Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Priscila de Padua Marques-
dc.contributor.advisorLima, Ilane Coutinho Duarte-
dc.contributor.referees1Borges, Fernanda Samora Dias-
dc.contributor.referees2Rubim, Rossanna dos Santos Santana-
dc.date.accessioned2025-06-02T15:27:36Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/785-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso busca compreender o papel do bibliotecário frente a infodemia antivacina que tem crescido no Brasil, principalmente a partir da pandemia de COVID/19. Caracteriza-se por uma revisão bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, realizada entre o período de maio e junho de 2024, nas bases de dados BRAPCI, BVS e Scielo. O corpus de análise final resultou em dezesseis artigos. Os resultados revelam a importância do bibliotecário para formação em competência crítica da informação, sendo um dos elos para mediação entre pesquisadores e a população. Destaca-se a interdisciplinaridade da biblioteconomia para atuação com comunicadores, divulgadores científicos e profissionais de saúde. O campo de pesquisa recente, porém promissor e socialmente relevante.por
dc.description.abstractThis course completion work seeks to understand the role of the librarian in the face of the anti-vaccine infodemic that has been growing in Brazil, especially following the COVID-19 pandemic. It is characterized as an exploratory bibliographic review, with a qualitative approach, conducted between May and June 2024, using the databases BRAPCI, BVS, and Scielo. The final analysis corpus resulted in sixteen articles. The results reveal the importance of librarians in training for critical information competency, serving as one of the links for mediation between researchers and the population. The interdisciplinary nature of librarianship is highlighted for collaboration with communicators, scientific disseminators, and health professionals. It is a recent field of research, but one that is promising and socially relevant.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Caetano (priscilapcaetano@gmail.com) on 2025-05-29T17:33:25Z No. of bitstreams: 2 Bibliotecários como mediadores no combate à desinformação.pdf: 389550 bytes, checksum: df91bef223008ca27d2b6c53dd1dfcd1 (MD5) Priscila_-_ATA_APROVACAO_assinado_assinado_%281%29_assinado.pdf: 177980 bytes, checksum: 969ee31f6ea7b67052bded990e78ded9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-06-02T15:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bibliotecários como mediadores no combate à desinformação.pdf: 389550 bytes, checksum: df91bef223008ca27d2b6c53dd1dfcd1 (MD5) Priscila_-_ATA_APROVACAO_assinado_assinado_%281%29_assinado.pdf: 177980 bytes, checksum: 969ee31f6ea7b67052bded990e78ded9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T15:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bibliotecários como mediadores no combate à desinformação.pdf: 389550 bytes, checksum: df91bef223008ca27d2b6c53dd1dfcd1 (MD5) Priscila_-_ATA_APROVACAO_assinado_assinado_%281%29_assinado.pdf: 177980 bytes, checksum: 969ee31f6ea7b67052bded990e78ded9 (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.referencesALVES, Ana Paula Meneses. COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: ativo para uma sociedade em constante transformação digital. Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9785. Acesso em: 12 maio 2024. ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Pós-verdade: novo objeto de estudo para a Ciência da Informação. Informação & Informação, v. 26, n. 1, p. 94, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39667. Acesso em: 21 mar. 2024. ARAÚJO, Lívia de Oliveira Lima Cavalcanti de; VOGEL, Michely Jabala Mamede. O papel do bibliotecário frente ao universo das Fake News. Ciência da Informação Express, v. 2, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/37. Acesso em: 17 mar. 2024. BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Educação de usuários e competência em informação: enlaces e desenlaces. Repositórios Latinoamericanos, 2020. Disponível em: https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/9109075. Acesso em: 21 fev. 2024. BENITES, Falkenberg Mirian; LIMA, Paula; MORAES, Eliane Pedrozo de; et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Icts.unb.br, 2014. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/29322. Acesso em: 9 mar. 2024. CORRÊA, Cristina Elisa Delfini; CUSTÓDIO, Marcela Gaspar. A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em Ortega y Gasset. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, p. 197–214, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/777. Acesso em: 17 mar. 2024. D’ALMONTE, Edson Fernando; SIQUEIRA, Egberto Lima; SILVA, George de Araújo e. Vacinas e desinformação: uma análise de conteúdo sobre fake news apuradas por plataformas de debunking em redes sociais. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 17, n. 3, 2023. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2023/11/1517702/113821aodalmontept.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024. DANDARA, Luana. Cinco dias de fúria: Revolta da Vacina envolveu muito mais do que insatisfação com a vacinação. Fiocruz, Rio de Janeiro, 09 de jun.2022. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/cinco-dias-de-furia-revolta-da-vacinaenvolveu-muito-mais-do-que-insatisfacao-com-vacinacao. Acesso em: 25 mai. 2024. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 2 mai. 2024. FABER, Jean. Viés cognitivo: quando ser racional não é o bastante. Health Sciences Journal, v. 4, n. 4, p. 2-8, 2014. DOI: https://doi.org/10.21876/rcsfmit.v4i4. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/536/351. Acesso em 02 mar. 2024 FERNANDES, Jorlan; LANZARINI, Natália Maria; HOMMA, Akira; et al. Vacinas. Sp: Scielo - Editora Fiocruz, 2021. FORNASIER, Mateus de Oliveira; CAMARGO, Gabrieli; CASSOL, Laís. Mídias sociais e democracia: a influência das aplicações da inteligência artificial nas redes sociais e seu impacto no debate democrático. Caderno de Relações Internacionais, v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/1769/1709. Acesso em: 30 maio 2024. FURTADO, Camila; DIAS, Thiago Magela Rodrigues. A pessoa bibliotecária como agente de combate à desinformação na área da Ciência da Informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 19, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1929. Acesso em: 22 abr. 2024. FURTADO, Camila; LUCCA, Djuli Machado de; AYMONIN, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei. Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 19, p. 1–23, 2023. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751. Acesso em: 22 fev. 2024. GOMES, C. S. F. GUERRA, M. das G. G. V. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 4–15, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847. Acesso em: 25 abr. 2024. HOCHMAN, Gilberto. Vacinação, varíola e uma cultura da imunização no Brasil. Ciênc. Saúde coletiva, v. 16, n. 2, p. 375–386, 2024. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/his-37932. Acesso em: 21 abr. 2024. HOCHMAN, Gilberto. Vacinação, varíola e uma cultura da imunização no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 2, p. 375–386, 2011. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23969. Acesso em: 15 abr. 2024. INSTITUTO BUTANTAN. PNI 50 anos: entenda por que o programa brasileiro de vacinação é referência internacional em saúde pública. Instituto Butantã. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/pni-50-anos-entenda-por-que-oprograma-brasileiro-de-vacinacao-e-referencia-internacional-em-saude-publica. Acesso em: 27 abr. 2024. LUCCA, Djuli Machado De; PINTO, Marli Dias de Souza; VITORINO, Elizete Vieira. Educação de usuários e competência em informação: interlocuções teóricas e práticas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 1, p. 170–193, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1160. Acesso em: 15 abr. 2024. LYNCH, Christian Edward Cyril. “A multidão é louca, a multidão é mulher”: a demofobia oligárquico-federativa da Primeira República e o tema da mudança Da capital. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, out.-dez. 2013, p.1491-1514. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/kZmxVL4xZC3BYW5RKPGmXwb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2024. MELLO, Mariana Rodrigues Gomes de; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Competência crítica em informação em saúde. Asklepion: Informação em Saúde, v. 2, n. 1, p. 19–36, 2022. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/36. Acesso em: 11 maio 2024. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br. Acesso em: 25 mar. 2024. MOURA, Cristina Cristina Daenecke A.; ESTABEL, Lizandra Brasil; SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da; et al. O bibliotecário no contexto da informação em saúde: o (RE) pensar da formação profissional a partir da Agenda para a Saúde Sustentável (ASSA) 2030. Anais 29° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 1–12, 2022. ORTEGA Y GASSET, José. Missão do Bibliotecário. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006. PERES, Frederico; RODRIGUES, Karla Meneses; SILVA, Thais Lacerda e. Literacia em Saúde. SP: SciELO - Editora FIOCRUZ, 2021. RAMOS, Ana Carolina Lima da Conceição; PACHECO, Beatriz de Almeida Barreto; SOUSA, Jennifer Emily Anunciação; et al. Cobertura vacinal e o movimento antivacina: o impacto na saúde pública no Brasil. Rev. baiana saúde pública, p. 210–226, 2023. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio1438358. Acesso em 09 jun. 2024. RAQUEL, Cheila Pires; RIBEIRO, Kelen Gomes; ALENCAR, Nadyelle Elias Santos; et al. Os caminhos da ciência para enfrentar fake news sobre covid-19. Saúde e Sociedade, v. 31, n. 4, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/xwCJfCqzNMJjFLgvqfX5Bch/. Acesso em: 15 abr. 2024. RECUERO, Raquel; VOLCAN, Taiane; JORGE, Franceli Couto. Os efeitos da pandemia de covid-19 no discurso antivacinação infantil no Facebook. Lareferencia.info. Disponível em: https://lareferencia.info/vufind/Record/BR_4a39462ea3d475246895a07029dfadf1. Acesso em: 21 abr. 2024. REISS DR. The law and vaccine resistance. Science 2019. ROCHEL DE CAMARGO, K., Jr. Here we go again: the reemergence of anti-vaccine activism on the Internet. Cadernos de saude publica, v. 36, n. suppl 2, 2020. ROSA, Samuel Santos da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; LAIPELT, Rita do Carmo Ferreira. O discurso antivacina no ontem e no hoje: a Revolta da Vacina e a pandemia da covid-19, uma abordagem a partir da Análise do Discurso. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 17, n. 3, 2023. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3774/2645. Acesso em: 11 mar. 2024. SAMPAIO, Débora Adriano; DANTAS, Esdras Renan Farias; ALENCAR, Vitória Régia Araújo de. A informação na desconstrução de estereótipos dos quadros depressivos. Brapci.inf.br. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/151135. Acesso em: 21 fev. 2024. SANTOS, Jaires Oliveira; RODRIGUES, Kátia de Oliveira; SOUZA, Larissa de Lima. Atuação do bibliotecário frente às fake news. repositorio.ufba.br, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30766. Acesso em: 24 jun. 2024. SANTOS, Tereza. Varíola: a única doença humana erradicada no planeta. Invivo, 30 de ago. 2022. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/variola-erradicacao. Acesso em: 25 mar. 2024. SEVCENKO, Nicolau . A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo, Sp: Editora Unesp, 2018. SOUZA, Amanda Moura de. A informação científica e o público leigo. Revista Scientiarum História, v. 1, p. 7–7, 2018. Disponível em: https://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/219. Acesso em: 21 mar. 2024.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecáriopor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectMovimento antivacinapor
dc.subjectMediação da informaçãopor
dc.subjectCompetência crítica em informaçãopor
dc.subjectLibrarianeng
dc.subjectMisinformationeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectAnti-vaccine movementeng
dc.subjectInformation mediationeng
dc.subjectCritical information literacyeng
dc.subject.cnpqCiência da informaçãopor
dc.titleBibliotecários como mediadores no combate à desinformação: o desafio da infodemia antivacina no Brasilpor
dc.typebachelorThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste



Ferramentas do administrador