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Navegando por Autor "CICARELLO JUNIOR, Ivan Carlos"

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    Dissertação
    Educação Infantil: concepções de desenvolvimento humano em documentos curriculares das três maiores cidades catarinenses
    (Universidade da Região de Joinville (Univille), 2018) CICARELLO JUNIOR, Ivan Carlos; Campos, Rosânia; http://lattes.cnpq.br/0652299617795868; http://lattes.cnpq.br/7454965489684546; CAMPOS, Rosânia; http://lattes.cnpq.br/0652299617795868; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; http://lattes.cnpq.br/6901544078023636; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; http://lattes.cnpq.br/2222738235813129
    A pesquisa intitulada “Educação Infantil: concepções de desenvolvimento humano em documentos curriculares das três maiores cidades catarinenses” está situada no âmbito da linha de Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pró-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para a Educação e Infância (GPEI) da UNIVILLE. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as concepções de desenvolvimento humano, criança e educação infantil presentes em documentos curriculares da Educação Infantil das três maiores cidades catarinenses, procurando evidenciar o projeto societário ao qual estão alinhadas. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em dois grandes momentos: a) revisão bibliográfica e documental sobre documentos oficiais mandatórios e orientadores da educação nacional desde o final o século XIX; b) análise das concepções de desenvolvimento humano, criança e educação contidas nos documentos curriculares fornecidos pelas secretarias municipais de educação das cidades em estudo. A pesquisa teve como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, que se fundamenta no materialismo histórico-dialético. Para análise dos documentos optamos em utilizar a Perspectiva Tridimensional do Discurso de Norman Fairclough (2001). Essa abordagem foi escolhida por dialogar com a base epistemológica utilizada e por considerar as condições sócio-político-econômicas e ideológicas presentes nos discursos. As análises foram feitas a partir de uma leitura integral dos documentos e da notação de trechos, tendo como critério: (A) que refletissem explicitamente as concepções assumidas sobre desenvolvimento humano, criança e educação; ou (B) serem trechos ou imagens que evidenciem as orientações pedagógicas, por meio das quais podem ser apreendidas as concepções mencionadas. Os resultados indicam que, dentre outros aspectos, cada projeto societário é constituído por uma determinada forma de compreender o sujeito e o mundo, e para cada forma é pensado um tipo de educação, no sentido de formar sujeitos que efetivarão o projeto societário. Também nos possibilitou identificar que, dentre os documentos das três cidades pesquisadas, duas delas apresentaram concepções que caminham no sentido de efetivar um projeto societário mais democrático e equânime, fundamentados na perspectiva da criança como ser histórico e de direitos e da educação infantil como a primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas.
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