Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Márcia Regina Santos do | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5084845681782510 | por |
dc.contributor.advisor | Vieira, Sheila | - |
dc.contributor.advisorLattes | https://www.escavador.com/sobre/8295837/sheila-venancia-da-silva-vieira | por |
dc.contributor.referees1 | Vieira, Sheila | - |
dc.contributor.referees1Lattes | https://www.escavador.com/sobre/8295837/sheila-venancia-da-silva-vieira | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T19:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657 | - |
dc.description.resumo | Resumo: Este artigo tem como objetivo, levar a reflexão e quem sabe o interesse de outros a estudos mais aprofundados da importância de incluir nos livros didáticos desde o ensino fundamental, os principais símbolos de acessibilidades usados no Brasil. Com o intuito de levar a criança a conhecer desde o inicio as limitações do colega, mas mostrando que há a opção do mesmo ser incluído e fazer parte contexto de aprendizagem sem o olhar excludente. Assim como se aprende os sinais de transito e ao vê-lo nas ruas são logo identificados naturalmente. O mesmo poderá ocorrer também com os símbolos de acessibilidades. Entretanto para que tal desenvolvimento natural de orientação e mobilidade, ocorra na sociedade, entende-se que o melhor caminho é o aprendizado inicial , tendo como aliado os livros didáticos . | por |
dc.description.abstract | Abstract / Resumen: Este artículo pretende hacer reflexionar y quizás el interés de otros para estudiar más a fondo la importancia de incluir en los libros de texto desde la escuela primaria, los principales símbolos de accesibilidad utilizados en Brasil. Para hacer que el niño conozca desde el principio las limitaciones del compañero, pero que demuestre que existe la opción de ser incluido y formar parte del contexto de aprendizaje sin el aspecto excluyente. Al igual que uno aprende las señales de tráfico y al verlo en las calles, se identifica de forma natural. Lo mismo puede ocurrir con los símbolos de accesibilidad. Sin embargo, para que tal desarrollo natural de orientación y movilidad ocurra en la sociedad, se entiende que la mejor manera es el aprendizaje inicial, teniendo como aliados los libros de texto. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by MÁRCIA NASCIMENTO (psicopedagogaclinmarcia@gmail.com) on 2024-07-22T16:27:58Z No. of bitstreams: 2 Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdf: 898872 bytes, checksum: 3d129dbf4be0ea5494657022cb7bf61c (MD5) ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-09-04T19:36:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdf: 898872 bytes, checksum: 3d129dbf4be0ea5494657022cb7bf61c (MD5) ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-04T19:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdf: 898872 bytes, checksum: 3d129dbf4be0ea5494657022cb7bf61c (MD5) ARTIGO POS ABA.pdf: 357290 bytes, checksum: 1ad657d1f6a5a15546916cd5e4b21a5a (MD5) Previous issue date: 2019 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) | por |
dc.publisher.department | Fundação Unificada Campograndense FEUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation.references | http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2000/edicao-16-agosto/Nossos_Meios_RBC_RevAgo2000_RELATO.pdf http://portal.mec.gov.br/par/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12666-orientacao-e-mobilidade-conhecimentos-basicos-para-a-inclusao-da-pessoa-com-deficiencia-visual http://falandoemandandobraza1.blogspot.com/2010/04/o-artigo-5-da-constituicao-federal.html BARRAGA, N.C. Utilização da visão residual por adultos com graves deficiências visuais. In: ASSEMBLÉIA MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS. São Paulo, 1997._Increased visual behavior in low vision children. New York: American Foundation for the Blind, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Formação de Professor: orientação e mobilidade. Brasília: SEESP/MEC, 2002. BLASCH, B.; WELSH, R.; DAVIDSON, T. Auditory maps: in orientation for visually handicapped persons. The new outlook for the Blind. v.67, n.6, p.145-158, 1993. BUENO, G.A. Formação de conceitos na cegueira de nascença. Revista Lente, São Paulo. V.17, n.47, p.20-29, 1976. COLL, C; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Necessidades Educativas Especiais e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. CRATTY, B. Inteligência pelo movimento. Rio de Janeiro: DIFEL, 1975. SAMS, TA. The body image of Blind Children. New York: American Foundation for the Blind. Research Bulletin, n.17, Jul. 1983. DE MASI, I., Fatores que influem na baixa absorção no mercado de trabalho. Dissertação de Mestrado, Universidade Mackenzie, São Paulo, 1996. ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998. FANJUL, A .S.R., Orientación y movilidade en personas ciegas, Dirección General de Educación Especial, México, D.F, 1983. FAYE, E.; BARRAGA, N.C. The low vision patient. Grune e Stratton, 1985. FRAIBERG, S. Niños ciegos. Madri: Imprenta Fareso. 1989. GARCIA, N. Programas de Orientação e Mobilidade no processo de educação da criança portadora de cegueira. Tese de doutorado, FEUSP/SP, 2001. GREGORY, R.L. Olho e Cérebro: psicologia da visão. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. HAPEMAN, L. Developmental concepts of blind children between the ages of three and six as they relate to orientation and mobility. International Journal for the education of the Blind. v. 27, n.3, 1996. HARLEY, R.K. Verbalism among blind children. New York: American Foundation for the Blind. (Reach Series, 10), 1994. HILL, E. W.; PONDER, P.T. Orientation and Mobility: a guide for the practitioner. New York: American Foundation for the Blind, 1986. The formation of concepts involved in body position in space. Education of the visually handicapped. 1997. p.2.The formation of concepts involved in body position in space. Education of the Visually Handicapped. v. 12, n.2, 1970. HUSLAN, A.; PECK, M. Mobility and concept development for blind children. Low Vision Abstracts, v.4, n.3, 1994. HUERTAS, J. A.; OCHAITA, E. Diferentes procedimientos de externalización de la representación espacial: un estudio evolutivo con niños ciegos. Estudios de Psicologia, 1992. KIRK, S.A.; GALLACHER, J.J. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Orientation and mobility techniques. New York: David McKay Company, 1980. LE BOULCH, J. Educação psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. O desenvolvimento psicomotor desde o nascimento até os seis anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982. LORA,T.D.P. O professor especializado no ensino de deficientes visuais: um estudo centrado em seus papéis e competências, Tese de Doutorado, FEUSP/SP, 2000. LOWENFELD, B. Our blind children, growing and learning with them. Springfield: Charles C. Thomas Publisher. 1977. The visually handicapped child in school. New York: The John Day Company. 1978 MACHADO, E.V. O vídeo como mediador da comunicação escolar. Tese de Doutorado, FEUSP/SP, 2001. MELO, H.F.R. Deficiência Visual- Lições Práticas de Orientação e Mobilidade. Ed.UNICAMP/ SP, 1991. PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Lisboa: 1983. PATHAS, J. Vision a component of locomotion. Physiotherapy. October, 1992. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. O deficiente visual na classe comum. São Paulo, SE/CENP, 1993. SCHEFFER, W. Orientation and Mobility - Special Education. San Francisco State University, 1995. SUTERKO, S. Practical problems of orientation and mobility. Social Rehabilitations Services for the Blind. Charles C. Thomas Publisher, 1973. VAYER, P. El diálogo corporal. Barcelona: Editorial Médico Científico, 1996. VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia - ensaio psicologico. España: Akal editor, 1982. Apud MORENZA, L. Mesa redonda pedagogia 1999. Textes de base en psychologie. Paris: Delachaux & Niestlé S. A., 1985. História del desarollo de las funciones psíquicas superiores. Havana: Editorial Científico Técnica, 1987. LURIA, LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5- ed. São Paulo: ícone, 1998. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995. WARREN, D.H. Blindness and early childhood development. New York: American Foundation for the Blind, 1984. WEISHALN, R. Orientation and mobility in the blind children. New York: Englewood Cliffs, 1990. WELSH, R.L.; BLASCH, B.B. Foundations of orientation and mobility. New York: American Foundation for the Blind, 1980. WHITEMAN, M.; LUKOFF, I. A factoral study of sighted peoples attitudes toward blindness. Journal of Social Psychology. n.64, p.339-353, 1982. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008 acessado em 15/12/2018 BRASIL.2015. Lei 13.146, 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, Presidência da Republica Casa Civil, 31p. Matematica / Ênio Silveira, Cláudio Marques.-4.ed- São Paulo : Moderna, 2015 Buriti: geografia/organizador Editora Moderna;obra coletiva concebida,desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.¨_4.ed_São Paulo: Moderna,2017. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Orientação & mobilidade | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject.cnpq | Educação e Mobilidade | por |
dc.title | Pessoas com deficiência e representação social: um olhar sobre os livros didáticos | por |
dc.type | bachelorThesis | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdf | Documento principal | 877,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador