Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Rodrigo Gonçalves-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0785150437142102por
dc.contributor.advisorPassone, Eric Ferdinando Kanai-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6134304275514452por
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6109390836008571por
dc.contributor.referees1Sumiya, Lilia Asuca-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0678147138094480por
dc.contributor.referees2Pereira, Rodnei-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686240723754379por
dc.date.accessioned2024-11-06T19:29:39Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.citationDUARTE, Rodrigo Gonçalves. A implementação do programa aprendizagem na idade certa-Mais PAIC no Cariri cearense. 2023, 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/684-
dc.description.resumoCom esta pesquisa, objetivou-se verificar a adesão e compreensão da política do Programa Aprendizagem na Idade Certa - Mais Paic, por parte dos professores de três municípios do Cariri cearense, uma região do estado do Ceará classificada como de vulnerabilidade social. Como referencial teórico, recorreu-se aos estudos de Lotta (2008; 2012; 2014; 2019); Farah (2018; 2021); Lipsky (2019); e Bichir (2020), para verificar como os implementadores de nível de rua – os professores – aderem e compreendem a política pública que está sendo implementada no estado desde 2007. A abordagem da pesquisa foi quantitativa, e aplicado um questionário eletrônico encaminhado a todos os professores do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Para a análise do questionário, foram escolhidas categorias prévias com base na literatura que aborda a adesão e compreensão. Posteriormente, foram realizadas as análises comparativa e descritiva dos dados coletados. Identificamos que os participantes da pesquisa utilizam os documentos do programa com frequências variadas, entre os municípios, o que é preconizado pelo Mais Paic. Pode-se destacar que os professores dos três territórios conhecem o programa, tanto que as altas taxas de adesão é um ponto a ser destacado. Tais aspectos são perceptíveis com base na rotina, pois os professores estão buscando aderir mais do que é exigido pelo programa. Evidencia-se que estudos qualitativos precisam ser feitos, a fim de identificar as razões de se intensificarem algumas práticas em determinados municípios. Por fim, destacase que os professores estão inserindo em suas rotinas ações diárias de leitura, como descrevem os manuais do programa.por
dc.description.abstractWith this research, the objective was to verify the adhesion and understanding of the policy of the Learning Program at the Right Age - Mais Paic, by the teachers of three municipalities of Cariri, Ceará, a region of the state of Ceará classified as socially vulnerable. As a theoretical reference, studies by Lotta (2008; 2012; 2014; 2019) were used; Farah (2018; 2021); Lipsky (2019); and Bichir (2020), to verify how street level implementers – the teachers – adhere to and understand the public policy that has been implemented in the state since 2007. The research approach was quantitative, and an electronic questionnaire was sent to all teachers from the 1st to the 5th year of Elementary School. For the analysis of the questionnaire, previous categories were chosen based on the literature that addresses adherence and understanding. Subsequently, comparative and descriptive analyzes of the collected data were carried out. We identified that research participants use the program documents with varying frequencies, among municipalities, which is recommended by Mais Paic. It can be highlighted that the teachers of the three territories know the program, so much so that the high adherence rates is a point to be highlighted. Such aspects are noticeable based on the routine, as teachers are seeking to adhere more than is required by the program. It is evident that qualitative studies need to be carried out in order to identify the reasons for intensifying some practices in certain municipalities. Finally, it is highlighted that teachers are inserting daily reading actions into their routines, as described in the program manuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Gonçalves Duarte (rodrigogduarte600@gmail.com) on 2024-10-21T20:16:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rodrigo (10).pdf: 9399251 bytes, checksum: 674de91262206d86d6b55aa76f43dfc5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-11-06T19:29:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rodrigo (10).pdf: 9399251 bytes, checksum: 674de91262206d86d6b55aa76f43dfc5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T19:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rodrigo (10).pdf: 9399251 bytes, checksum: 674de91262206d86d6b55aa76f43dfc5 (MD5) Previous issue date: 2023eng
dc.description.sponsorshipPrograma de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Cidade de São Paulo - UNICIDpor
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.relation.referencesALVES, Christiane.; MASCARENHAS, Evânio. Ceará: recortes de uma economia em transformação. 1. ed. Crato: RDS Editora, 2014. ALVES, Christiane; RODRIGUES, Anderson da Silva. Elementos para pensar territorialidades e desenvolvimento sustentável na Mesorregião Sul Cearense. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 44, n. especial, p. 251-274, 2013. ALVES, Marly dos Santos. A avaliação como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetização: uma análise da experiência do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). 2010. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. ANDRADE, Francisca.; RODRIGUES, Marcela. Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista, 2020; v. 36, e234776. ANDRADE, Jucilaine Aparecida.; NUNES, Marcos Antonio. Acesso à água no semiárido brasileiro: uma análise das políticas públicas implementadas na região. Revista Espinhaço, Diamantina, v. 3, n. 2, p. 28-39, 2014. ARAÚJO, Sammya Santos. A Formação de leitores iniciais e o letramento literário em uma turma do 2° ano do ensino fundamental I atendida pelo programa aprendizagem na idade certa (mais paic). 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. ARRUDA, Natalia.; MAIA, Alexandre.; ALVES, Luciana. Desigualdade no acesso à saúde entre as áreas urbanas e rurais do Brasil: uma decomposição de fatores entre 1998 a 2008. Cad. Saúde Pública, [S.I.], v. 34, n.6, :e00213816, 2018. ATLASBRASIL. Consulta em Tabela. 2000-2010. 2022. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/consulta/planilha. Acesso em: 27 maio 2022. AYRES, Manuel.; AYRES JUNIOR. Manuel.; AYRES, Daniel Lima.; SANTOS, Alex de Assis. Bioestat 5.3 aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém: IDSM, 2007.364p. BAHIA. Sobre - Polígono das Secas. Superintendência de estudos econômicos e sociais da Bahia, S/data. Disponível em: https://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2603&Itemid=6 97#:~:text=O%20Pol%C3%ADgono%20das%20Secas%20compreende,especiais%20provid %C3%AAncias%20do%20setor%20p%C3%BAblico. Acesso em: 10 jan. 2023. BARROS, Surya.; BEZERRA, Amália. Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Revista Brasileira de Educação, [S.I], v. 25, e250042, 2020. BATISTA, Maria Larissa Bezerra; MOURA, José Ediglê Alcantara; ALVES, Christiane Luci Bezerra. Vulnerabilidade socioeconômica no semiárido Cearense: um estudo a partir das mesorregiões do estado. Desenvolvimento Reginal em Debate, Canoinhas, v. 10, 2020. BICHIR, Renata. Para além da “fracassomania”: os estudos brasileiros sobre implementação de políticas públicas. In. MELLO, Janine. et al. Implementação de políticas e atuação de 245 gestores públicos :públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades. Brasília: Ipea, 2020. BONAMINO, Alicia. Et al. Arranjo institucional de implementação do PAIC e burocratas de médio escalão. In. LOTTA, Gabriela (org). Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019, 193-223. BRASIL. Floresta Nacional do Araripe - Apodi celebra 70 anos. Instituto Chico Mendes, ICMBio. 2016. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal_antigo/comunicacao/noticias/20-geral/7860-florestanacional-do-araripe-celebra-70-anos.html. Acesso em: 21 jul. 2022. BRASIL. Ideb–resultados e metas. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 05 jun. 2021. BRASIL. PNAD Educação 2018: Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Editoria: Estatísticas Sociais. Agência de notícias IBGE. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015. Acesso em: 26 jun. 2021. BRASIL. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Editoria: Estatísticas Sociais. Agência de notícias IBGE. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agenciasaladeimprensa/2013agenciadenoticias/releases/2 8285-pnadeducacao2019maisdametadedaspessoas-de-25-anos-oumais-nao-completaram-oensino-medio. Acesso em: 15 jan. 2021. BRASIL. Prova Brasil – Apresentação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/provabrasil. Acesso em: 05 de junho de 2021. BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Avaliação Nacional da Alfabetização. Edição 2008-2019. Brasília. Disponível em: http://saeb.inep.gov.br/saeb/resultado-finalexterno. Acesso em: 5 jun. 2021. BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Avaliação Nacional da Alfabetização. Edição 2008-2019. Brasília. Disponível em: http://saeb.inep.gov.br/saeb/resultado-finalexterno. Acesso em: 05 out. 2021. BRAVO, Maria Helena Aguar.; RIBEIRO, Vanda Mendes.; CRUZ, Maria do Carmo Meirelles. Toledo. O programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) segundo artigos acadêmicos brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2910– 2932, 2021. DOI: 10.22633/rpge. v25i3.15560. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15560. Acesso em: 14 fev. 2022. BUAINAIN, Antônio.; GARCIA, Junior. Polos de Irrigação no Nordeste do Brasil desenvolvimento recente e perspectivas. Confins, [S.I.], n. 23, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/10031. Acesso em : 13 jan. 2023. 246 BURITI, Catarina de Oliveira.; AGUIAR, José Otávio. Secas, migrações e representações do semiárido na literatura regional: por uma história ambiental dos sertões do nordeste brasileiro. Revista Textos e Debates, Boa Vista, v. 2, n. 15, p. 7-31, 2012. BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica. Saraiva 9 ed. e-book, 2017. CARNEIRO, Maria José. Ruralidade: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 53-75, out. 1998. CAVALCANTE, Pedro.; LOTTA, Gabriela. Introdução. In: CAVALCANTE, Pedro.; LOTTA, Gabriela (orgs). Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação. 1. ed. Brasília: ENAP, 2015. v. 1. 308p. CEARÁ. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Bases para a formulação de uma política estadual de convivência com o semiárido cearense. Fortaleza: INESP, 2011. CEARÁ. Crede 18. Santana do Cariri. Crede 18. 2022. Disponível em: https://www.crede18.seduc.ce.gov.br/santana-do-cariri/. Acesso em: 20 maio 2022. CEARÁ. Educação: Governo do Estado inicia implantação do 1/3 (um terço). Portal do governo. Publicado em 06 de julho de 2012. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2012/07/06/educacao-governo-do-estado-inicia-implantacao-do-13- um-terco/. Acesso em: 18 jan. 2023. CEARÁ. Eixo do Ensino Fundamental I. Coordenadoria Regional de desenvolvimento da educação. Secretaria da educação do Estado do Ceará- SEDUC. 2019a. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-pordentro/downloads/category/220eixodoensinofundamental-i. Acesso em: 04 abr. 2021. CEARÁ. Guia Mais Paic de Orientações para Implementação do Ensino Híbrido e do Retorno Presencial. SEDUC-CE, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2021/01/guia_maispaic_de-orientaes-para-implementao-do-ensinohbrido-e-do-retorno-presencial-2021.pdf. Acesso em 20 jan. 2023. CEARÁ. História do MAIS PAIC. Secretária da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Governo do Estado. 2019b. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/opaic/objetivos-e-competencia. Acesso em: 30 de abril de 2021. CEARÁ. Lei estadual nº 11.467, de 30 de junho de 1988. Leis estaduais. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacaodoceara/organizacaotematica/desenv-regionalrecursos-hidricos-minas-e-pesca/item/1735-lei-n-11-467-de-30-06-88-d-o-de-05-07-88. Acesso em: 20 de maio 2022. CEARÁ. Lei estadual nº11.467, de 30 de junho de 1988. Leis estaduais. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacaodoceara/organizacaotematica/desenv-regionalrecursos-hidricos-minas-e-pesca/item/1735-lei-n-11-467-de-30-06-88-d-o-de-05-07-88. Acesso em: 20 de maio 2022. CEARÁ. Lei n.º 13.674, de 27 de setembro de 2005. (D.O. 29 de maio de 2005). (Proj. Lei nº 102/05 – Dep. Gislaine Landim). 2005. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacaodoceara/organizacaotematica/meioambienteedese 247 nvolvimentodosemiarido/itemlist/tag/CAPITAL%20CEARENSE%20DE%20PALEONTOL OGIA. Acesso em: 20 de maio 2022. CEARÁ. Lei nº 16.571, de 11 de junho de 2018. Leis estaduais. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ce/lei-ordinaria-n-16571-2018-ceara-reconhece-o-municipio-desalitre-como-a-capital-da-mandioca-no-estado-do-ceara. acesso em: 20 de maio 2022. CEARÁ. Mapas dos Resultados. SEDUC, Secretária de Educação do Estado do Ceará. 2017. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/resultados/mapas-dos-resultados. Acesso em: 30 abr. 2021. CEARÁ. Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará-OCPC, 2020. https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-por-dentro/ultimas-atualizacoAcessoem: 01 jun. 2021. CEARÁ. PPA. Participativo (2020-2023). Secretária de planejamento sustentável. Caderno Regional do Cariri. 2021. CEARÁ. PPA. Participativo. Secretária de planejamento sustentável. Caderno Regional do Cariri. 2019b. CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Secretária de Educação (Seduc), Governo do Estado do Ceará, 2019e. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2019/07/DCR-Vers%C3%A3o-Provisoria-deLan%C3%A7amento.pdf. Acesso em: 02 mar. 2023. CEARÁ. Copem disponibiliza Cadernos de Práticas Pedagógicas. Assessoria de comunicação Seduc, 4 de abril de 2019f - 11:43, Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/04/04/a-coordenadoria-de-cooperacao-com-os-municipiospara-desenvolvimento-da-aprendizagem-na-idade-certa-disponibiliza-os-cadernos-depraticas-pedagogicas/. Acesso em: 02 mar. 2023. CEARÁ. Resultado dos Municípios. Coordenadoria Regional de desenvolvimento da educação. Secretaria da educação do Estado do Ceará- SEDUC. 2019d. CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará / Secretaria da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). -- Fortaleza: SEDUC, 2012. Disponível em: https://aprendereditora.com.br/v2/midia/kcfinder/files/PAIC.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022. CEARÁ. Guia de possibilidades de organização pedagógica no período remoto/híbrido. Secretaria da educação do Estado do Ceará. 2020. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/09/guia_possibilidades.pdf. Acesso em: 02 mar. 2023. CEARÁ. Caderno de atividades: fortalecendo as aprendizagens. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, 2022b. Disponível em: https://idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/downloads/category/413-2022-03-30-17-11-51. Acesso em: 2 mar. 2023. CEARÁ. Caderno de alfabetização: voando mais alto. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. 2022a. Disponível em: 248 https://idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/downloads/category/412-2022-03-29-12-55-08#. Acesso em: 02 mar. 2023. CHAVES, Edlane de Freitas. A relação entre a formação continuada e as práticas pedagógicas na perspectiva de professoras da educação infantil em um Município do Ceará. 2015. 167f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. COELHO, Maria Izolda Cela de Arruda. Rede de cooperação entre escolas: uma ação no âmbito do programa alfabetização na idade certa – PAIC. Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. 2013. CORREA, Erisson Viana. Accountability na educação: impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará / Erisson Viana Correa; orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino ; co-orientador: Jose Ignacio Cano Gestoso. – 2018. COSTA, Francisca Mônica da Silva. Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): concepções sobre alfabetização de professores do 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Fortaleza. 137f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. CRAHAY, Marcel. L’école peut-elle-être juste e efficace? De l’égalité des ances à l’égalité des acquis. Belgique: De Boeck, 2000. CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo.; FARAH, Marta Santos.; RIBEIRO, Vanda. Mendes. Estratégias de gestão da educação e equidade: o caso do programa aprendizagem na idade certa (mais PAIC). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1286-1311, set./dez. 2020. e-ISSN:1519-9029. DOI:https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13904. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13904/9901. Acesso em: 01 maio 2021. CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo.; RIBEIRO, Vanda Mendes.; BATISTA, José Marques. Contexto de implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2405–2432, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16719. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16719. Acesso em: 14 jan. 2023. CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo; RIBEIRO, Vanda Mendes; BATISTA, José Marques. Contexto de implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2405–2432, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16719. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16719. Acesso em: 20 dez. 2022. CRUZ. Maria do Carmo M. T. Programa aprendizagem na idade certa (mais paic): avanços permanentes na busca da equidade. Portal Idea. 2019. Disponível em: https://portalidea.org.br/uploads/carminhameirelles_ceara.pdf. Acesso em: 01 maio 2021. CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica no Brasil. Educação e Sociedade, v. 23, p. 169-201, 2002. DAMASCENO, Gerviz.; CHAVES, Edmilson.; DIAS, Idalina. Recomposição da aprendizagem: caminho e/ou possibilidade através do programa mais paic. Revista 249 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 05, n. 03, p. 01-18, e022xx, 2022, DOI: 10.26694/epeduc. D’ASCENZI, Luciano.; LIMA, Luciana Leite. Análise de Impacto ex ante de Políticas Públicas: Desafios de uma Agência Reguladora no Desenvolvimento Local. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [S. l.], v. 8, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26925. Acesso em: 19 jan. 2023. DUARTE, Rodrigo Gonçalves; RIBEIRO, Vanda Mendes; CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. O programa de aprendizagem na idade certa do Ceará: uma visão. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 3282-3289, jan. 2022. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/42628/pdf. Acesso em: 25 fev. 2022. DUARTE, Rodrigo Gonçalves. A abordagem quantitativa nos estudos sobre políticas educacionais no Brasil. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 97 - 117, 27 fev. 2023. DUBET, François. Les dilemmes de la justice. In: DEROUET, Jean-Louis; DEROUETBESSON, Marie-Claude. Repenser la justice dans le domaine de l’éducation et de la formation. Lyon: Peter Lang, 2009. p. 29-46. ÉRNICA, Mauricio; BATISTA, Antônio A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 640-666, mai/ago 2012. FARAH, Marta Ferreira Santos. Abordagens teóricas no campo de política pública no Brasil e no exterior: do fato à complexidade. Serv. Público, Brasília, ed. 69, edição especial Repensando o Estado Brasileiro, p. 53-84, dez 2018. FARAH, Marta. Teorias de política pública. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 3, set./dez, 2021. FONSECA, Andreia Serra Azul da. Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC: Reflexos no planejamento e prática escolar. 2013. 148f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. FONTANIVE, Nilma. A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 83- 100, jan./mar. 2013. FREIRE, Emanuella Sampaio. A influência da língua materna na matemática: uma análise dos resultados das avaliações dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental do estado do Ceará. 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012. FREIRE, Emanuella Sampaio. Avaliação formativa da alfabetização: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental. 2016. 191f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. FREIRE, Gabriela Moriconi. Programa alfabetização na idade certa no estado do Ceará segundo a avaliação spaece alfa. 2015. 37f. Dissertação (mestrado profissional) - 250 Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - CE, 2015. FREUND, Cristina.; BIAR, Liana. Gerenciando o estigma do professor contratado: uma análise de discurso crítica. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.33, e166838, 2017. FROTA, Maria Elza Soares da; SALES, Elaine Cristina do Nascimento Sousa; A Importância dos Materiais Didáticos como facilitadores no processo Ensino-Aprendizagem de Física. Revista Docentes, Martinópole – CE, v.4, n. 8, fevereiro/2019. GATTI, Bernardete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03 maio de 2022. GIUSTO, Silvana Menegoto Nogueira Di. A implementação do PNAIC na rede de ensino do município de São Paulo em territórios vulneráveis. São Paulo.152 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, 2018. GIUSTO, Silvana Menegoto Nogueira Di. RIBEIRO, Vanda Mendes. A interferência da vulnerabilidade social sobre as oportunidades educacionais nos territórios urbanos. Revista Educação e Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p.1-14, e-019026, 2019, ISSN: 2178-8359. Disponível: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7114/5271. Acesso em: 05 abr. 2021. GIUSTO, Silvana Menegoto Nogueira Di;. RIBEIRO, Vanda Mendes. Implementação de Políticas Públicas: conceito e principais fatores intervenientes. Revista de Estúdios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-10, 2019. GOMES, Sandra Cristina. Fatores explicativos das diferentes estratégias de municipalização do ensino fundamental nos governos subnacionais do Brasil (1997- 2000). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2008. GUSMÃO, Joana Buarque de; RIBEIRO, Vanda Mendes. Colaboração entre estado e municípios para a alfabetização de crianças na idade certa no Ceará. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 1, p. 9-34, 2011. HIRATA, Guilherme.; OLIVEIRA, João.; MEREB, Talita. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 179-203, jan./mar. 2019. HOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de PósGraduação em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013. HUPE, Peter; HILL, Michael. Street-level bureaucracy and public accontability. Public Administration, v. 85, n. 2, p. 279-299, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467- 9299.2007.00650.x. IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 de maio 2022. 251 IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produto Interno Bruto dos Municípios. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-internobruto-dos-municipios.html?=&t=destaques. Acesso em: 23 maio 2022. IBGE. População municipal de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais de idade e Taxa municipal de analfabetos com 15 anos ou mais de idade. IBGE. 2017. Disponível em:https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/dwnld/analfabetismo/dados_estatisticos/popula cao_analfabeta_por_municipio_brasil.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Consulta Matricula. 2020. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard&PortalPath=%2Fshared%2FIntegra %C3%A7%C3%A3o%20- %20Consulta%20Matr%C3%ADcula%2F_portal%2FConsulta%20Matr%C3%ADcula&Page =Consolidado%20por%20UF . Acesso em: 23 maio 2022. IPEA. Atlas de Vulnerabilidade social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. 2010. Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/. Acesso em: 18 jul. 2022. IPECE. Análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos municípios cearenses nos anos de 1991, 2000 e 2010. Índice de desenvolvimento humano. Anuário de estatística. 2013. Disponível:https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2012/12/Ipece_Informe_ 64_12_setembro_2013.pdfhttps://public.tableau.com/views/Tabela10_3_1/Tabela10_3_1?:em bed=y&:showVizHome=no. Acesso em: 23 maio 2022.IPECE. Indicadores Sociais do Ceará - 2018. Fortaleza, 2020. 80p.: grafs. tabs. Disponível:https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2020/03/Indicadores_Soc iais_2018.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021. IPECE. Índice de desenvolvimento humano. Anuário de estatística. 2010. Disponível em:https://public.tableau.com/views/Tabela10_3_1/Tabela10_3_1?:embed=y&:showVizHom e=no. Acesso em: 28 out. 2021. IPECE. Índice de vulnerabilidade social dos municípios cearenses: critérios para a distribuição de recursos do proares III. Nota técnica. Org. Jimmy Lima de Oliveira; Paulo Araújo Pontes; Adriano Sarquis Bezerra de Menezes. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Nº 58 – Maio / 2015. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2012/12/NT_58.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. KASMIRSKI, Paula.; GUSMÃO, Joana.; RIBEIRO, Vanda. O Paic e a equidade nas escolas de Ensino Fundamental cearenses. Est. Aval. Educ., São Paulo, p. 1-25, set. 2017. KAZTMAN, Ruben.; RIBEIRO, Luiz Cesar de Q. Metrópoles e sociabilidade: os impactos das transformações socioterritoriais das grandes cidades na coesão social dos países da América Latina. Cadernos Metrópole, São Paulo, n.20, p.241-261, 2. sem. 2008. KUSANO, Leila Akemi Evangelista. Analisando a implementação do programa saúde na escola em um estabelecimento de ensino público do Distrito Federal. Dissertação 252 (Mestrado) – Universidade da Cidade de São Paulo - Orientadora: Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro. São Paulo, 2019. 66 p. LETRAS AMBIENTAIS. Mapas mostram ranking da seca nos estados do Nordeste. Site Institucional Letras Ambientais, publicado: domingo, 18 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.letrasambientais.org.br/posts/mapas-mostram-ranking-da-seca-nos-estados-donordeste. Acesso em: 13 jan. 2023. LIMA, Luciana.; D’ASCENZI, Luciano. O papel da burocracia de nível de rua na implementação e (re) formulação da Política Nacional de Humanização dos serviços de saúde de Porto Alegre (RS). Revista de Administração Pública-RAP, Rio de Janeiro, v.51, n.1, p. 46-63, jan- fev. 2017. LIPSKY, Michael. Burocracia de Nível de Rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Brasília: Enap, 2019. p. 55-77. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4158. LIPSKY, Michael. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. New York: Russell Sage Foundation, 2010. LOTTA, Gabriela. Agentes de implementação: um olhar para as políticas públicas. In: ENCONTRO DA ABCP. 6., 2008, Campinas. Anais. Campinas: ABCP, 2008. p. 1-23. Disponível em: https://gabrielaslotta.files.wordpress.com/2012/09/artigo-abcp.pdf. Acesso em: 02 mai. 2021. LOTTA, Gabriela. Agentes de implementação: uma forma de análise de políticas públicas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 186-206, jul./dez. 2014. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/10870/40890. Acesso em: 02 mai. 2021. LOTTA, Gabriela. Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo-USP. 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-20102010-120342/pt-br.php. Acesso em: 30 mai. 2022. LOTTA, Gabriela. O papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. In: FARIA, C. A. (Org.). Implementação de políticas públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2012. p. 221-259. Disponível em: https://perguntasaopo.files.wordpress.com/2014/06/pend-08-gabriela-s-lotta-2-revisado2.pdf. Acesso em: 02 mai. 2021. LOTTA, Gabriela. S.; PAVEZ, Thais. Agentes de implementação: mediação, dinâmicas e estruturas relacionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 15, p. 173-199, 2010. LOTTA. Gabriela. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In. Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. Disponível:https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4162/1/Livro_Teorias%20e%20An%C 3%A1lises%20sobre%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pol%C3%ADticas%20 P%C3%BAblicas%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. 253 LOUZANO, Paula et al. Implementação de políticas educacionais: elementos para o debate e contribuições para o campo. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.8, n. 2, p. 102-133, 2018. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/443. MACÊDO, Janete. Cultura, currículo e educação. V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2018, Recife -PE, Anais [...]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID 7243_01092018204129.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023. MACHADO, Daienne Amaral. Políticas públicas interfederativas: coordenação na implementação do programa alfabetização na idade certa do Ceará. 2014. x, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) —Universidade de Brasília, Brasília, 2014. MAIA, Jefferson De Queiroz. A Gestão Por Resultados Na Educação Cearense (2007- 2010): O Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic). 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, 2013. MAIA, Maria Iraní Mendes. O Paic como política de responsabilização e gestão por resultados: a experiência de limoeiro do norte – ce na voz de seus protagonistas. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, 2016. MAMEDE, Maíra; BROCCOLICHI, Sylvain; RIBEIRO, Vanda Mendes; CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. Des variations d’inégalités scolaires imputables aux politiques menées? Les configurations céariennes et françaises mises en perspective. CRES – Cahiers de la Recherche sur l’Éducation et les Savoirs, França, numéro thématique n. 20 “Politiques de lutte contre les inégalités éducatives: comparaisons et contextes”, 2021.Disponível em: https://journals.openedition.org/cres/5333 . Acesso em: 30 mai. 2022. MARQUES, Cláudio A.; AGUIAR, Rui R.; CAMPOS, Márcia O. C. Programa alfabetização na idade certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 275–291, 2009. DOI: 10.18222/eae204320092049. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049. Acesso em: 31 mai. 2022. MARQUES, Claudio. Programa Alfabetização na Idade Certa: busca pela qualidade no aprendizado da leitura e escrita. In: SCIPIÃO, L. R. de N. P.; OLIVEIRA, E. M. (Org.). Avaliação educacional, sentidos e finalidades. Fortaleza: RDS, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39237/1/2008_eve_lrnpscipi%c3%a3o.pdf. Acesso em: 05 abr. 2021. MARQUES, Fernanda Castro. Formação continuada de professores no “Programa de Alfabetização na Idade Certa” (PAIC): peça-chave para o sucesso da política educacional cearense? / Fernanda Castro Marques. - 2018. 153 f. MARQUES, Tiago.; FRANÇA, Susana.; REBOLEIRA, Ana Sofia. Ecologia numérica 2020/2021: Trabalho 4. Bookdown, Publicado em: 30 de dezembro de 2020. Disponível em: https://bookdown.org/tiagoandremarques/trabalho4book/. Acesso em 20 jan. 2023. MENEZES, Eliziete Nascimento de. O uso dos jogos didáticos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental público municipal de Fortaleza. 2016. 130f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. 254 MONTORO, Edson. Teste de Kruskal–Wallis. ERMontoro, 2020. Disponível em: https://www.ermontoro.com/post/teste-de-kruskal-wallis. Acesso em: 20 jan. 2023. MORAIS, Cristopher. Professores e gestão escolar: entenda como fortalecer esse vínculo. Sponte, 2022. Disponível em: https://www.sponte.com.br/por-que-professores-precisam-dagestao-escolar/. Acesso em: 14 dez. 2022. NASCIMENTO, Bruna; BÔTO, Anne; CAVALCANTE, Maria. Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-5, 2021. NETO, Luis. Et al. Condições de vida e saúde de famílias rurais no sertão cearense: desafios para Agenda 2030. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. 132, p. 148-162, jan-mar, 2022. NOGUEIRA, Marlice.; SILVA, Luciano. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 33, e07289, 2022. NOVA ESCOLA. Material Estruturado do Ceará. Site Nova Escola, 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/material-educacional/ceara/1-ano. Acesso em: 02 mar. 2023. OLIVEIRA, Ana Cristina. Implementação das Políticas Educacionais: tendências das pesquisas publicadas (2007-2017). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–16, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.009. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12966. Acesso em: 31 maio. 2022. OLIVEIRA, Joyce Carneiro de. As estratégias utilizadas por crianças em fase de apropriação da leitura: uma análise baseada na interação com instrumentos de avaliação em larga escala. 2012. 216f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. OLIVEIRA, Kátia Regina Carvalho da Cruz. Formação continuada de professores de língua portuguesa: cumprimento da meta do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) no município de Acaraú/Ceará. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. 2019. PADILHA, Frederica V. Q.; BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Evolução dos indicadores educacionais no Ceará: os anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cenpec, 2013. (Informe de Pesquisa n. 4.). Disponível em: http://memoria.cenpec.org.br/uploads/F3362_3840500001%20Informe%20de%20Pesquisa% 20n.4.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Contribuições atuais sobre o estudo de implementação de políticas educacionais. Cad. Pesqui., São Paulo, v.43, n.149, p.596-613, ago. 2013. PASSONE, Eric; ARAÚJO, Karlane Holanda. Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 136-159, jan./mar. 2020. 255 PAULO, Francivone.; ALMEIDA, Ilda.; CARVALHO, Valter. Os obstáculos encontrados pelos recém-formados de pedagogia na busca do seu primeiro emprego: a formação inicial não é o suficiente. Revista Multidebates, Palmas, v.4, n.1, abril de 2020. PEREIRA, Flávio Alves. A incidência das políticas de responsabilização do estado do Ceará nas ações de gestão pedagógica em âmbito municipal – o caso da Escola Maria Nair (IPU-CE). Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. Universidade Federal de Juiz de Fora. PEREIRA, Guilherme.; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Pesquisa quantitativa em educação: Algumas considerações. Revista Periferia, [S.I.] v.8 n.1 jan-jun 2016. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/27341/19946. Acesso em: 29 abr. 2022. PIMENTEL, Amancio Leandro Correa. Formação docente no Paic e Pnaic: crítica à racionalidade pragmática instrumental. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. PINTO, José. Marcelino. Federalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios. Cadernos de pesquisa, v.44 n.153 p.624-644 jul./set. 2014. QEdu. Censo Escolar. 2021. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/sobre. Acesso em: 23 maio de 2022. REIS, Edna. Afonso.; REIS Ilka. Afonso. Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG. 2002. Disponível em: http://www.est.ufmg.br/portal/arquivos/rts/rte0202.pdf. Acesso em: 07 maio de 2022. REIS, Eduardo. E et al. Docência e exaustão emocional. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 229-253, jan./abr. 2006. REVISTA EDUCAÇÃO. 20% dos professores brasileiros lecionam em mais de uma escola; nos EUA, são 1,7%. Redação da Revista Educação, 22 de novembro de 2021. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2021/11/22/professores-brasileiros-trabalham-em-maisde-uma-escola/. Acesso em: 12 dez. 2022 RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. A avaliação diagnóstica da alfabetização norteando os caminhos para o êxito do processo de alfabetizar crianças. 2011. 374f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de PósGraduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. RIBEIRO, Luiz Cesar Q. Desigualdades de oportunidades e segregação residencial: a metropolização da questão social no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 59, p. 221-233, maio-ago., 2010. RIBEIRO, Vanda Mendes; BONAMINO, Alicia; MARTINIC, Sergio. Implementação de políticas educacionais e equidade: regulação e mediação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 698-717, jul./set. 2020. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/6982/pdf. Acesso em: 02 de maio de 2021. RIBEIRO, Vanda M. Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.3, n.1, p.63-78, jun. 2013. Disponível em: 256 http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204/234. Acesso em: 01 de maio de 2021. RIBEIRO, Vanda M. Justiça na escola e regulação institucional de redes de ensino do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde28062012140954/publico/VANDE_ MENDES_RIBEIRO_rev.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2021. RIBEIRO, Vanda M.; VÓVIO, Cláudia L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v.33, n. especial 2, p.71-87, set. 2017. Disponível:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104406020170006000 71&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 02 de maio de 2021. RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a educação básica? Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 1094 - 1109, 2014. ROCHA, Lecenilda.; MIGUEL, Joelson. Práticas pedagógicas no incentivo à leitura e à escrita. Rev. Mult. Psic. v.14, n. 50 p. 316-330, maio, 2020. ROSSI, Jocelaine Regina Duarte. Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização. 2010. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010. SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 1-22-55-80. SILVA, Emanuela Queiroz da; MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano. Programa de alfabetização na idade certa: Uma experiência bem-sucedida em Fortaleza. Conhecer: debate entre o público e o privado, Itaperi, v. 1, p. 1-29, 2014. SILVA, Francisca Janilce Teixeira Da. Programa De Alfabetização Na Idade Certa (Paic) Na Escola Municipal Secretário Paulo Petrola. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, 2019. SILVA, Jane. Um “Oásis” Chamado Cariri: Instituto Cultural do Cariri, Natureza, Paisagem e Construção Identitária do Sul Cearense (1950-1970) / Jane Silva. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 267 p. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200611. Acesso em: 30 abr. 2021. SILVA, Liérgina Pedrosa Alves e. Formação dos professores do 1ºano que atuam no programa de alfabetização na idade certa: paic. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, 2014. SILVA, Lucas Melgaço da. Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do Estado do Ceará. 2016. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. SILVA, Maria Angélica Sales da. A aplicação da rotina de matemática do programa Mais Paic pelos professores do 5º ano do Ensino Fundamental no município de Pacatuba – 257 Ceará. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. SILVA, Maria Leonir do Nascimento. Contribuições pedagógicas para a avaliação em larga escala da produção escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. SILVA, Roberta da. Os desafios da gestão da formação de professores do Programa Alfabetização na Idade Certa em Acopiara/CE. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de PósGraduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013. 113 p. SILVA, Roberta da. Os efeitos do programa aprendizagem na idade certa (PAIC) no trabalho dos professores alfabetizadores. Doutorado Em Psicologia. Universidade de Fortaleza. 2018. SILVA, Rosangela Vianna Alves da. Descentralização e municipalização: a redefinição do papel do estado no âmbito local. Rev. Anpad. 2021. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2000-adp-425.pdf. Acesso em: 30 de abril de 2021. SILVA, Silene Cerdeira Silvino Da. Reconceitualização do conceito de sistema de numeração decimal pela formadora do Paic. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará,2015. SILVA, Simônia Peres da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás / Simônia Peres da Silva. – Goiânia, 2014. 249 f.: il.; 30 cm. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/709/1/SIMONIA%20PERES%20DA%20SI LVA.pdf. Acesso em: 02 mai. 2021. SILVA, Sirneto. Et al. Pandemia covid-19 e OCPC para os municípios cearenses: uma análise crítica da formação docente. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.11, n.2, 2022. SILVEIRA, Teresa Márcia Almeida da. Sentidos e efeitos da avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) na Rede Municipal de Ensino Público de Fortaleza (CE). 2015. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2015. SOARES, Francisco Das Chagas Araújo. Paic a distância: uma proposta de formação continuada para professores da rede pública municipal de fortaleza. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, 2013. SOUSA, Ana Paula Saraiva. O Paic e o desafio de erradicar o analfabetismo infantil no Ceará. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, 2016. 258 SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões Temáticas e de Pesquisa. Caderno CRH, Salvador, nº 39, p.11-24. 2003. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2789/1/RCRH-2006-273%5b1%5d%20ADM.pdf. Acesso em: 30 mai. 2022. SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez, p. 20-45, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mai. 2022. SPAECE. Boletim do Sistema. Portal do Spaece, 2018. Juiz de Fora: Caed; UFJF, 2018. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/colecao/2018-2. Acesso em: 26 jun. 2021. SUMIYA, Lilia Asuc.; SANO, Hironobu. Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, e235134, 2021. SUMIYA, Lilia Asuca. A hora da alfabetização: atores, ideias e instituições na construção do PAIC-CE. 2015. 247f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. SUMIYA, Lilia Asuca; ARAÚJO, Maria Arlete de; SANO, Hironobu. A hora da alfabetização no Ceará: o PAIC e suas múltiplas dinâmicas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 25, n. 3, p. 1-30, 2017. TORRES, Haroldo.; GOMES, Sandra.; PAVEZ, Thais.; FUSARO. Edgard. Perfis do professorado da rede pública de São Paulo: a interação entre espaço, regras institucionais e escolhas individuais no resultado de uma política pública. Cadernos Cenpec, vol. 53 nº. 1 Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S001152582010000100005&lng=nt. Acesso em: 02 mai. 2021. UNDIME. Comitê para eliminação do analfabetismo escolar no Estado do Ceará convida secretários para seminário. 2005. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/comite-paraeliminacao-do-analfabetismo-escolar-no-estado-do-ceara-convida-secretarios-para-seminario. Acesso em: 01 mai.2021. WACHELKE, João; WOLTER, Rafael. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n4/17.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022. WILLEMANN, Maria Cristina. et al. Atualização intercensitária de estratificação de municípios brasileiros para avaliação de desempenho em saúde, 2015. Epidemiol. Serv. SaudeSaúde, Brasília, n. 28 v. 3 :e2018377, 2015.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectMais Paicpor
dc.subjectCariripor
dc.subjectVulnerabilidade Socialpor
dc.subjectImplementationeng
dc.subjectMais Paiceng
dc.subjectCaririeng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA implementação do programa aprendizagem na idade certa-mais Paic no Cariri cearensepor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Rodrigo (10).pdf9,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador