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dc.contributor.authorReis, Domingos Aparecido dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1334111273034058por
dc.contributor.advisorCarbonari, Maria Elisa-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8258388380827334por
dc.contributor.referees1Carbonari, Maria Elisa Ehrhardt-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258388380827334por
dc.contributor.referees2Monteiro, Regina-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6365809642597635por
dc.contributor.referees3Quinelato, Eliane-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606454342348702por
dc.date.accessioned2024-06-12T17:47:57Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/622-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da WebQuest no processo da autorregulação da aprendizagem presente nos espaços escolares, contribuindo tanto para uma aprendizagem significativa quanto para o protagonismo dos estudantes. A metodologia utilizada pautou-se numa Pesquisa Bibliográfica, realizada a partir de livros, periódicos, dissertações e teses de diferentes autores. Nossa pesquisa está subdividida em três partes. Na primeira, contextualizamos a WebQuest e a autorregulação da aprendizagem à partir da perspectiva do psicólogo Albert Bandura. Segunda, tratamos da utilização da metodologia WebQuest no âmbito escolar e bem como do papel do professor mediador neste contexto. Na última, refletimos sobre a autorregulação da aprendizagem e suas contribuições como agente ativo e consciente da aprendizagem Ao longo da explanação apresentamos não só os avanços tecnológicos mas também a Teoria Social Cognitiva (TSC) – ambos auxiliam das práticas pedagógicas em sala de aula, por intermédio das interações aluno-professor e professor-aluno. Essas interações têm com intuito de construir em sala de aula, os vários saberes com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Estas levam os discentes a um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, dinâmico e interativo, forma de contribuir para com uma construção crítica e reflexiva de uma aprendizagem significativa. Os resultados da presente pesquisa apontaram um grau elevado de autoeficácia no desenvolvimento de artigos de divulgação científica, redigidos pelos próprios alunos, baseados na TSC e pautados nas TDICs.por
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the contributions of the WebQuest in the process of self-regulation of learning present in school spaces, contributing both to a meaningful learning and to the protagonism of students. The methodology used was based on a Bibliographical Research, carried out from books, periodicals, dissertations and thesis by different authors. Our research is divided into three parts. First, we contextualize the WebQuest and the self-regulation of learning from the perspective of the psychologist Albert Bandura. Second, we deal with the use of the WebQuest methodology in the school environment and the role of the mediating teacher in this context. In the last part, we reflect on self-regulated learning and its contributions as an active and conscious agent of learning. Throughout the explanation we present not only the technological advances but also the Social Cognitive Theory (SCT) - both help in the pedagogical practices in the classroom, through student-teacher and teacher-student interactions. These interactions are intended to build in the classroom, the various knowledge with the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs). These take the students to a more efficient, dynamic, and interactive teaching-learning process, a way to contribute to a critical and reflective construction of a meaningful learning. The results of this research indicated a high degree of self-efficacy in the development of articles of scientific dissemination, written by the students themselves, based on the SCT and guided by the ICTs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Domingos Reis (domingos.professor2020@gmail.com) on 2024-05-13T18:49:57Z No. of bitstreams: 3 TCF_DOMINGOS - Versão Revisada.pdf: 4394701 bytes, checksum: 1652fd0565ffeaabecb357c3735dfca9 (MD5) Ata de Defesa - Domingos Aparecido dos Reis - Must University.pdf: 271600 bytes, checksum: 5edaa6164ac8a97ff545ea18d98b41b3 (MD5) Certificado de Conclusão - DOMINGOS APARECIDO DOS REIS.pdf: 149783 bytes, checksum: 4323f3efe992d8b7514b51cc3255b3ba (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-06-12T17:47:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCF_DOMINGOS - Versão Revisada.pdf: 4394701 bytes, checksum: 1652fd0565ffeaabecb357c3735dfca9 (MD5) Ata de Defesa - Domingos Aparecido dos Reis - Must University.pdf: 271600 bytes, checksum: 5edaa6164ac8a97ff545ea18d98b41b3 (MD5) Certificado de Conclusão - DOMINGOS APARECIDO DOS REIS.pdf: 149783 bytes, checksum: 4323f3efe992d8b7514b51cc3255b3ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T17:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCF_DOMINGOS - Versão Revisada.pdf: 4394701 bytes, checksum: 1652fd0565ffeaabecb357c3735dfca9 (MD5) Ata de Defesa - Domingos Aparecido dos Reis - Must University.pdf: 271600 bytes, checksum: 5edaa6164ac8a97ff545ea18d98b41b3 (MD5) Certificado de Conclusão - DOMINGOS APARECIDO DOS REIS.pdf: 149783 bytes, checksum: 4323f3efe992d8b7514b51cc3255b3ba (MD5) Previous issue date: 2023eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherMust Universitypor
dc.publisher.departmentMust Universitypor
dc.publisher.countryEstados unidospor
dc.publisher.programMaster of Science in Emergent Technologies in Educationpor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutorregulaçãopor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectTecnologias Emergentespor
dc.subjectTDICspor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectSelf-regulationeng
dc.subjectSelf-efficacyeng
dc.subjectEmerging Technologieseng
dc.subjectTDICseng
dc.subjectWebQuesteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA Autorregulação da Aprendizagem o Processo Avaliativo por Intermédio da Webquestpor
dc.typeDissertaçãopor
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