Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/641
Tipo do documento: doctoralThesis
Título: Gestão sustentável de empresa familiar: um estudo de caso focalizando o ecoturismo indígena a ser gerenciado pelo povo Paiter Suruí, na região de Cacoal, Estado de Rondônia
Autor: São Pedro Filho, Flávio de 
Orientador: Escher, Mónica
Primeiro membro da banca: Godoy, César
Segundo membro da banca: Duarte, Sergio
Terceiro membro da banca: Fogel, Ramón
Quarto membro da banca: Penay, Bruno
Resumo: A integração indígena à civilização brasileira continua um paradoxo crítico, com soluções adiadas, enquanto as vítimas continuam sendo os excluídos. Reduzido a condição de incapaz, o indígena brasileiro está subjugado ao Estatuto de Índio, um instrumento normativo gerado na época da ditadura militar que assolou o Brasil. Esta norma de controle sobre os indivíduos há muito deveria estar banida do país, pois a retenção de populações em espaços denominados de Reserva Indígena, além de remeter aos conceitos de campos de concentração nazifascistas, depõe contra a essência dos Direitos Humanos, senão considere a miséria a que está reduzido o índio. Este quadro enseja a busca pela realidade do povo Paiter Suruí, como referência, em uma investigação voltada para a inclusão por meio do ecoturismo. Esta comunidade dos excluídos também perde a capilaridade da riqueza presente, pois o seu território se degrada pelas queimadas ou pela química da agricultura vizinha. E a Ciência da Gestão de Empresa poderá oferecer subsídios para reverter o absurdo, enquanto focaliza benefícios substantivos. É considerada a multidisciplinaridade envolvendo o etnodesenvolvimento e a Teoria do Ecodesenvolvimento, aplicando o Método do Estudo de Caso. A perspectiva é subsidiar um cenário para a exploração do ecoturismo indígena na Reserva Sete de Setembro, através de uma Empresa Familiar Indígena, gerenciada pelas lideranças tradicionais. O empreendimento terá como produto o patrimônio imaterial indígena e a beleza cênica de suas terras, associados às técnicas de gestão. O talento guerreiro dos Paiterey o fará ressurgir, diante da sociedade que os marginaliza na Amazônia Ocidental. Se forem decididos pela praticidade, os efeitos substantívos previstos ensejarão a promoção socioeconômica, com geração de renda própria e integração sustentável em uma modelagem inédita no Brasil.
Abstract: La integración del indigena a la civilización brasileña continúa una paradoja crítica, con soluciones pospuestas, mientras que las víctimas continúan siendo los excluidos. Reducido a la condición de incapaz, el indigena brasileño se considera parte del estatuto del indio, un instrumento normativo generado a la hora de la dictadura militar que a devastado Brasil. Esta norma del control en los individuos debe ser eliminada del país, porque la retención de poblaciones en los espacios señalados como reserva indigena, además de recordar el concepto una clase de campo de concentración de los nazifascistas, se presenta contra la esencia de los derechos humanos, no haciendo caso del estado espantoso que han reducido al indigena. Este cuadro intenta revelar la realidad de la gente Paiter Suruí como referencia. Con este trabajo se busca la inclusión social atraves de la industria del ecoturismo como se proyecta en esta investigacion. La investigación fue realizada con una exploración del turismo ecológico indigena en Reserva Sete de Setembro, como una Empresa Familiar, manejada por los líderes tradicionales. La empresa apuntó aprovecharse del patrimonio inmaterial indigena, una belleza escénica de sus tierras, juntada con técnicas directivas en modelage inedita en Brasil.
Palavras-chave: Administração, Ecoturismo Indígena, Empresa Familiar, Etnodesenvolvimento, Gestão
Área(s) do conhecimento: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidad Autónoma de Asunción
Departamento: Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales
Programa: Doctorado en Gestión de Empresa
Citação: SÃO PEDRO FILHO, Flávio. Gestão sustentável de empresa familiar: um estudo de caso focalizando o ecoturismo indígena a ser gerenciado pelo povo Paiter Suruí, na região de Cacoal, Estado de Rondônia. 2009. Tese (Doctorado en Gestión de Empresa) - Universidad Autónoma de Asunción, Asunción, Paraguay, 2009. 316 p.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/641
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:Sul

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Flavio de São Pedro Filho.pdfTese completa - Flávio de São Pedro Filho16,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador