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Navegando por Autor "Reis, Maria Vanessa Silva dos"

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    Dissertação
    Alfabetização financeira e ruralidade no município de capistrano – Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2023) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Robério Telmo; https://lattes.cnpq.br/5399106289189439; https://lattes.cnpq.br/5399106289189439; Lemos, José de Jesus Sousa Lemos; http://lattes.cnpq.br/5498218246827183; Campos, Kilmer Coelho; http://lattes.cnpq.br/6206120391191140; Rabelo, Clébia Mardônia Freitas; http://lattes.cnpq.br/0389573002554047
    O reconhecimento da alfabetização financeira como uma habilidade essencial para as pessoas cada vez mais aumenta no âmbito da realidade financeira mundial, tornando-se prioridade política de extenso prazo. Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este ensaio universitário no plano do senso estrito tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano - Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. O Município-alvo do exame destaca-se como o quinto com a maior população rural e mais elevado Valor Bruto de Produção dos estabelecimentos agropecuários da região do Maciço de Baturité. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como métodos, recorreu-se à análise de clusters e à análise discriminante, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira), sendo confirmados pela análise discriminante. Demais disso, a hipótese foi confirmada, constatando-se que a população rural pesquisada desfruta de baixo nível de alfabetização financeira, em relação às suas atitudes, comportamentos e conhecimentos financiais. Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para o meio rural e suas especificidades, porquanto a alfabetização financeira vai além do fato de impactar na saúde financial dos que a detêm, mas, também colabora, direta e indiretamente, no desenvolvimento do meio em que vivem.
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    Artigo de evento
    Alfabetização financeira sob a perspectiva da ruralidade feminina no interior do Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2023) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Kilmer Coelho
    O analfabetismo financeiro apresenta-se como um agravante presente em diversos contextos, com implicações negativas decorrentes, não somente de baixo conhecimento, mas, também de comportamentos financeiramente negativos. Tais implicações tomam proporções mais expressivas quando relacionadas ao gênero feminino e em regiões rurais, onde, historicamente, residem indivíduos com acesso assimétrico às informações. Nesse sentido, as mulheres apresentam, em estudos realizados mundialmente, os menores índices de alfabetização financeira, sendo menos propensas a planejar-se do que os homens. Este estudo objetiva mensurar o nível de alfabetização financeira da mulher rural residente no município de Capistrano – CE. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, adotando como proxies o conhecimento financeiro e o comportamento financeiro, considerando como metodologia de análise a técnica estatística de agrupamento. Tal análise permitiu a formação de três grupos: Baixo, Médio e Alto Nível de Alfabetização Financeira (BNAF, MNAF, e ANAF). Os resultados demonstraram que as mulheres rurais pesquisadas possuem baixo nível de alfabetização financeira, sendo necessário considerá-los relevantes para a formulação de estratégias ou políticas públicas focalizadas na resolução deste problema. Tendo em vista o fosso existente neste campo de estudo, busca-se incentivar o desenvolvimento de pesquisas futuras com foco nos demais espaços rurais, especialmente, orientados às mulheres, permitindo, assim, traçar o nível de Alfabetização Financeira da mulher rural.
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    Capítulo de livro
    Determinantes da educação financeira: uma análise da influência entre as variáveis socioeconômicas e as dimensões financeiras no território do maciço de Baturité – Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Robério Telmo
    A lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeira.
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    Livro
    Economia e ruralidades: estudos diversos
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Ribeiro, Isadora Gomes; Jesus, Francisdalva Rosa de; Ipolito, Antônia Leudiane Mariano
    A economia envolve diversas temáticas, permitindo diferentes estudos que buscam contribuir com a análise das várias situações ocorridas em nosso meio e, consequentemente, contribuir com as sugestões e as perspectivas que visam o desenvolvimento. O meio rural possui uma considerável contribuição para a economia do País, e envolve uma diversidade de atores sociais que participam ativamente para seu desenvolvimento. Desta forma, sua complexidade implica em visualizá-lo também sob perspectivas diferentes. Esta obra possui estudos diversos nas áreas da Economia e do Meio Rural, que perfazem concepções singulares sobre cada área pesquisada, evidenciando conhecimentos multidisciplinares. Contudo, ainda que atuem sob óticas diferenciadas, tais estudos compõem uma rede una, que buscam cooperar com o desenvolvimento de novas pesquisas voltadas para a análise do Meio Rural; Empreendedorismo e Microcrédito; Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); Disparidade Salarial; Educação Financeira e a relação com determinantes socioeconômicos e; a Produção de soja no cerrado Piauiense. Espera-se que este livro possa abrir novos olhares na busca da ampliação do conhecimento científico e no entendimento das complexidades existentes e, desta forma, contribuir significativamente com o aprendizado daqueles que apreciam os assuntos abordados e, assim, usarem como inspiração para implementarem em suas realidades.
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    Artigo de Revista
    Evolução dos indicadores da produção de soja no Matopiba
    (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2023) Loayza, Ana Cecília Vasconcelos; Reis, Maria Vanessa Silva dos; Jesus, Francisdalva Rosa de; Ipolito, Antonia Leudiane Mariano; Ribeiro, Isadora Gomes
    A soja tornou-se, em curto período, uma das principais commoditiesde exploração agrícola nacional. Neste panorama, é relevante discutir o cenário das novas fronteiras agrícolas que estão em plena expansão no Brasil. Destarte, este estudo objetiva analisar o desempenho agrícola do agronegócio na região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), em relação ao Brasil, por meio da evolução da produção sojícola, no período de 2010 a 2021. A metodologia utilizada consiste na análise descritiva dos indicadores de produção de soja; na análise de agrupamentos dos municípios da região analisada, tendo por base o desempenho produtivo da cultura no ano de 2021 e; o cálculo da Taxa Geométrica de Crescimento (TGC), em que se verificou as séries de tempo dos grupos. As análises sopesaram os indicadores da área plantada, da produção e do rendimento médio da produção de soja. Os dados foram obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Produção Agrícola Municipal (PAM). Os resultados apontam que a região Matopiba apresentou avanços significativos nos indicadores analisados, evidenciando um franco desenvolvimento agrícola no agronegócio, por meio da produção de soja na região. Adicionalmente, este estudo fornece subsídios para indicar direções do desenvolvimento agrícola na região analisada aos profissionais tomadores de decisão que atuam no setor, incluindo o papel primordial de contribuir com um desenvolvimento sustentável, mais equilibrado e inclusivo, indicando perspectivas para trabalhos futuros.
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    Capítulo de livro
    O impacto do microcrédito sobre o empreendedorismo feminino no período pandêmico
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Jesus, Francisdalva Rosa de; Campos, Robério Telmo
    A presença da mulher no mercado de trabalho brasileiro, bem como sua participação no empreendedorismo, é bastante notória e demanda uma melhor compreensão das questões enfrentadas por elas na trajetória empreendedora. As políticas de microcrédito tornaram-se a ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento do setor socioeconômico e produtivo, incluindo, em sua maioria, as mulheres no contexto das atividades microempreendedoras. Neste estudo, realizado com microempreendedoras clientes do Programa Crediamigo, na Mesorregião do Alto Parnaíba Piauiense, aborda-se a questão de como se apresenta a participação feminina, frente as ações do Microcrédito, em período de pandemia. O presente trabalho possui abordagens quantitativa e qualitativa, denominada abordagem mista quanto a seu delineamento, envolvendo assim, uma combinação de abordagens. Desta forma, utiliza-se como método de análise a clusterização (obtida por meio do software R versão 4. 1. 2). Os resultados obtidos denotam que o crédito do Programa Crediamigo trouxe benefícios para a maioria das microempreendedoras solicitantes, pois obtiveram o retorno do dinheiro investido, mesmo diante de adaptações frente ao período pandêmico.
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    Artigo de Revista
    Índice de vulnerabilidade social (IVS): uma análise da vulnerabilidade social feminina rural no Brasil
    (Universidade Federal do Ceará, 2023) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Loayza, Ana Cecília Vasconcelos
    A complexidade da vulnerabilidade social perpassa o reconhecimento de que as desigualdades presentes na perspectiva de gênero são fatores influenciados e influenciadores (perspectiva cruzada) para outras desigualdades sociais. Portanto, a adoção desta perspectiva como moldura conceitual para analisar as desigualdades sociais ainda se mostra complexa. O presente artigo possui como objetivo compreender o panorama da vulnerabilidade feminina rural no Brasil entre os anos de 2000 e 2021, baseando-se na realização de uma análise descritiva do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), a partir de dados provenientes do Atlas da Vulnerabilidade Social da rede IPEA. De modo geral, os resultados demonstraram a ocorrência de avanços significativos, no período de 2000 a 2021, relacionados à diminuição da vulnerabilidade social da mulher rural. Tais avanços são percebidos, principalmente, no IVS Capital humano. Já em relação ao IVS Trabalho e renda, notou-se que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam fatores a serem desenvolvidos para a involução da vulnerabilidade social feminina rural.
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    Artigo de Revista
    Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2023) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Robério Telmo
    Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este estudo tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano – Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como método, recorreu-se à análise de clusters, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira). Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para a ruralidade e suas especificidades.
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