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Navegando por Autor "Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira"

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    Artigo de Revista
    A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    A afetividade na transmissão de conhecimento serve como ferramenta base quando na apresentação, principalmente, de conteúdos de ordem abstrata como os apresentados na matemática. A fim de favorecer o ensino aprendizado, tem-se como foco central a relação dos processos cognitivos, para isso foram analisados trabalhos onde havia a presença da neurociência, uma vez que o processo acontece no cérebro. Visto isso, há uma explanação acerca dos entendimentos do desenvolvimento humano e importância da afetividade na percepção de Sigmund Freud e Jean Piaget. A seguir, é apresentado um panorama das teorias, inicialmente dedicadas a superdotação, que podem levar o indivíduo a desenvolver a inteligência lógica-matemática por meio dos processos de enriquecimento escolar que favorecem a cognição e a assimilação de informações. Por fim, as atividades propostas ajudam ao professor desenvolver as habilidades relacionadas ao pensamento crítico e raciocínio lógico inerentes a essa inteligência.
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    Capítulo de livro
    Discalculia: como utilizar a ludicidade a favor do professor e do aluno
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    O ser humano, desde muito cedo, elabora suas primeiras noções matemáticas que podem ser melhor observadas pelos professores em sala de aula. A matemática é composta por quatro eixos: tratamento de informações, números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Segundo os RCN’s (Referencial Curricular Nacional), que compreendem a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e o 1º do Ensino Fundamental, são trabalhados apenas os três últimos. A primeira, tratamento de informações, é inserida somente a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme os PCN’s. Durante a Educação Infantil, é possível averiguar se o aluno possui alguma anormalidade presente nas avaliações contínuas feitas pelos professores em um ou mais destes eixos, de modo a detectar previamente algum distúrbio de aprendizagem. Obviamente, o estudo profundo de cada caso deve ser feito por um psicopedagogo. A discalculia é um desses distúrbios que representa entre 3% a 6% das crianças que estão em idade escolar. Por isso, os docentes e responsáveis devem atentar-se aos sinais emitidos pelas crianças.
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    Tese
    Formação continuada de professores: a criação de sequências didáticas para uma educação na perspectiva inclusiva
    (Absoulute Christian University, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira; Rios, Hélio Sales; http://lattes.cnpq.br/1195155764737557; lattes.cnpq.br/4339738876228880; Barros, Betijane Soares de; http://lattes.cnpq.br/4622045378974366; Silva, Eduardo Cabral da; http://lattes.cnpq.br/2609068900467599; Pereira Jr, Ubirajara Aimoré; http://lattes.cnpq.br/3543260028320059
    A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional docente. Ainda mais com as mudanças constantes devido ao avanço da tecnologia, onde o ensino passou a ter o aluno como foco do aprendizado. Porém, no que tange à educação inclusiva, ainda há uma escassez de trabalhos voltados para a prática pedagógica no ensino remoto. Neste trabalho, apresenta-se uma nova abordagem para a criação de sequências didáticas voltadas para a educação infantil englobando uma perspectiva inclusiva. E, ao contrário de outros trabalhos relacionados à inclusão, essa abordagem dá ênfase na construção de atividades para o ensino remoto, que visem atender as demandas da diversidade do alunado. Permitindo uma aprendizagem integral do sujeito, levando em consideração suas características e necessidades. Para isso, a sistematização da trilha de aprendizagem apresentada foi baseada em teorias provenientes do enriquecimento escolar para pessoas com altas habilidades, pois, foi entendido que elas podem ser aplicadas em todos os tipos de aluno. Desta forma, cria-se um ambiente mais favorável ao aprendizado, uma vez que partem de conteúdos simples para abstratos de maneira gradativa. Espera-se ao final que o professor possa criar de maneira facilitada, sequências de aprendizagem remotas utilizando a estratégia demonstrada. E assim, adaptar as atividades disponíveis gratuitamente na internet para sua realidade escolar.
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    Capítulo de livro
    A influência da psicologia na aprendizagem digital: Adequando os formatos de comunicação
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    A popularização do ensino online ocasionou o aumento das discussões acerca das principais ferramentas utilizadas em sua realização. Além disso, a pandemia alavancou a produção de materiais didáticos, seja para as aulas à distância ou do ensino remoto. No entanto, a maior parte dos docentes não estavam preparados e acostumados a elas. Sendo assim, apresenta-se neste artigo algumas definições relacionadas aos principais atores da educação nesse momento, a comunicação e a tecnologia, sob uma perspectiva da psicologia. Este tema foi escolhido como ponto focal, pois a psicologia faz parte de muitos campos de pesquisa, dentre eles a educação e a comunicação. A psicologia cognitiva, um dos ramos da psicologia como área de conhecimento, é responsável pelo estudo das bases do conhecimento e surgiu na metade do século XX. Porém, com o advento das tecnologias e o boom gerado no processo de comunicação, os psicólogos puderam obter outras e mais usuais analogias para seus estudos. Podemos citar, entre elas, o surgimento de outras teorias sobre os processos psicológicos da atenção, percepção, motivação, memória e esquecimento, linguagem e aquisição de linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão.
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    Artigo de Revista
    Piaget, affectivity and cognition
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    Para compreender o simbólico retratado por Jean Piaget, devemos primeiro conhecer alguns conceitos desenvolvidos pelo pai da Psicanálise Sigmund Freud. Durante seus estudos, Freud desenvolveu o chamado Primeiro Tópico ou Teoria Topográfica. É dividido em três instâncias: inconsciente (Ics), pré-consciente (Pcs) e consciente (Cs), ou seja, cada uma delas é virtualmente responsável por uma função específica no psiquismo. A parte estudada por Jean Piaget em seu livro Psicanálise e suas relações com a psicologia da criança é o inconsciente. É a forma mais primitiva da psique humana, com leis próprias longe da racionalidade da consciência, ou seja, são os desejos mais profundos onde não há moral nem julgamento.
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    Artigo de Revista
    A proliferação de notícias falsas e suas consequências dentro e fora da sala de aula
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    Diante da proliferação de notícias na internet, devido à facilidade da divulgação e transmissão. Aumentaram consideravelmente os casos de falsas notícias e junto vieram as graves consequências. Os assuntos polêmicos, geralmente, são os que trazem maior repercussão. Tem-se como foco o problema gerado pelas notícias falsas divulgadas na internet. Como é possível avaliar a veracidade das notícias? De quem é a culpa? Como se dá a transmissão dessas notícias? Há consequências legais para os autores? Como a população reage? Portanto, tem-se como objetivos relatar os fatos mais absurdos decorridos das informações equivocadas criando um panorama do cenário noticioso atual e, discutir como é possível ajudar no processo de desenvolvimento que se está atualmente. Para isso, houve uma análise da circulação e veiculação e propagação de algumas notícias por meio da observação assistemática de comentários de leitores e matérias sobre o tema. Primeiramente há um panorama geral sobre como eram as notícias e sua evolução, bem como casos reais e suas repercussões serão discutidos bem como as medidas legais aplicadas. Serão identificadas as categorias das informações e o poder da circulação dos boatos. A pesquisa teve delineamento qualitativo de maneira exploratória, e será feito um levantamento bibliográfico sobre os principais autores que falam sobre o tema. Serão estudados textos produzidos por autores contemporâneos. Para esta pesquisa foi utilizado textos de autores de língua inglesa, espanhola e portuguesa.
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    Tese
    A relação entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise
    (Logos University International, 2024) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira; Lopes, Gabriel César Dias; http://lattes.cnpq.br/5261828712554239; http://lattes.cnpq.br/4339738876228880; Harrisson, William A.; Holmes, Amanda Lee; Samuel, Bensson V.
    Introdução: O sucesso acadêmico e o bem-estar psicossocial na infância são influenciados pelo desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Nesse contexto, as funções executivas, atuam na autorregulação emocional e comportamental, requisitos essenciais para interações sociais satisfatórias. A Psicanálise, pela ênfase nos processos inconscientes e nas relações interpessoais precoces, oferece um arcabouço teórico para a análise da intrincada relação entre funções executivas e comportamento social em crianças. Objetivo: Este estudo tem como objetivo examinar a intersecção entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise, buscando elucidar as contribuições dessa abordagem teórica para a compreensão da complexa dinâmica entre esses construtos. Método: A presente pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura, utilizando como base de dados eletrônicas PubMed, PsycINFO e SciELO. A busca abrangeu artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, utilizando como palavras-chave "funções executivas", "comportamento social", "crianças", "psicanálise" e "desenvolvimento infantil". Resultados: Revelou-se que a Psicanálise postula que, a qualidade das relações objetais primárias, a vivência de eventos traumáticos, a utilização de mecanismos de defesa e a dinâmica familiar influenciam diretamente o desenvolvimento das funções executivas e, consequentemente, a capacidade da criança de estabelecer vínculos saudáveis e interagir de forma prossocial. A internalização de padrões de interação, a segurança do apego e a presença de figuras parentais responsivas emergiram como fatores determinantes para a estruturação de funções executivas robustas e para a aquisição de habilidades sociais adaptativas. Conclusões: A Psicanálise fornece um modelo explicativo para a relação entre funções executivas e comportamento social em crianças, integrando fatores intrapsíquicos, interpessoais e contextuais. Essa perspectiva teórica oferece subsídios relevantes para a prática clínica e educacional, reforçando a importância de intervenções que visem à promoção da saúde mental, ao desenvolvimento emocional e à qualidade das relações interpessoais no contexto escolar.
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