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dc.contributor.authorAraújo, Alex Pereira de-
dc.date.accessioned2024-06-14T20:27:38Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.doiISSNpor
dc.identifier.issn2176-5782por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/629-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que considerava político o ato de educar (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). É com base nesta perspectiva que a BNCC será abordada, mas sob o aporte teórico da análise pragmática do discurso, tributária da análise discursivo-desconstrutiva (cf. ARAÚJO, 2020).por
dc.description.abstractThis work presents some considerations regarding the National Common Curricular Base (BNCC), regarding issues linked to the teaching of the Portuguese language in Brazil, territoriality and racial belonging, historical processes, that involve, in the field of education, teacher training and the construction of citizenship of schoolboys and schoolgirls in these times of reaffirmation of the democratic State of right and the decolonial wave. Therefore, it is a political approach in terms of the thought of Paulo Freire, patron of Brazilian education who considered the act of educating political (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). It is based on this perspective that the BNCC will be approached and under the theoretical contribution of pragmatic discourse analysis, based on discursive-deconstructive analysis (cf. ARAÚJO, 2020).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Pereira de Araújo (alex.scac@hotmail.com) on 2024-06-12T20:05:01Z No. of bitstreams: 1 BNCC e o ensino de Português.2024.tabuleiro de letras..pdf: 6585402 bytes, checksum: 4cb0d65a0a06c36fa22c7f28239b5f4c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-06-14T20:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BNCC e o ensino de Português.2024.tabuleiro de letras..pdf: 6585402 bytes, checksum: 4cb0d65a0a06c36fa22c7f28239b5f4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-14T20:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BNCC e o ensino de Português.2024.tabuleiro de letras..pdf: 6585402 bytes, checksum: 4cb0d65a0a06c36fa22c7f28239b5f4c (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Tabuleiro de Letraspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectEnsino de línguapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectCurriculumseng
dc.subjectLanguage teachingeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqEnsino de Portuguêspor
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapor
dc.titleBNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?por
dc.title.alternativeBNCC and the teaching of Portuguese: a curricular norm for the language [in the face of Pretuguês] or the language [of the speakers] under the force of law?eng
dc.typeArtigopor
dc.citation.spage11por
dc.citation.epage28por
dc.citation.issue1por
dc.citation.volume18por
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