Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Clemente-
dc.date.accessioned2024-03-11T16:35:00Z-
dc.date.issued2019por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/564-
dc.description.resumoDurante investigação para escrita de nossa dissertação de mestrado, que teve como objeto de estudo as metodologias de ensino de artistas que também são professores, fez-se necessário definir um método de entrevista, a fim de acessar fontes orais. A construção dessas fontes se justificou em função da pouca bibliografia disponível sobre os artistas estudados e suas práticas em ensino de arte. Somado a isso, a possibilidade de coletar saberes diretamente desses sujeitos, e de outros que conviveram com eles, trouxe para a pesquisa as particularidades da oralidade, bem como de sua análise. O método escolhido por nós foi a História Oral, com destaque especial para as narrativas orais. Seguimos como orientação os conceitos desenvolvidos pelos professores, Alessandro Portelli e sua compreensão sobre História Oral como discurso e Jorge Larrosa Bondía, e sua abordagem sobre narrativa e identidade.por
dc.description.abstractDuring research to write our master's thesis, which had as its object of study the teaching methodologies of artists who are also teachers, it was necessary to define an interview method in order to access oral sources. The construction of these sources was justified due to the limited bibliography available on the artists studied and their practices in art teaching. Added to this, the possibility of collecting knowledge directly from these subjects, and from others who lived with them, brought to the research the particularities of orality, as well as its analysis. The method we chose was Oral History, with special emphasis on oral narratives. We followed as guidance the concepts developed by teachers, Alessandro Portelli and his understanding of Oral History as discourse and Jorge Larrosa Bondía, and his approach to narrative and identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Oliveira (gabriela.gabiarte@gmail.com) on 2024-03-04T21:01:27Z No. of bitstreams: 1 5 NARRATIVAS ORAIS CONFEB 2019.pdf: 433527 bytes, checksum: 28b8675309ccd6af02623fccc7fa1406 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-03-11T16:35:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 5 NARRATIVAS ORAIS CONFEB 2019.pdf: 433527 bytes, checksum: 28b8675309ccd6af02623fccc7fa1406 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T16:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5 NARRATIVAS ORAIS CONFEB 2019.pdf: 433527 bytes, checksum: 28b8675309ccd6af02623fccc7fa1406 (MD5) Previous issue date: 2019eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Minas Geraispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofCongresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlessandro Portellipor
dc.subjectJorge Larrosa Bondíapor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.subject.cnpqEnsino de Artepor
dc.titleNarrativas orais: história oral e pesquisa sobre ensino de artepor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.citation.issueXXIXpor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5 NARRATIVAS ORAIS CONFEB 2019.pdfDocumento principal423,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador