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Navegando por Autor "Cunha, Junior"

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    Capítulo de livro
    Comentário sobre o existencialismo Sartreano e a peça entre quatro paredes
    (Instituto Quero Saber, 2020) Rhoden, Cristiele; Cunha, Junior
    Aborda-se neste ensaio o existencialismo sartreano e a peça Entre Quatro Paredes. É levantada a questão sobre a liberdade dos seres humanos em comporem sua essência e a angústia proveniente da constante necessidade de fazer escolhas. A filosofia existencialista de Sartre é exposta a partir de conceitos chave para a compreensão da obra do filósofo francês – Liberdade, Angústia, Nada e Outro. Por fim, com base na peça Entre Quatro Paredes traz-se a lume o questionamento se, de fato, o inferno são os outros?
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    Capítulo de livro
    Deficiência visual: Noções introdutórias
    (Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, Junior
    A atual concepção sobre o termo “deficiência” é um marco para a história da inclusão da pessoa com deficiência. Ancorada sobre os princípios que dão base à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a definição vigente do termo busca reconhecer e, assim, superar as opressões enfrentadas pelas pessoas com deficiência ao longo de anos de exclusão e preconceitos que se estigmatizaram nas camadas mais profundas da epiderme das sociedades construídas ao longo da história. O presente capítulo foi pensado para ir ao encontro do exposto, visto que nosso objetivo é oferecer noções introdutórias sobre a deficiência visual e, assim, descontruir as impressões carregadas de pré-conceitos sobre a temática. Nesse intuito, colocamos em evidência a pessoa com deficiência visual e não sua deficiência.
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    Livro
    Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
    (Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, Junior; Nyamien, Francy
    Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.
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    Livro
    Perspectivas
    (Instituto Quero Saber, 2020) Meller Filho, Amaury; Valentini, Daniela; Cunha, Junior
    A coleção Perspectivas projeta-se sobre o horizonte como um farol a guiar aqueles que se propuserem e ousarem navegar os vastos oceanos do conhecimento. Os textos que integram este segundo volume representam com profundidade questões argutas e proeminentes da humanidade. Questões que causam incomodo e levam a reflexão. Em suma, questões que suscitam novas perspectivas sobre a vida e o mundo que nos cerca. Uma questão arguta e promitente é aquela que perpassa o senso comum e astuciosamente nos provoca. Nos desestabiliza. Nos leva a (re)considerar as bases que dão sustentação ao que conhecemos. Descartes, na filosofia; Newton, na ciência; Kafka, na literatura – entre outros – são exemplos de pensadores que se sentiram incomodados.
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    Capítulo de livro
    O teatro do oprimido como método pedagógico para pessoas com TDAH
    (Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, Junior
    O Teatro do Oprimido se trata de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que, devidamente aplicadas como método pedagógico, podem contribuir para o estabelecimento, manutenção e equilíbrio de relações interpessoais, estimular a criatividade e dar vasão a espontaneidade, para mais, é eficiente como ferramenta de transformação do comportamento humano e mudanças na práxis social. Aplicável a todo e qualquer indivíduo, o Teatro do Oprimido, empregado como método pedagógico para pessoas com TDAH auxilia no desenvolvimento de habilidades para o aprendizado e fixação de conteúdos didáticos.
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