Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Gustavo S.-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5789898401831805por
dc.contributor.advisorComini, Graziella M.-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2121913529743968por
dc.date.accessioned2024-03-27T18:08:38Z-
dc.date.issued2014por
dc.identifier.citationGustavo Souza Alves. Avaliação de Impacto Social em Negócios Sociais em Educação: Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Graziella Maria Comini.por
dc.identifier.doiDOI 10.6084/m9.figshare.25448272por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/578-
dc.description.resumoA educação de qualidade é um desafio para todo o mundo: nenhum dos objetivos propostos pela UNESCO, em 1990, para melhorar o acesso à educação e promover a educação de qualidade será alcançado de forma global em 2015, ano traçado para o alcance dos objetivos. O Brasil enfrenta vários problemas na área da educação, entre eles o fato de menos de 20% da população adulta ter formação no ensino superior, embora a oferta de serviços para esse setor estar crescendo. De problemas da oferta de serviços públicos pelo governo, surgem iniciativas no terceiro setor, parcerias entre empresas consolidadas e organizações da sociedade civil, além de organizações específicas que procuram atuar na educação e em outras áreas da sociedade para suprir demandas que não são atendidas de forma suficiente ou eficiente pelo governo. São os chamados negócios sociais. Os empreendimentos que se propõem a gerar valor social além do valor econômico têm o importante desafio de mostrar a sustentabilidade financeira do seu negócio e a solidez do valor social que causam, tornando-se imprescindível que seus processos organizacionais sejam bem estruturados. Principalmente, a avaliação, que para este setor, além das perspectivas operacionais e financeiras, passa a atentar ao impacto social gerado. Para entender a avaliação dentro de um negócio social, o presente trabalho tem como objeto de estudo o Veduca, uma empresa de tecnologia e educação que visa democratizar o acesso à educação de qualidade no Brasil. Por meio do estudo de caso da empresa e de entrevistas com cinco funcionários, este trabalho aborda como é gerado o valor social a que a empresa se propõe, ou seja, a sua teoria de mudança, e como é realizada a avaliação e uso de indicadores dentro da empresa. O trabalho trouxe uma teoria de mudança adequada, cujo desafio atende a um problema real do seu contexto, com estratégias coerentes para execução, no entanto, com indicadores superficiais para a medição do impacto. Além disso, verificou-se um processo de avaliação em estágio ainda de construção, cujo principal desafio é a aplicação da informação dos indicadores nas decisões de negócio e na disseminação de uma cultura de avaliaçãopor
dc.description.abstractQuality education is a challenge for everyone: none of the objectives proposed by UNESCO in 1990 to improve access to education and promote quality education will be achieved globally by2015, year that was proposed as a deadline to achieve the goals. Brazil faces several problems in education. For example, less than 20% of the adult population has completed higher education, although the offer for those services is growing. Due to governamental problems that prevented the offer of public education services, several initiatives have arisen from the nonprofit sector, partnerships between big companies and civil society organizations as well as entrepreneurial initiatives, with a common goal: supplying the demand that is not attended sufficiently or efficiently by the government. They are the social business . Enterprises that aim to generate social value beyond the economic value face the challenge of being both sustainable financially and effective socially. It is essential that their business processes are well structured, especially the business evaluation. In addition to operational and financial indicators, there is a need to mind the social perspective. To understand evaluation within social businesses, this thesis studies the case of Veduca, an Educational and technology-based company, which aims at democratizing access to high quality education in Brazil. Methodology consists in company case study and interviews with founders and employees to understand how the social value proposed by the company is generated, specifically its theory of social change, and how the evaluation and use of indicators is carried out within the company. The results of this research show that Veduca has its proper theory of change, whose challenge meets a real problem of its context. Veduca has coherent strategies for implementation, however, the indicators for measuring impact are relatively superficial. In addition, there was an evaluation process in stage of building; the main challenges are the application of information taken from indicators’ measurement on business decisions and the dissemination of an evaluation culture within the company.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Alves (salvesgustavo22@hotmail.com) on 2024-03-25T00:20:07Z No. of bitstreams: 1 Gustavo Souza Alves.pdf: 1423184 bytes, checksum: c36c8c9305dedcdc44dea4c94a2a5214 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-03-27T18:08:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gustavo Souza Alves.pdf: 1423184 bytes, checksum: c36c8c9305dedcdc44dea4c94a2a5214 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-27T18:08:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Souza Alves.pdf: 1423184 bytes, checksum: c36c8c9305dedcdc44dea4c94a2a5214 (MD5) Previous issue date: 2014eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFEA USPpor
dc.publisher.departmentUniversidade de São Paulopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectNegócios de Impacto Socialpor
dc.subjectAvaliação de Impacto Socialpor
dc.subjectBusiness Administrationpor
dc.subjectSocial Impact Businesspor
dc.subjectSocial Impact Assessmentpor
dc.subjectAvaliação de Desempenho Organizacionalpor
dc.subjectBusiness Performance Evaluationpor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.subject.cnpqNegócios de Impacto Socialpor
dc.titleAvaliação de impacto social em negócios sociais em educação: estudo de casopor
dc.title.alternativeSocial impact assessment in social businesses in education: a case studyeng
dc.typebachelorThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Souza Alves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador