Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Willians Alves da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2290002490434322por
dc.contributor.advisorQueiroz, Teresinha de Jesus Mesquita-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2174469625709824por
dc.date.accessioned2024-12-02T18:33:51Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/710-
dc.description.resumoO presente estudo pretende analisar a construção histórica do Movimento Armorial, em Pernambuco, por meio do seu principal fundador e organizador, Ariano Suassuna, entre os anos de 1950 e 1970. Lançado em 18 de outubro de 1970, em Recife, o Movimento com expressões na arte, literatura, poesia e música, tentou realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares. Com isso, a organização cultural propôs criar um alto padrão de literatura e arte, buscando uma beleza plena e de sentido nacional. Busca-se com a pesquisa compreender o Movimento Armorial enquanto invenção, posto que a organização estética foi fruto de discursos legitimados e engajamentos políticos, culturais e intelectuais de Ariano Suassuna. Uma análise histórica de suas participações no Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), no Teatro Popular do Nordeste (TPN), no Movimento de Cultura Popular (MCP), como Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco, e como membro do Conselho Federal de Cultura (CFC), serão imprescindíveis para entender como se deu as suas inclinações para salvaguardar a cultura popular nordestina e brasileira. Perceber a morte do pai de Ariano, João Suassuna, durante da Revolução de 1930, assim como estudar os embates travados entre Ariano Suassuna e seus antigos alunos de Estética também serão fundamentais para entender a fabricação Movimento Armorial. Por meio de fontes como entrevistas, jornais, revistas, boletins, atas, manifestos e dissertações de livre docência, com amparo na História Cultural e em conceitos como lugar social, práticas e representações e invenção, dos autores Michel de Certeau (2012), Roger Chartier (2004) e Durval Muniz (2011), respectivamente, e em categorias como a escrita de si, de Michel de Foucault, objetiva-se entender, a partir da trajetória político-artístico-cultural de Ariano Suassuna, como tal movimento emergiu historicamente e quais as condições históricas possibilitaram a sua fabricação.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the historical construction of the Armorial Movement in Pernambuco, through its main founder and organizer, Ariano Suassuna, between 1950 and 1970. Launched on October 18, 1970, in Recife, the Movement, with expressions in art, literature, poetry and music, tried to create an erudite Brazilian art based on popular roots. With this, the cultural organization set out to create a high standard of literature and art, seeking full beauty and national meaning. This research seeks to understand the Armorial Movement as an invention, given that the aesthetic organization was the result of legitimized discourses and Ariano Suassuna's political, cultural and intellectual engagements. A historical analysis of his participation in the Student Theatre of Pernambuco (TEP), the Popular Theatre of the Northeast (TPN), the Popular Culture Movement (MCP), as Director of the Department of Cultural Extension at the Federal University of Pernambuco, and as a member of the Federal Council of Culture (CFC), will be essential to understanding his inclinations towards safeguarding popular culture in the Northeast and Brazil. Understanding the death of Ariano's father, João Suassuna, during the 1930 Revolution, as well as studying the clashes between Ariano Suassuna and his former Aesthetics students will also be fundamental to understanding the making of the Armorial Movement. Using sources such as interviews, newspapers, magazines, bulletins, minutes, manifestos and academic dissertations, with the support of Cultural History and concepts such as social place, practices and representations and invention, by Michel de Certeau (2012), Roger Chartier (2004) and Durval Muniz (2011), respectively, and in categories such as the writing of the self, by Michel de Foucault, the aim is to understand, based on Ariano Suassuna's political-artistic-cultural trajectory, how this movement emerged historically and what historical conditions made its fabrication possible.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Willians Alves da Silva (williansgraduate@gmail.com) on 2024-12-01T22:06:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Willians Alves.pdf: 2197240 bytes, checksum: 64110a07bb5ca8300f31ee654fd70f0e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-12-02T18:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Willians Alves.pdf: 2197240 bytes, checksum: 64110a07bb5ca8300f31ee654fd70f0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T18:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Willians Alves.pdf: 2197240 bytes, checksum: 64110a07bb5ca8300f31ee654fd70f0e (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Piauí (UFPI)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em história do Brasil (PPGHB-UFPI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMovimento Armorialpor
dc.subjectAriano Suassunapor
dc.subjectCultura Popularpor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectArmorial Movementpor
dc.subjectAriano Suassunapor
dc.subjectPopular culturepor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpor
dc.subject.cnpqHistória Contemporâneapor
dc.subject.cnpqHistória Culturalpor
dc.title“Heráldica da cultura popular”: Ariano Suassuna e a fabricação do movimento armorial (1950-1970)por
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Willians Alves.pdfDocumento principal 2,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador