Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Iago Ferraz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7940401092043759por
dc.contributor.advisorAlexandre, Leila Rachel Barbosa-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2002555668464845por
dc.contributor.referees1Batista Júnior, José Ribamar Lopes-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507489924730523por
dc.contributor.referees2Lodi, Ana Claudia Balieiro-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511353286136586por
dc.date.accessioned2025-06-02T14:09:48Z-
dc.date.issued2025por
dc.identifier.citationNUNES, Iago Ferraz. O Projeto de Pesquisa nas práticas de Letramentos Acadêmicos de Surdos. 2025. 210 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/781-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as contribuições de uma oficina bilíngue de leitura e produção do gênero “projeto de pesquisa”, fundamentada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão desse gênero por surdos no contexto de seleção para o mestrado. Baseada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), especialmente no modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014), a pesquisa considera os letramentos acadêmicos como práticas sociais e propõe estratégias que vão além da mera aquisição de habilidades linguísticas. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados aconteceu em uma oficina que adotou uma abordagem crítica e reflexiva sobre os desafios acadêmicos dos surdos, focando na leitura e produção de textos acadêmicos, tendo a Libras como língua de instrução e utilizando uma metodologia bilíngue para contemplar as identidades linguísticas e culturais dos participantes, visando acessibilidade e inclusão. Os resultados indicam que a oficina favoreceu a apropriação do gênero, reduzindo barreiras na leitura e escrita ao utilizar materiais e metodologias alinhadas às identidades linguística e cultural dos participantes. Além disso, os dados revelam que as dificuldades enfrentadas pelos surdos na pós-graduação não se restringem à escrita em português, mas refletem lacunas nos processos de letramentos acadêmicos desde a escolarização, evidenciando práticas institucionais excludentes. A pesquisa destaca a necessidade de mudanças estruturais no ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação em nível de mestrado, para garantir ao alunado surdo um processo de ingresso, permanência e formação que seja justo, acessível e inclusivo.por
dc.description.abstractThis research investigated the contributions of a bilingual workshop on reading and writing in the “research project” genre, based on the academic literacies model, to the understanding of this genre by deaf participants in the context of master's degree selection. Grounded in the New Literacy Studies (NLS), particularly the Academic Literacies model (Lea; Street, 2014), the study considers academic literacies as social practices and proposes strategies that go beyond the mere acquisition of linguistic skills. The research was conducted through action research, with data collected from a workshop that adopted a critical and reflective approach to the academic challenges faced by deaf students, focusing on reading and producing academic texts, using Libras as the language of instruction and employing a bilingual methodology to address the linguistic and cultural identities of the participants, aiming for accessibility and inclusion. The results indicate that the workshop facilitated the appropriation of the genre, reducing barriers in reading and writing by using materials and methodologies aligned with the linguistic and cultural identities of the participants. Furthermore, the data reveal that the challenges faced by deaf students in graduate studies are not limited to writing in Portuguese but reflect gaps in academic literacy processes from early schooling, highlighting exclusionary institutional practices. The research underscores the need for structural changes in higher education, both at the undergraduate and graduate levels, to ensure a fair, accessible, and inclusive process of admission, retention, and academic development for deaf students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iago Ferraz Nunes (iagoferraznunes@gmail.com) on 2025-05-12T14:08:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Iago Ferraz_para Defesa 4.0.pdf: 1536163 bytes, checksum: 8e70d3629a04f275889cf8207557da8c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br), reason: Prezado Iago Ferraz, Foram realizadas algumas correções no preenchimento de metadados. No entanto, faltou as assinatura da banca examinadora no arquivo disponibilizado. Para o aceite reenviar com as assinaturas. Atenciosamente Equipe Deposita on 2025-05-23T19:12:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iago Ferraz Nunes (iagoferraznunes@gmail.com) on 2025-05-23T20:38:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Iago Ferraz Nunes_2025.pdf: 1654127 bytes, checksum: a270136796dbed50c15007ae460e26e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-06-02T14:09:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Iago Ferraz Nunes_2025.pdf: 1654127 bytes, checksum: a270136796dbed50c15007ae460e26e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T14:09:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Iago Ferraz Nunes_2025.pdf: 1654127 bytes, checksum: a270136796dbed50c15007ae460e26e1 (MD5) Previous issue date: 2025eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 2019. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2019. ARAÚJO, C; BEZERRA, B. Letramentos Acadêmicos: leitura e escrita de gêneros acadêmicos no primeiro ano do curso de letras. Revista Diálogos, 2013. BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec Editora, 2010. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Bezerra, Paulo. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306. BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and Writing in One Community. London: Routledge, 1998. BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. Gêneros textuais, tipificação e interação, v. 3, p. 19-46, 2005. BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo: Fatos e mitos. 4ª ed. –São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, v. 9, n. 4, p. 247-258, 2012. BEZERRA, B. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017. BISOL, C. A. et al. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 147–172, 14 set. 2010. BONINI, A. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. Gêneros textuais: reflexões e ensino, v. 2, p. 57-71, 2005. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Editora Vozes, 2023. BUTTLER, J. Variaciones sobre sexo y género. Beauvoir, Wittig y Foucault. BENHABIB, S et al. Teoría feminista y teoría crítica. Valencia: Generalita Valenciana, 1990. CAMPELLO, A. R. de S. Pedagogia visual/sinal na educação dos surdos. Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, p. 100-131, 2007. FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. L. Letramento acadêmico e a construção de sentido nas leituras de um gênero. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 569-599, 2010. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Editora Paz e Terra, ,2005. GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. 2. ed. London: Taylor & Francis, 1996. HYLAND, K. Humble servants of the discipline? Self-mention in research articles. English for Specific Purposes, Kidlington, Oxford, v. 20, n. 3, p. 207-226, 2001. LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: Na academic literacies approach. Studies in Higher Education, Abingdon, Oxon, UK, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. LEA, M.; STREET, B. O modelo dos letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Tradução de Komesu e Fischer In: Revista da USP v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/viewFile/79407/pdf_20>. Acesso em: 30 jan. 2015. LODI, A. C. B. et al. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, 2004. LODI, A. C. B.; BORTOLOTTI, E. C.; CAVALMORETI, M. J. Z. Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 131–149, dez. 2014. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais no ensino da língua. In: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 146-224. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Editorial, 2008. MILLER, C. R. Genre as social action. Quarterly journal of speech, v. 70, n. 2, p. 151-167, 1984. PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019. PERLIN, G.; STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2006. PRIOR, P. Writing/disciplinarity: a sociohistoric account of literate activity in the academy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Artmed Editora, 2009. QUADROS, R. M.; STUMPF, M. R. O primeiro curso de graduação em letras língua brasileira de sinais: educação a distância. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.169-185. ISSN 1676-2592. QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. 2007. REIS, F. Professores Surdos: Identificação ou “Modelo”. In: QUADROS, Ronice; PERLIN, Gládis (Orgs.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro, Editora Arara Azul, 2007. RODRIGUES, F. S.; MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D.(Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. 295p. 2007. ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, p. 184-207, 2005. RUSSELL, D. et al. Exploring notions of genre in “Academic Literacies” and “Writing across the Curriculum”: approaches across countries and contexts. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., 2007, Tubarão, SC. RUSSELL, D. Writing in the academic disciplines, 1870-1990: a curricular history. Carbondale, IL: South Illinois University Press, 1991. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Cortez Editora, 2017. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 1998. STREET, B. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, v. 28, n. 02, p. 541-567, 2010. STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. STREET, B. Literacy and learning. In J. R. Squire (Ed.), Interchange: Twelve essays on English education (pp. 104-131). London: Nuffield Foundation, 1980. STREET, B. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, 5, n. 2, 12 May 2003. 77-91. STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984. STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior-Fundamentos históricos e conceituais para curricularização da Libras como primeira língua. Petrópolis: Editora Arara Azul, v. 1, 2021. SWALES, J. M. 1990. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, selected 45–47, 52–60. In: The Discourse Studies Reader. John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 306-316. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez Editora, 2011. VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLetramentos Acadêmicospor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectProjeto de Pesquisapor
dc.subjectPesquisa-Açãopor
dc.subjectAcademic Literacieseng
dc.subjectDeafeng
dc.subjectResearch Projecteng
dc.subjectAction Researcheng
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespor
dc.titleO projeto de pesquisa nas práticas de letramentos acadêmicos de surdospor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Iago Ferraz Nunes_2025.pdfDissertação_Iago Ferraz Nunes_20251,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador