenciamento de percepções dos stakeholders; e (iv) os resultados da regressão de Heckman sugerem que as análises não apresentam viés de autosseleção.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the influence of political connection, in the management of stakeholders' perceptions, in Brazilian public companies considered suspicious of managing (non)accounting results in order to reach and/or exceed the consensus of analysts, to report near zero profit or to maintain. previous period profit performance. Thus, this investigation analyzes the relationship of perception management - through pro forma earnings release, earnings management by accruals (GR) and earnings management by operational decision (GRR) - and political connection - via campaign (CDOA), governance structure (CGOV) and ownership structure (CPRO). The sample is composed of 301 Brazilian companies listed on the Stock Exchange, Brazil, Balcão (B3) between 2010 and 2017, as financial sector companies and regulated ones were excluded, totaling 2,373 observations. For the earnings management analysis, by means of pro forma results, adjusted EBTIDA reported values (EBAJU) were used. For the analysis of the earnings management by accruals, the updated Modified Jones model (DECHOW et al., 2012) was used. In turn, it was estimated the earnings management by operational decisions according to Roychowdhury model (2006), through abnormal production cost levels (GRR_PRO), abnormal discretionary expense levels (GRR_DIS) and abnormal level of cash flow from operations (GRR_FCO). The analysis involved grouping the data in an unbalanced panel and applying tests to identify the most appropriate regression models in the relationship between perception management and political connection. Considering the established assumptions, the results suggest that the political connection impacts the management of accounting results by accruals (H1a), operational decisions (H1b) and pro forma earnings release (H2). In addition, the findings predict that the hierarchy and preferences of choice of perception management are distinct in politically connected companies and in relation to other firms (H3). In general, the results indicate that in order to achieve analysts' profit forecasts connected companies use management through EBAJU, GRA and GRR. By contrast, there is evidence of using management by means of EBAJU to maintain prior earnings performance. Also, the findings indicate that connected company managers use EBAJU and GRR, in a complementary manner, to report near zero profits, possibly due to the costs related to each strategy. The results of the sensitivity analysis indicate, in summary, that: (i) the political connection has no influence on aggressive pro forma earnings release; (ii) the (dis)incentives for release of pro forma earnings are distinct in the connected companies and in the others; (iii) the effect of country governance reduces the effect of political connection on managing stakeholder perceptions; and (iv) Heckman regression results suggest that the analyzes do not show self-selection biaseng
dc.description.provenanceSubmitted by Paulo Henrique Nobre Parente (paulo.parente@ufc.br) on 2024-03-10T18:53:32Z No. of bitstreams: 1 2019-tese-pauloparente.pdf: 1626602 bytes, checksum: 6bc7c86821e62a9e1fcc3ecf8fbf7fe5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-03-11T16:13:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019-tese-pauloparente.pdf: 1626602 bytes, checksum: 6bc7c86821e62a9e1fcc3ecf8fbf7fe5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T16:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019-tese-pauloparente.pdf: 1626602 bytes, checksum: 6bc7c86821e62a9e1fcc3ecf8fbf7fe5 (MD5) Previous issue date: 2019eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGerenciamento de percepçõespor
dc.subjectConexão políticapor
dc.subjectIncentivospor
dc.subjectResultados pro formapor
dc.subjectGerenciamento de resultados contábeispor
dc.subjectTrade-ofpor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleConexão política, incentivos e gerenciamento de percepções no Brasilpor
dc.typedoctoralThesispor
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