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dc.contributor.authorJesus, Cleiton Ribeiro de-
dc.contributor.authorHoma, Agostinho Iaqchan Ryokiti-
dc.date.accessioned2024-10-14T19:13:30Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.issn2595-0967por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/671-
dc.description.resumoSão apresentadas a proposta e os resultados da pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e o objetivo geral foi investigar as contribuições que a atividade de produção de animações didáticas, histórias e cartoons digitais, sob as características da metodologia ativa da sala de aula invertida, trazem para a aprendizagem da Probabilidade no 9º ano do Ensino Fundamental. Considerou-se que o processo de aprendizagem pela produção de animações didáticas, histórias em quadrinhos, denominados como cartoons digitais, seria uma abordagem metodológica capaz de proporcionar uma situação didática na qual os alunos seriam protagonistas da sua aprendizagem, pois eles necessitariam se apropriar dos conceitos da temática proposta, para produzirem uma narrativa que apresentasse um problema e sua solução na forma de uma mídia digital. Os resultados apontam que a produção das cartoons digitais é um recurso para a Educação Matemática, contribuindo com o despertar do interesse pelo estudo para o desenvolvimento da atividade. Constatou-se que os alunos pesquisaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre Probabilidade ao estudarem para a criação dos seus cartoons digitais. Observou-se que a atividade proposta pode ser considerada como uma metodologia ativa se caracterizando como uma sala de aula invertida na qual os alunos se tornassem protagonistas da sua aprendizagem, pois pesquisaram a temática de forma autônoma, estudaram diversos problemas de contagem e probabilidade adaptando-os à sua linguagem. O professor atuou como mediador, validando os problemas propostos bem como a sua resolução. Os trabalhos apresentados pelos grupos foram discutidos em sala de aula trazendo uma diversidade de situações problema favorecendo o processo de aprendizagem do objeto de conhecimento de Probabilidade.por
dc.description.abstractThe proposal and results of the qualitative research, of the case study type, are presented, and the general objective was to investigate the contributions that the activity of producing didactic animations, stories and digital cartoons, under the characteristics of the active classroom methodology. flipped class, bring to the learning of Probability in the 9th year of Elementary School. It was considered that the learning process through the creation of didactic animations and comic books, referred to as digital cartoons, would represent a methodological approach. This approach would create a didactic situation in which students would play a central role in their own learning, because they would need to appropriate the concepts of the proposed theme, to produce a narrative that presented a problem and its solution in the form of a digital media. The results indicate that producing digital cartoons serves as a valuable resource in Mathematics Education, fostering interest in the subject and promoting activity development. It was observed that students conducted research and enhanced their understanding of Probability while working on their digital cartoons. The proposed activity can be categorized as an active methodology, embodying the principles of an inverted classroom, where students take on a central role in their learning, because they researched the theme autonomously, studied several problems of counting and probability adapting them to their language. The teacher acted as mediator, validating the proposed problems as well as their resolution. The works presented by the groups were discussed in the classroom bringing a diversity of problem situations that enhanced the learning process of the subject of Probability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleiton Ribeiro de Jesus (cleitonribeiro.matematica@gmail.com) on 2024-09-10T14:12:11Z No. of bitstreams: 1 A Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitais.pdf: 981891 bytes, checksum: 6fa204dfdd16d5612b8d66f390aa74ad (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-10-14T19:13:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitais.pdf: 981891 bytes, checksum: 6fa204dfdd16d5612b8d66f390aa74ad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T19:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitais.pdf: 981891 bytes, checksum: 6fa204dfdd16d5612b8d66f390aa74ad (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasilpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista de Educação Matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectFlipped Classroomeng
dc.subjectProbabilityeng
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.subject.cnpqEducação Matemáticapor
dc.titleA Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitaispor
dc.title.alternativeProbability Learning in the 9th Grade of Elementary School Through the Production of Digital Mediaeng
dc.typearticlepor
dc.citation.spage85por
dc.citation.epage105por
dc.citation.issue2por
dc.citation.volume7por
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