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Navegando por Autor "Lima, Alan Freire de"

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    Livro
    Antropologia da inclusão religiosa judaica - conversão ao judaísmo online: a incorporação dos rituais religiosos judaicos em ambiências virtuais
    (Logos University International - UNILOGOS, 2024) Lima, Alan Freire de
    Este livro, fruto de uma tese de doutorado em antropologia, investiga a incorporação das ambiências virtuais na cultura judaica, abrangendo websites, plataformas digitais e ambientes de aprendizagem virtual. A obra foca particularmente nos programas de estudo e conversão ao judaísmo oferecidos 100% online, além de mencionar outros websites judaicos. Descreve e discute três websites específicos para conversão ao judaísmo mediada por rabinos: Make me Jewish (Convert to Judaism online) do rabino não ortodoxo Marc Rubenstein, Converting to Judaism do rabino ortodoxo Gedalia Walls, e Darshan Yeshiva, um rabinato composto por dezenas de rabinos de diversas denominações judaicas não ortodoxas. A pesquisa é dividida em três eixos principais: 1. Concepções das tecnologias digitais, ciberespaço, cibercultura e ciber-religião. 2. Teoria antropológica sobre a gênese cultural, concepções de cultura, identidade judaica e a relação do judaísmo com sua ancestralidade e modernidade. 3. Teorias sobre exclusão e inclusão religiosa judaica e a pluralidade humana. A importância desta pesquisa reside na sua capacidade de lançar luz sobre a maneira como as tecnologias digitais estão transformando práticas religiosas tradicionais. Ao explorar a oferta de conversão ao judaísmo através de plataformas online, o estudo revela um fenômeno contemporâneo de democratização religiosa, onde barreiras geográficas e sociais são superadas, permitindo que indivíduos de diversas partes do mundo acessem e participem de rituais e processos de conversão anteriormente restritos a contextos presenciais. Além disso, a pesquisa destaca a relevância do assunto ao abordar questões de identidade cultural e religiosa em um mundo cada vez mais digital. O judaísmo, com sua longa história e ricas tradições, encontra nas plataformas digitais um novo espaço de expressão e continuidade, refletindo tanto a preservação quanto a adaptação de suas práticas. A análise das diferenças entre as abordagens ortodoxa e não ortodoxa no uso dessas tecnologias evidencia a diversidade interna do judaísmo e a pluralidade de caminhos para a vivência religiosa. O estudo também tem implicações significativas para a compreensão do pluralismo religioso e da inclusão. Ao discutir como as plataformas digitais podem tanto incluir quanto excluir indivíduos, a pesquisa oferece uma reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades do ciberespaço para a prática religiosa. A superação de fundamentalismos e preconceitos religiosos judaicos, promovida por essas novas formas de interação, é um aspecto crucial do debate contemporâneo sobre religião e tecnologia. Assim, este livro não apenas documenta um fenômeno emergente, mas também contribui para o diálogo mais amplo sobre o papel da tecnologia na transformação das práticas religiosas e culturais. Ao oferecer uma análise detalhada e profunda dos websites de conversão ao judaísmo e sua mediação por rabinos, a obra se torna uma leitura essencial para estudiosos de religião, antropologia, sociologia e tecnologia, bem como para qualquer pessoa interessada na intersecção entre tradição e modernidade no mundo digital.
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    Tese
    Antropologia da inclusão religiosa judaica: conversão ao judaísmo online: a incorporação dos rituais religiosos judaicos em ambiências virtuais
    (Logos University International - UNILOGOS, 2023) Lima, Alan Freire de; Fofonca, Eduardo; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; https://unilogos.edu.eu/repositorio/; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; Leite, Maria Alzira; http://lattes.cnpq.br/1288740630738555; Hardagh, Claudia Coelho; http://lattes.cnpq.br/4855101093806729; Schütz, Jenerton Arlan; http://lattes.cnpq.br/6075418179655079; Silva, Rita de Cássia Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/8104655070142689
    A presente tese descreveu e discutiu a abrangência que as ambiências virtuais foram incorporadas na cultura judaica e nos rituais religiosos judaicos. A problematização da pesquisa foi verificar se as tecnologias digitais estão presentes e de que forma modificaram os rituais judaicos e se cumpre um papel inclusivo no judaísmo. A metodologia aplicada foi mista, incluindo a revisão bibliográfica, tendo uma abordagem exploratória e etnográfica descritiva da antropologia. A fundamentação teórica abrangeu em um primeiro momento aspectos da ciência da informação, ciberespaço, cibercultura e ciber-religiosidade, posteriormente trabalhamos as concepções de cultura, povos originários e identidade judaica dentro do arcabouço teórico da antropologia e de teorias judaicas especializadas, por conseguinte sobre exclusão e inclusão religiosa no judaísmo, e uma discussão sobre a descrição sobre conversão ao judaísmo online, ordenação rabínica online e sobre rituais religosos judaicos pela internet. A revisão bibliográfica abarcou o impacto das novas tecnologias digitais na sociedade abordadas por Bembem (2013), Lévy (1999), Miklos (2010) dentre outros; e sobre os aspectos da filosofia e da antropologia propostas por Geertz (2014), Lévy-Strauss (2017), Malinoswi (2013), Franz Boas (2011), Franz Boas (2023), Scocuglia (2002), Muhl (2020), Dilthey (1989), Silva (2015), como também da história e da cultura judaica e criptojudaica com Cukierkorn (1994), Novinsky (2015), Donin (1983) dentre outros, e por fim teorias sobre inclusão e pluralismo com os autores Freire (2008), Cézar (2012), Nadell (2021), Arendt (2007), Arendt (1979), Winckler (2004), Dolsten (2017) e demais autores. O primeiro capítulo abordou tecnologias digitais, ciberespaço, cibercultura, ciber-religiosidade e ciber-religião nas ambiências virtuais e dos seus impactos sociais; o capítulo segundo se debruçou sobre a gênese dos processos culturais humanos, povos indígenas e originários, povos nativos, povos ancestrais; o terceiro capítulo inclina-se a reflexões sobre pluralismo, inclusão e inclusão religiosa judaica; o quarto capítulo foi a aplicação da descrição de websites judaicos sobre estudos judaicos para conversão ao judaísmo e para formação rabínica online e mostrou a existência tanto de websites como das redes sociais virtuais, e as possibilidades que as ambiências virtuais possibilitaram para as variadas manifestações culturais, cultos e rituais religiosos judaicos na modalidade online. Durante a presente tese, confirmou-se que já é uma realidade os rabinatos e rabinos que fazem conversões ao judaísmo oficial pela internet e que os websites judaicos e a imprensa judaica divulgaram que há pessoas que já procuraram a conversão ao judaísmo oficial pela internet por diversos fatores, seja por distância geográfica, segregacionismo judaico de comunidades judaicas físicas locais, bairrismo, elitismo e oligarquismo, arbitrariedades políticas e religiosas como barreiras à conversão ao judaísmo oficial dentre outras variáveis.
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    Livro
    Arco-íris: e a origem das cores do mundo
    (Logos University International - UNILOGOS, 2024) Lima, Arlete Freire de; Lima, Alan Freire de
    Este livro trata de uma história inspirada na escritura religiosajudaica na parte de Gênesis (Bereshit na Tora) adaptada ao públicoinfantil dentro de uma narrativa permeada por metáforas eencantamentos. Os protagonistas da história são Deus e Noé, na qualNoé indaga sobre as cores do arco-íris el relação ao mundo que aindanão havia cores, onde a partir da indagação de Noé faixas de coresdo arco-íris são emitidas por meio do arco-íris com a intervençãodivina de Deus. Cada faixa de cor do arco-íris vai preenchendo cadaelemento da Terra, por exemplo como a cor azul preenche a cor dosolhos de Noé e dos seus gatos, os oceanos, rios e os céus, a cor verdepinta as árvores e plantas, e assim por diante.
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    Livro
    Diversidade nas cores das peles dos seres humanos: A diversidade étnico-racial e cultural representada na pele da humanidade.
    (Logos University International - UNILOGOS, 2024) Lima, Arlete Freire de; Lima, Alan Freire de
    Todas as peles humanas são diferentes, seja de nascença ou por modificações corporais e estéticas. Quantas pessoas você conhece que muda o penteado do cabelo, usambases para tonalizar a pele e maquiagem, pessoas que moldam o corpo com alimentação saudável e exercícios e, muitas destas recorrem a uma correção a cirurgias para potencializar o seu aspecto natural, e as pessoas que utilizam adornos corporais devido sua cultura, inclusive com a aplicação de tatuagens para embelezamento e modificações corporais com influencias culturais? Dra. Arlete Freire de Lima
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    Artigo de Revista
    O estoicismo clássico e o humanismo de Montaigne como fontes para um funcionamento psíquico equilibrado
    (Logos University International - UNILOGOS, 2025) Lima, Alan Freire de
    O principal objetivo desta pesquisa científica é descrever, analisar e tentar interseccionar certos pensamentos a respeito de determinados assuntos cujo epicentro é a vida e seus dilemas apresentados por alguns dos principais filósofos estoicos da antiguidade clássica, destacando especialmente a ataraxia, apatheia, eudaimonia, racionalidade dentre outros conceitos deste ramo filosófico pelo Sêneca e Epicteto; do filósofo seiscentista Espinosa, assim como do pensamento e das contribuições do filósofo francês Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592), sobre sua eminente obra Ensaios. O pensador foi um filósofo francês renascentista e escritor erudito. Montaigne tinha um caráter humanista e cético, ele é considerado como o precursor do estilo literário ensaístico. Séculos que nos separam, sua época coincide com a incipiente grandes navegações europeias no século XVI a obra de Montaigne comunica diversos aspectos da vida em uma profunda introspecção, como um verdadeiro cético, faz a reflexão sobre si mesmo, suas concepções epistemológicas, auto-observação que se aproxima em certa medida da autoanálise da psicanálise, suas ideias e legados de sua época moderna tem uma ressonância avançada que influenciam os filósofos, psicanalistas, psicólogos, educadores, cientistas, pedagogos e humanistas na contemporaneidade.
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