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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/583
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Terras de santo, terras de herdeiro e terras de preto: territorialidade negra e arqueologia nas comunidades quilombolas de Araçatiba, Jacarandá e Mucambo (ES) |
Título(s) alternativo(s): | Lands of santo, lands of herdeiro and lands of black: black territoriality and archeology in the quilombola communities of Araçatiba, Jacarandá and Mucambo (ES) |
Autor: | Vertelo, Marcos Aurélio dos Santos |
Orientador: | Amaral, Alencar de Miranda |
Primeiro coorientador: | Costa, Henrique Antônio Valadares |
Resumo: | Esta pesquisa foi o desdobramento de um projeto realizado desde o ano de 2011, junto à comunidade quilombola de Araçatiba, Viana, no Espírito Santo. Ao longo das pesquisas, os documentos levantados e os trabalhos de campo apontaram para uma significativa presença da cultura material oriunda dos séculos XVIII, XIX e início do XX. No século XIX, Araçatiba chegou a ser considerada uma das maiores fazendas do litoral brasileiro. Esta propriedade se destacou como uma das maiores unidades escravistas em terras capixabas. Em seu território, entre o final do século XIX e início do século XX, desenvolveram-se três comunidades quilombolas. Nesse sentido, esta pesquisa pretendeu analisar, por meio dos dados históricos, arqueológicos e etnográficos o processo de formação das comunidades quilombolas de Araçatiba, Jacarandá e Mucambo. Esta análise foi norteada pela arqueologia histórica, em especial na temática da arqueologia da diáspora africana. Buscando compreender a relação entre os chamados espaços de autonomia escrava, com a formação de uma territorialidade negra local. Estas comunidades são originárias das chamadas “terras de uso comum”, como as terras de santo, terras de herdeiro e terras de preto. O aporte metodológico teve como base a prosopografia, a arqueologia da paisagem e a etnografia. A primeira fez-se necessária devido à escassez de documentos que apresentem a constituição e o cotidiano da vida das comunidades escravizadas neste território, entre os séculos XVIII e XIX. Já a segunda, teve por finalidade entender se é possível identificar na construção da paisagem social destas comunidades, uma relação com os espaços de autonomia escrava, elaborados entre cativos, libertos, livres e senhores, ainda dentro da rígida estrutura escravista. Por fim, a etnografia ajuda a compreender qual é a relação, na atualidade, dessas três comunidades quilombolas com paisagem e o patrimônio arqueológico constituído neste território, entre os séculos XVIII, XIX e início do século XX. |
Abstract: | This research was the result of a project carried out since 2011, with the quilombola community of Araçatiba, Viana, in Espírito Santo. Throughout the research, the documents raised and the field work pointed to a sugnificant presence of material culture from the 18th, 19th and early 20th centuries. In the 19th century, Araçatiba came to be considered one of the largest farms on the Brazilian coast. This property stood out as one of the largest slave units in Espírito Santo lands. In its territory, between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, three quilombola communities developed. In this sense, this research intended to analyze, through historical, archaeological and ethnographic data, the process of formation of the quilombola communities os Araçatiba, Jacarandá and Mucambo. This analysis was guised by historical archeology, especially in the theme of archeology of the African diaspora. Seeking to understand the relationship between the so-called spaces of slave autonomy, with the formation of a local black territoriality. These communities originate from the so-called “common use lands”, such as terra de santo, terra de heir and terra de preto. The methodological contribution was based on prosopography, landscape archeology and ethnography. The first was necessary due to the scarcity of documents that present the constitution and daily life of enslaved communities in this territory, between the 18th and 19 th centuries. The second aimed to understand whether it is possible to identify in the construction of the social landscape of these communities, a relationship with spaces of slave autonomy, elaborated between captives, freedmen, free and masters, still within the rigid structure of slavery. Finally, the ethnography helps to understand what is the current relationship between these three quilombola communities with the landscape and the archaeological heritage constituted in this territory, between the 18th, 19th and early 20th centuries. |
Palavras-chave: | Arqueologia da diáspora africana. Espaços de autonomia escrava. Comunidades quilombolas da antiga fazenda Araçatiba – ES. Archeology of the African Diaspora. Slave autonomy spaces. Quilombola communities of the former Araçatiba farm – ES. |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Vale do São Francisco |
Departamento: | Universidade Federal do Vale do São Francisco |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arqueologia |
Citação: | VERTELO, M. A. dos S. 2023. Terra de santo, terras de herdeiro e terras de preto: territorialidade negra e arqueologia nas comunidades quilombolas de Araçatiba, Jacarandá e Mucambo (ES). Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, São Raimundo Nonato. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/583 |
Data de publicação: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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