Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Erimar Pereira da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6697118935645189 | por |
dc.contributor.advisor | Santos, André Felipe Costa | - |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6126792842727625 | por |
dc.contributor.referees1 | Santos, André Felipe Costa | - |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6126792842727625 | por |
dc.contributor.referees2 | Santos, Priscila Costa | - |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1244955503629908 | por |
dc.contributor.referees3 | Menezes, Maria Eduarda de Lima | - |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7658808906376737 | por |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T19:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2023 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/706 | - |
dc.description.resumo | A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança significativa nas prioridades de treinamento dos professores, especialmente no que diz respeito ao ensino à distância. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram adquirir novas habilidades e competências para garantir que seus alunos continuassem aprendendo de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências da formação de professores no contexto da (pós)pandemia da COVID-19 em José de Freitas, estado do Piauí. A metodologia escolhida para o estudo foi o relato de experiência com abordagem qualitativa. A pandemia intensificou a discussão acerca da formação de professores e da necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem, principalmente no que se refere às tendências tecnológicas e às metodologias ativas. Houve uma maior demanda por qualificação e formação profissional específica por parte dos professores para lidar com o novo cenário educacional. Conclui-se que as tecnologias educacionais e a formação continuada de professores, em conjunto, podem trazer muitos benefícios significativos para o ensino e a aprendizagem, além de promover uma maior interação entre professores e alunos. Portanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve ser vista como uma solução única para todos os desafios educacionais, mas sim como uma ferramenta complementar ao ensino presencial. | por |
dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic has triggered a significant shift in teacher training priorities, especially with regard to distance learning. With schools closing, teachers needed to acquire new skills and competencies to ensure their students continue to learn effectively. The present work aims to report the experiences of teacher training in the context of the (post) pandemic of Covid 19 in José de Freitas, state of Piauí, having as main specific objectives, to empirically present the subjects that deal with basic training , regarding the complementary or continued training of teachers in times of pandemic and post-pandemic; Present trends and studies on this type of continuing education; Discuss about the self-instructional training of teachers; and finally, analyze the conceptions of continuing education and consequently self-training today. The methodology chosen was an experience report with a qualitative approach. The pandemic intensified the discussion about teacher training and the need to consider essential points in their learning construction, especially in aspects of technological trends and active methodologies. There was a greater demand for teachers seeking qualification and specific professional training to deal with the new scenario in which education is involved. It is concluded that educational technologies and continuing education for teachers, together, can significantly bring many benefits to teaching and learning, in addition to developing greater interaction between teachers and students. Therefore, it is important to remember that technology should not be seen as a single solution to all educational challenges, but rather as a complementary tool to face-to-face teaching. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Erimar Pereira da Rocha (erimardarocha@gmail.com) on 2024-11-26T17:07:18Z No. of bitstreams: 2 TCF_ERIMAR_PEREIRA_DA_ROCHA_PÓS_BANCA_Versão_Revisada.pdf.pdf: 454415 bytes, checksum: 01cdb67478da02d1b926245ed1efa3f2 (MD5) 21 Ata de Defesa SZ ERIMAR PEREIRA DA ROCHA - signed.pdf: 297176 bytes, checksum: 70960181d011bdaed5b1aff7b145194c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-11-27T19:34:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCF_ERIMAR_PEREIRA_DA_ROCHA_PÓS_BANCA_Versão_Revisada.pdf.pdf: 454415 bytes, checksum: 01cdb67478da02d1b926245ed1efa3f2 (MD5) 21 Ata de Defesa SZ ERIMAR PEREIRA DA ROCHA - signed.pdf: 297176 bytes, checksum: 70960181d011bdaed5b1aff7b145194c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-27T19:34:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCF_ERIMAR_PEREIRA_DA_ROCHA_PÓS_BANCA_Versão_Revisada.pdf.pdf: 454415 bytes, checksum: 01cdb67478da02d1b926245ed1efa3f2 (MD5) 21 Ata de Defesa SZ ERIMAR PEREIRA DA ROCHA - signed.pdf: 297176 bytes, checksum: 70960181d011bdaed5b1aff7b145194c (MD5) Previous issue date: 2023 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | MUST University | por |
dc.publisher.department | MUST University | por |
dc.publisher.country | Estados unidos | por |
dc.publisher.program | Master of Science in Emergent Technologies in Education | por |
dc.relation.references | Alves, E. J. (2022). Desenho didático do curso de formação continuada de professores durante o ensino remoto emergencial. Revista Docência e Cibercultura, 6(5), 210-229. Araújo, A. N., Pinto, F. S., Martins, T. R. B., & Barbosa, J. R. A. (2020). A Importância Da Formação Continuada Em Meio A Pandemia Da Covid-19. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió (AL). Baptaglin, L. A., Rossetto, G. A. R. da S., & Bolzan, D. P. V. (2014). Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência na Educação. Educação, 39(2), 415–426. Bernardete, B. (2020). Impactos da pandemia global no ensino remoto: desafios e restrições enfrentados por crianças, adolescentes e jovens. Revista de Educação Online, 10(2), 112-130. Bezerra, A. C. V., et al. (2020). Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(1), 2411-2421. Conselho Nacional de Educação. (2020). Parecer CP 05/2020. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de- educacao/85201-parecer-cp-2020 Conselho Nacional da Juventude [Conjuve]. (2021). Relatório de pesquisa: Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Recuperado de https://atlasdasjuventudes.com.br/biblioteca/pesquisa-juventudes-e-a-pandemia-do- coronavirus-2021/ Costa, R. T. O. (2020). Desafios das escolas frente à pandemia do Coronavirus. Integra EAD. 6 a 9 de outubro. Campo Grande – MS. De Oliveira, R. M., Corrêa, Y., & Morés, A. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de professores, 5. De Oliveira, A. R., Corrêa, M. S., & Morés, G. (2022). O impacto da pandemia da COVID-19 na educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, 27(1), e27104. https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270005 Diniz-Pereira, J. E. (2013). A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, Salvador, 22(40), 145-154, jul./dez. Educacional, 17(45), 511-535. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361 Félix, C. N. (2020). Formação Continuada De Professores Em Tempos De Pandemia De Covid-19: Desafios E Incertezas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Ferreira, L. F. S., Silva, V. M. C. B., Melo, K. E. S., & Peixoto, A. C. B. (2020). Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-20. Filatro, A., & Cairo, A. H. (2015). Mediação pedagógica em ambientes virtuais: interações e diálogos necessários. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, 23(2), 54-61. Freire, P. (1974). Pedagogy of the Oppressed. Continuum. Fundação Carlos Chagas. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de- pandemia/>. Acessado em: 12 abril 2023. Gatti, B. A., Shaw, G. S. L., & Pereira, J. G. L. T. (2021). Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Práxis Educacional, 17(45), 511-535. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361 Goi, M. J., & Borges, P. B. P. (2022). Investigação sobre a formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 13(1), 1-26. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Cidade – José de Freitas. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/jose-de-freitas/panorama>. Acessado em: 12 abril 2023. Izquierdo, I. (2018). Memória. In: F. G. Graeff, & D. C. Guimarães (Eds.), Neurociências: da molécula à cognição (pp. 311-336). Artmed. Jordán-Conde, Z., López-Menéndez, E., & Martínez-Sanz, R. (2021). Using WhatsApp for Educational Purposes: An Analysis of Its Potential and Challenges. In Mobile Learning and Education (pp. 149-169). Springer. Kandel, E. R., Dudai, Y., & Mayford, M. R. (2014). The molecular and systems biology of memory. Cell, 157(1), 163-186. Lei no 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado em: 12 abril 2023. Locatelli, C. A. (2018). Política Nacional de Formação Docente: o programa de iniciação à docência no contexto brasileiro atual. Revista Eletrônica de Educação, 12(2), 308-318. Magalhães, R. C. S. (2021). Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 28, 1263-1267. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000700014 Minayo, M. C. S. (2017). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora Hucitec. SP. Nonato, J. R., Sales, R. S., & Cavalcante, E. P. (2022). A ampliação do campo da docência e a formação profissional especializada. Editora: Tempos. SP. Nóvoa, A. (Ed.). (1999). Profissão professor. Portugal: Porto Editora. Nóvoa, A., & Alvim, Y. C. (2021). Os professores depois da pandemia. Dossiê democracia, escola e mudança digital: desafios da contemporaneidade. Educação e sociedade, 42. Oliveira, R. (2015). Formação inicial e continuada de professores no Brasil: uma perspectiva atual. EDITORA: Imprensa Oficial - SP O Progresso (2020). Alunos da zona rural de José de Freitas enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas durante a pandemia. Ed. 5 de agosto. Dourados - MS. Pádua, E. M. M. (2010). Contribuições da pesquisa qualitativa para os estudos organizacionais. Revista de Administração Contemporânea, 14(1), 159-178. Peralta, A. (2022). A história da preparação dos professores no Brasil. Revista Unesp. SP. Pinto, F. S.. (2020). Desafios na apresentação dos conteúdos escolares e seu impacto na proficiência e no engajamento dos alunos. Ed. Sambari. MG. Ponce, B. J., & Araújo, W. B. (2021). Pós-pandemia no Brasil: a necessária retomada e ampliação da democracia e a construção de um porvir curricular de qualidade social. Revista e-Curriculum, 19(4), 1432-1459. Prefeitura Municipal de José de Freitas Piauí. (2023). História da Cidade de José de Freitas. Disponível em: <https://josedefreitas.pi.gov.br/histórico>. Acessado em: 12 abril 2023. Rios, C., Hernández, M., & Banguera, A. (2019). WhatsApp en educación: análisis y propuestas para la formación docente [WhatsApp in education: analysis and proposals for teacher training]. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), 181-196. Rocha, M. G. A. C. (2023). Aspectos da precarização das relações de trabalho na indústria do petróleo da Bacia de Campos; um olhar sobre os trabalhadores efetivos e terceirizados. Rio de Janeiro, RJ: FLACSO/FPA. Santos, R. (2020). Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre a realidade rural. In Anais do Congresso Brasileiro de Educação do Campo, 5(1), 123-137. Saviani, D. (2005). História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, 30(2), 11-26. Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), jan./abr. Serres, M. (2012). A Filosofia Militante. Estação Liberdade. Agen - França Silva, A. (2020). Avaliação no ensino remoto: o caso da rede municipal de ensino de José de Freitas-PI. José de Freitas, PI: Rede Municipal de Ensino de José de Freitas-PI. Silva, A. S., Santos, M. M., & Oliveira, J. M. (2021). Desafios e adaptações no ensino remoto em áreas rurais durante a pandemia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6(1), 307-327. Tavares, D., & Silva, L. (2020). WhatsApp como ferramenta pedagógica no ensino superior. [WhatsApp as a pedagogical tool in higher education]. Revista de Inovação e Pesquisa em Tecnologia de Educação, 4(2), 22-31. Veiga, I. P. A. (2008). Docência como Atividade Profissional. In: Veiga, I. P. A., & Dávila, C. M. (Eds.), Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas, SP: Papirus. Verger, A., Lubienski, C., & Steiner-Khamsi, G. (2016). World Education Forum: The Global Education Industry. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory (pp. 1-6). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-287-532-7_361-1 Willingham, D. T. (2009). Why don't students like school? A cognitive scientist answers questions about how the mind works and what it means for the classroom. Jossey-Bass. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Ensino Remoto | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Remote learning | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Formação de professores e o ensino remoto na pandemia em José de Freitas estado do Piauí | por |
dc.type | mastherThesis | por |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCF_ERIMAR_PEREIRA_DA_ROCHA_PÓS_BANCA_Versão_Revisada.pdf.pdf | Documento principal | 443,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
21 Ata de Defesa SZ ERIMAR PEREIRA DA ROCHA - signed.pdf | ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL - MESTRADO | 290,21 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador