Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Clemente, Mônica | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1386030641165916 | por |
dc.contributor.advisor | Fraga, Dinorá | - |
dc.contributor.referees1 | Gomes, Iria zanoni | - |
dc.contributor.referees2 | Rosa, Miriam Suzete de Oliveira | - |
dc.contributor.referees3 | Martini, Rosa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-28T19:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2004 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/749 | - |
dc.description.resumo | E se invertêssemos? “Suponhamos que tudo, em vez de ser feito de átomo, matéria, fosse feito de consciência. O que aconteceria neste caso?” (GOSWAMI, 1993, p. 26). Que ciência, cultura e educação teceríamos? É essa reflexão que a presente dissertação pretende desenvolver: “Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método”. Meu objetivo, ao refletir sobre a consciência como “tecedora de tudo o que há”, foi expressar a relação entre Ser/Viver e (Se) Conhecer por meio da vivência da ciência milenar do Tantra Yoga, conforme proposto por Sarkar. Esse percurso dialoga com a biologia do amor de H. Maturana, a transdisciplinaridade de B. Nicolescu e a física quântica de A. Goswami, vertentes que não separam vida, sociedade, política, arte, ciência e espiritualidade de suas produções acadêmicas. O objeto deste trabalho, portanto, não está dissociado do sujeito nem da vida, pois a autoconsciência foi observada como método de pesquisa do ser humano que se aventura a conhecer a si mesmo e o mundo. Analisa-se, assim, o efeito do autoconhecimento – que é simultaneamente produzido e produtor da autoconsciência – sobre o próprio sujeito e seu entorno, num processo recursivo e eterno de desvendamento e cocriação. A abordagem sistêmica desta dissertação transformou seu próprio resultado: a experiência de saborear a autoconsciência – gerada e geradora de autoconhecimento – e suas implicações na emoção, que, segundo Maturana, funda o social e o amor. Assim, o trabalho tornou-se uma peça de teatro, na qual o jogo de relações entre a multidimensionalidade do ser/viver e o outro (seja ele um sujeito ou o entorno) se expressa em personagens em busca de si mesmos. | por |
dc.description.abstract | And what if we inverted it? "Suppose that everything, instead of being made of atoms, of matter, was made of consciousness. What would happen in this case?" (GOSWAMI, 1993, p. 26). What kind of science, culture, and education would we weave? This is the reflection that the present dissertation seeks to develop: "Navigating Oneself, The Small Theater of Being: Self-Consciousness as a Method." My objective, in reflecting on consciousness as the "weaver of all that exists," was to express the relationship between Being/Living and (Self)Knowing through the experience of the millenary science of Tantra Yoga, as proposed by Sarkar. This path engages in dialogue with H. Maturana’s biology of love, B. Nicolescu’s transdisciplinarity, and A. Goswami’s quantum physics—perspectives that do not separate life, society, politics, art, science, and spirituality from their academic productions. The object of this study, therefore, is not dissociated from the subject nor from life itself, as self-awareness has been observed as a research method for the human being who ventures to know themselves and the world. Thus, the effect of self-knowledge—simultaneously produced by and producing self-awareness - is analyzed in relation to the subject and their surroundings, in a recursive and eternal process of unveiling and co-creation. The systemic approach of this dissertation transformed its own outcome: the experience of savoring self-awareness - both generated by and generating selfknowledge - and its implications for emotion, which, according to Maturana, is the foundation of the social and of love. In this way, the work became a theater piece, where the interplay of relationships between the multidimensionality of being/living and the other (whether a subject or the environment) is expressed through characters in search of themselves. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mônica Clemente (monicaclemente1965@gmail.com) on 2025-02-21T15:20:14Z No. of bitstreams: 1 Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método - Mônica Clemente.pdf: 2420546 bytes, checksum: 8804477349db11066ac20a1a035999d5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-02-28T19:06:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método - Mônica Clemente.pdf: 2420546 bytes, checksum: 8804477349db11066ac20a1a035999d5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-28T19:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método - Mônica Clemente.pdf: 2420546 bytes, checksum: 8804477349db11066ac20a1a035999d5 (MD5) Previous issue date: 2004 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.relation.references | ARORA, Harbans Lal. A Ciência Moderna À Luz do Yoga Milenar. Rio de Janeiro: Nova Era, 1999. ANDREWS, Susan. A Comentary of Ananda Sutra of Anandamurtii (Sarkar). West Bengal: Ananda Marga Publication, 1960. _________________. Transcrição da sua palestra BIOPSICOLOGIA, no Rio de Janeiro, em 1996, por Leonardo Turi. (Material Interno) ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. BUCK, William. Mahabharata. Poema Épico recontado por William Buck. São Paulo: Cultrix, 1973. CAMPBELL, Joseph e MOYERS, Bill . O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990. DUARTE JR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos. A Educação ( do) Sensível. Curitiba: Criar, 2001. DURAND, Gilbert. As estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes,1997. ELIADE, Mircea. Yoga, Imortalitidade e Liberdade. São Paulo: Palas Athena, 1998. FAHRI, Donna. Breathing Book. Good health and Vitality Throught Essential Breath Work. New York: Owl Books, 1996. FEUERSTEIN, Georg. A Tradição do Yoga – História, Literatura, Tradição e Prática. São Paulo, editora Pensamento: 1998. FRANZ, Marie-Louise Von. O Caminho dos Sonhos. São Paulo: Cultrix, 1997. ________________. O Gato.Um Conto da Redenção Feminina. São Paulo: Paulos, 2000. GOSWAMI, Amit. O Universo Auto-consciente. Como a consciência cria o mundo material. Rio de Janeiro: Record, Rosa dos Tempos.1993. HAICH, Elizabetht. A Sabedoria do Tarô. São Paulo: Editora Pensamento, 1992 HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo como Elemento da Cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. JONAS, Hans. O Princípio vida. Fundamentos para uma biologia filosófica. Rio de Janeiro: Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004. MAHESHVARANANDA, Dada. Após o Capitalismo. A Visão de PROUT para um Novo Mundo. Belo Horizonte: Proutista Universal, 2002, 2003. MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. ____________Ontologia da Realidade. São Paulo: Editora UFMG, 2000. ____________Varela, Garcia Francisco J. – De Máquinas a Seres Vivos. Autopoiese – a organização do Vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. MORIN, Edgar. A Religação do Saberes: o desafio do século XXI. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. NICHOLS, Sallie. Jung e o Tarô. Uma Jornada Arquetípica. São Paulo: Cultrix, 1991. NICOLESCU, Basarab et al. Educação e A transdisciplinaridade . Brasília: Unesco, 2000. OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Vozes, 1978. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1975. PIERRAKOS, Eva. O caminho da Auto-Transformação (The pathwork of Sel – Transformation) São Paulo: Editora Cultrix, 1990. SANTOS, Santa Maria Pires dos (ORG). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. SARKAR, Prabhat Ranjan. Yoga Psychology. Calcutá: Ananda Marga Publications, 1960. ______________________Discourses on Neo-Humanist Education. West Bengal: Ananda Marga Publications, 1998. ______________________Yogic Treatment . West Bengal: Ananda Marga Publication, 1967. ______________________Discourses on Tantra. Volumes 1 e 2, West Bengal: Ananda Marga Publication, 1993. ______________________ A Liberação do Intelecto. Neo-humanismo. São Paulo, 1987. ______________________The Eletronic Edition Of The Works of Sarkar. Version 6. Anandanagar, Bogotá: Ananda Marga Publications, 2001. SCHULZ, Mona Liza. Awakening Intuition. New York: Three Rivers Press,1998. SIMPKINSON, Charles e Anne. Histórias Sagradas: uma exaltação do poder de cura e transformação. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979. WILBER, Ken. A Consciência Sem Fronteiras. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 2001. YOGANANDA, Paramahansa. Auto-Biografia de um Yogue. São Paulo: Summus, 1981. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Yoga | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Corporeidade | por |
dc.subject | Autoconsciência | por |
dc.subject | Espiritualidade | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Navergar-se, o pequeno teatro de ser: a autoconsciência como método | por |
dc.type | mastherThesis | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método - Mônica Clemente.pdf | Documento principal | 2,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador