Navegando por Autor "Cunha, Junior"
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- Capítulo de livroComentário sobre o existencialismo Sartreano e a peça entre quatro paredes(Instituto Quero Saber, 2020) Rhoden, Cristiele; Cunha, JuniorAborda-se neste ensaio o existencialismo sartreano e a peça Entre Quatro Paredes. É levantada a questão sobre a liberdade dos seres humanos em comporem sua essência e a angústia proveniente da constante necessidade de fazer escolhas. A filosofia existencialista de Sartre é exposta a partir de conceitos chave para a compreensão da obra do filósofo francês – Liberdade, Angústia, Nada e Outro. Por fim, com base na peça Entre Quatro Paredes traz-se a lume o questionamento se, de fato, o inferno são os outros?
- Capítulo de livroDeficiência visual: Noções introdutórias(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, JuniorA atual concepção sobre o termo “deficiência” é um marco para a história da inclusão da pessoa com deficiência. Ancorada sobre os princípios que dão base à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a definição vigente do termo busca reconhecer e, assim, superar as opressões enfrentadas pelas pessoas com deficiência ao longo de anos de exclusão e preconceitos que se estigmatizaram nas camadas mais profundas da epiderme das sociedades construídas ao longo da história. O presente capítulo foi pensado para ir ao encontro do exposto, visto que nosso objetivo é oferecer noções introdutórias sobre a deficiência visual e, assim, descontruir as impressões carregadas de pré-conceitos sobre a temática. Nesse intuito, colocamos em evidência a pessoa com deficiência visual e não sua deficiência.
- LivroOficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, Junior; Nyamien, FrancyOficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.
- LivroPerspectivas(Instituto Quero Saber, 2020) Meller Filho, Amaury; Valentini, Daniela; Cunha, JuniorA coleção Perspectivas projeta-se sobre o horizonte como um farol a guiar aqueles que se propuserem e ousarem navegar os vastos oceanos do conhecimento. Os textos que integram este segundo volume representam com profundidade questões argutas e proeminentes da humanidade. Questões que causam incomodo e levam a reflexão. Em suma, questões que suscitam novas perspectivas sobre a vida e o mundo que nos cerca. Uma questão arguta e promitente é aquela que perpassa o senso comum e astuciosamente nos provoca. Nos desestabiliza. Nos leva a (re)considerar as bases que dão sustentação ao que conhecemos. Descartes, na filosofia; Newton, na ciência; Kafka, na literatura – entre outros – são exemplos de pensadores que se sentiram incomodados.
- Capítulo de livroO teatro do oprimido como método pedagógico para pessoas com TDAH(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, JuniorO Teatro do Oprimido se trata de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que, devidamente aplicadas como método pedagógico, podem contribuir para o estabelecimento, manutenção e equilíbrio de relações interpessoais, estimular a criatividade e dar vasão a espontaneidade, para mais, é eficiente como ferramenta de transformação do comportamento humano e mudanças na práxis social. Aplicável a todo e qualquer indivíduo, o Teatro do Oprimido, empregado como método pedagógico para pessoas com TDAH auxilia no desenvolvimento de habilidades para o aprendizado e fixação de conteúdos didáticos.