Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Márcia Regina Santos do | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5084845681782510 | por |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Jaqueline | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T19:17:29Z | - |
dc.date.issued | 2022 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/656 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo, levar a reflexão e contribuição e quem sabe o interesse de outros a estudos mais aprofundados da importância da ciência ABA – analise do comportamento aplicado, no desenvolvimento da criança autista. Trago um modelo de planejamento terapêutico individua e um relato de atividades aplicadas baseada em ABA naturalista, no modelo Denver onde algumas áreas foram estimuladas. Apesar dos treinos serem aplicados de forma naturalista é importante frisar que para uma abordagem estruturada com a organização dos dados para geração dos gráficos ao final de cada prazo (seja curto, médio ou longo prazo) estipulado para que a criança alcance o aprendizado no determinado treino é preciso seguir a rotina de anotações dos mesmos, até que atinjam a base de porcentagem planejada no período de avaliação. Para mantermos o sigilo do paciente em questão, chamamo-lo de menino. Palavras - chave: comportamento, funcionalidade e treinos. | por |
dc.description.abstract | This article aims to lead reflection and contribution and perhaps the interest of others to further studies of the importance of ABA science - applied behavior analysis, in the development of the autistic child. I bring a report of applied activities based on naturalistic ABA, in the Denver model where some areas were stimulated. Although the trainings are applied in a naturalistic way, it is important to emphasize that for a structured approach with the organization of data for the generation of graphs at the end of each term (whether short, medium or long term) stipulated for the child to reach the learning in a given training it is necessary to follow their annotation routine, until they reach the percentage base planned in the evaluation period. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by MÁRCIA NASCIMENTO (psicopedagogaclinmarcia@gmail.com) on 2024-07-22T16:52:39Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-09-04T19:17:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-04T19:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) Previous issue date: 2022 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdade Faceminas | por |
dc.publisher.department | Fundação Unificada Campograndense FEUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation | Avaliaçao e aplicação em um paciente. Estudo de caso. | por |
dc.relation.references | Analise do comportamento aplicado ao transtorno do espectro autista, Ana Carolina Sella, Daniela Mendonça Ribeiro (Organizadoras); -1. ed.-Curitiba:Appris,2018. 323p.:27cm(PSI) PINHEIRO, Fabio , 2013; Manual de estratégia para dificuldade de aprendizagem. ED.Fundep. AUTISMO.http://vencerautismo.org/2019/02/terapia-lego-criancas-autismo/ acessado em 16 novembro,2019. TREINOS.http://carolnazarbabies.com.br/desfralde-parte-1/ acessado em 16 novembro,2019. ATIIVDADES.https://saberpsic.com.br/pra-voce/e-books/ acessado em 16 novembro,2019. Lúria, A.R (1973). Neuropsychology of memory.Moscouw: Pedagógica Publishing House. ALFABETIZAÇÃO.https://www.scielo.br/j/pcp/a/RYLJ5RLYYncbcGs5fgkTtSL/ (acessado em 26 Jun,2022. V.E CABALLO, Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais Capa comum – 1 janeiro 2003, Edição Português. CAMILA GRACIELLA SANTOS GOMES e ANALICE DUTRA SILVEIRA, Ensino de habilidades básicas para pessoas com autism,Ed.Appris.2016. Revista Leitura e Conhecimento especial – ano 1. Nº1 - 2018 AUTISMO.https://www.abpmc.org.br,acessado em 26,Jun,2022. DENVER,https://institutosingular.org/modelo-denver/ acessado em 26,Jun,2022. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comportamento | por |
dc.subject | Funcionalidade | por |
dc.subject | Treinos | por |
dc.subject.cnpq | Programa Ensino Integral | por |
dc.title | Exemplo de um plano terapêutico individual: uma amostra da avaliação de um paciente autista | por |
dc.title.alternative | Example of an individual therapeutic plan: a sample assessment of an autistic patient | eng |
dc.type | bachelorThesis | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO POS ABA.pdf | 348,92 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador