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dc.contributor.authorAntunes, Jéssica Maís-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1883892156062924por
dc.contributor.advisorMartins, Rosemari Lorenz-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4951548133959060por
dc.contributor.advisor-co1Kunz, Marinês Andréa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023392978446829por
dc.contributor.referees1Konrath, Raquel Dilly-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645572555125962por
dc.contributor.referees2Conte, Daniel-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1006151597195479por
dc.date.accessioned2024-08-21T16:47:17Z-
dc.date.issued2020por
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dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/646-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema o desenvolvimento da linguagem de crianças de 3 e 4 anos de uma escola de Educação Infantil do município de Campo Bom/RS, através de uma proposta pedagógica voltada para o trabalho com literatura infantil, tendo como objetivo verificar em que medida atividades com literatura podem contribuir para o letramento emergente dessas crianças. Para o desenvolvimento do trabalho, foi criado e aplicado um roteiro de leitura. Além disso, foram realizados também outros momentos de leitura e narração de histórias para os alunos e pelos alunos. Antes de desenvolver o projeto, foi aplicada aos participantes da pesquisa a escala de letramento emergente, com o intuito de descobrir quais os conhecimentos que já tinham sobre o mundo letrado. Após a aplicação do projeto, os alunos foram avaliados com o intuito de verificar novamente seu desempenho com relação aos componentes da escala de letramento emergente. A análise dos resultados mostrou que os alunos desenvolveram suas habilidades de linguagem oral, ampliaram seus vocabulários, melhoraram suas construções narrativas, passaram a demonstrar maior interesse por atividades de leitura, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the development of the language of children of 3 and 4 years of a school of Early Childhood Education in the city of Campo Bom/ RS, through a pedagogical proposal focused on the work with children's literature, with the objective of verifying to what extent literary activities contribute to the emergent literacy of these children, through the creation and application of a reading script and participation in other moments of reading and storytelling by students. First, the emerging literacy scale was applied to the research participants, in order to discover what knowledge they already had about the literate world. Finally, it was analyzed whether the activities made the students evolve in relation to the components of the scale. At the end of the research, the students demonstrated that they had more consolidated oral language skills, expanded their vocabularies, improved their narrative constructions, showed great interest in literary proposals, went from listeners to storytellers and acquired knowledge about the world of writing.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Feevalepor
dc.publisher.departmentUniversidade Feevalepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Letraspor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLetramento emergentepor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectEmergent literacyeng
dc.subject.cnpqEnsino de Língua e Literaturapor
dc.titleChildren's Literature: building pedagogical practices for language developmentpor
dc.typemastherThesispor
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