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Navegando por Autor "Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues"

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    Tese
    A afetividade como peça central para o desenvolvimento holístico de crianças na Educação Infantil: propostas de mediação
    (Central Christian University, 2023) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues; Yildirim, Kemal; http://lattes.cnpq.br/4339738876228880; Yildirim, Kemal; Lopes, Gabriel César Dias; http://lattes.cnpq.br/5261828712554239; Silva, Uanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/1566400339988273
    Na infância, as crianças exploram o mundo de forma nômade, criando coleções de experiências. Desta maneira, a Educação Infantil, obrigatória a partir dos 4 anos, deve promover um ambiente escolar acolhedor, motivador e favorecer a exploração, harmonizando o desejo de aprender da criança com estratégias de mediação emocionalmente eficazes. Nesta etapa, compreender as funções cognitivas, conativas e executivas da aprendizagem é essencial para preparar as crianças para sua jornada educacional e para a vida. Além disso, a afetividade é importante, especialmente no jardim de infância, onde as interações emocionais entre professores e alunos são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Esta pesquisa tem como objetivo central investigar estratégias eficazes de mediação na educação infantil, com foco na promoção da afetividade como elemento fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A indagação central aborda o impacto do afeto no desenvolvimento cognitivo, social e emocional na primeira infância, buscando aprimorar estratégias de mediação para criar um ambiente de aprendizado inclusivo. Portanto, o estudo enfatiza a importância da afetividade na formação de competências cognitivas, emocionais e sociais, destacando a influência das interações afetuosas entre educadores e crianças. A metodologia adotada inclui análises bibliográfico-qualitativas, abrangendo pesquisas nos bancos de dados PubMed e Redalyc. A primeira análise se concentra na relação entre mediação, e a Tríade Funcional de Aprendizagem, composta pelas funções cognitivas, conativas e executivas na educação infantil. A segunda análise explora estratégias de mediação sob uma perspectiva afetiva, com ênfase na inclusividade. A discussão teórica enfatiza o papel central da afetividade no contexto do jardim de infância, onde as interações emocionais entre professores e crianças moldam tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional. Sendo assim, a afetividade é considerada um fator-chave no desenvolvimento infantil, influenciando a percepção da escola e do aprendizado pelas crianças. Além idsso, destaca-se a importância de criar ambientes acolhedores e motivadores para promover experiências educacionais positivas. Quanto aos resultados, a pesquisa aponta para a necessidade de aprimorar as práticas de mediação na educação infantil, reconhecendo a relevância da afetividade. Destaca-se a importância de estratégias baseadas em evidências para superar desafios e obstáculos enfrentados pelos educadores na incorporação efetiva da afetividade. Além disso, a pesquisa busca contribuir para a formação de educadores, fornecendo diretrizes práticas e recursos que capacitam a integração eficaz da afetividade em práticas pedagógicas. Pesquisas longitudinais são sugeridas para compreender o impacto a longo prazo das interações afetivas na educação e na vida das crianças por meio de acompanhamento longitudinal.
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    Dissertação
    Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
    (Universidad Europea del Atlántico, 2023) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues; Vistorte, Angel Olider Rojas; http://lattes.cnpq.br/0507476619809231; http://lattes.cnpq.br/4339738876228880; Ayala, Juan Luis Martín; Guerra, Oscar Ulloa; Rodríguez, Deysi Emília García
    O processo de aceitação do diferente dentro do ambiente social tem uma longa jornada até os dias atuais em todo mundo, houve exclusões e até mortes. Durante a readequação do que era aceitável pela sociedade, as pessoas passaram por métodos de educação, em sua maioria, através da criação de leis. Por outro lado, há uma grande confusão quanto ao conceito da palavra educação, pois este envolve preceitos que vão além da escolarização presente nas escolas. Ela compreende aquilo que forma o caráter moral do sujeito e a base está na família. Já a escolarização é papel da escola, pois é o espaço destinado à aquisição de conhecimentos acadêmicos. Contudo, sabe-se que esta distinção não é tão clara e cabe aos docentes conscientizar os discentes no que tange a aceitação da diversidade em sala de aula. Assim, é necessário que os professores tenham formação adequada para compreender os aspectos relacionados ao tema. O objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de formação continuada para professores de séries iniciais entenderem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais como propulsora para abarcar a diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Nessa perspectiva, para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizada uma revisão sistemática e análise documental das ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia do Brasil com data posterior e 2007. O intuito foi compreender como são apresentados os conceitos de educação especial, educação inclusiva e diversidade. Conclui-se que os documentos oficiais e teóricos indicam a necessidade de formação continuada dos docentes. Desta forma, o desenho do curso permite contribuir sobre os preceitos da educação para a diversidade em professores da rede paulistana de ensino. É recomendado um acompanhamento posterior para verificar as adequações necessárias no curso devido às especificidades apresentadas em determinadas regiões da cidade de São Paulo.
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