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Navegando por Autor "Santana, Marttem Costa de"

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    Tese
    Doutorado interinstitucional (DINTER) na Universidade Federal do Piauí: Expansão de Projetos Sociais e Coconstrução da Emancipação Docente
    (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021) Santana, Marttem Costa de; Luz, Nanci Stancki da; http://lattes.cnpq.br/4274116207418522; orcid.org/0000-0002-8701-9403; http://lattes.cnpq.br/2609398095194155; Jesus, Claudiana Guedes de; http://lattes.cnpq.br/6846843090770561; Queluz, Gilson Leandro; http://lattes.cnpq.br/9402463923848550; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Amorim, Mario Lopes; http://lattes.cnpq.br/5344824750599654
    Na presente tese objetiva-se analisar a expansão de projetos sociais e a coconstrução da emancipação docente de egressos de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) na Universidade Federal do Piauí, na qualidade de instituição receptora, no período de 2007-2017. Optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa aplicada de propósito descritivo e explicativo com enfoque no método do Materialismo Histórico e Dialético (MDH). Elegeram-se como técnicas de produção de dados, a observação direta da Plataforma Lattes e de sites institucionais UFPI. Analisa-se o corpus de dados por meio de técnicas de Análise Sócio-histórica e Análise Documental. Utilizou-se como fonte de informações dados extraídos do currículo Lattes e do Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Definiu-se como período de investigação os 10 primeiros anos de Projetos Dinter com intervalo de 2007-2017. Defendeu-se a tese de que: o Doutorado Interinstitucional (Dinter) potencializa e estimula o processo de produção de projetos sociais e a formação de grupos de pesquisa contribuindo para a emancipação docente. Dos 95 egressos de Dinter, 36 docentes pesquisadoresextensionistas estão ligados aos programas de pós-graduação da UFPI, 28 docentes se tornaram líderes de grupo de pesquisa. Foram encontrados 63 grupos de pesquisa com a participação de 67 docentes egressos de Dinter cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq. Na trajetória percorrida durante o Dinter, cada docente se apropria de domínios teóricos, tecnológicos, práticos e relacionais. Passa-se pelas coconstruções durante o estágio doutoral com momentos de estudos, orientações, produções de conhecimento, usabilidades de artefatos, dentre outras. Vivenciam-se situações distintas no relacionamento entre ser docente, pesquisador e extensionista. O docente egresso de Dinter trabalha com elementos mutáveis e sofrem modificações advindas de contextos sociais e das interações com utensílios, quipamentos, instrumentos, máquinas e grupos de pesquisa. Implica na tomada de consciência, de pressupostos e mecanismos de enfrentamento que viabilizem a expansão de projetos sociais. Ao concluir a pós-graduação stricto sensu, o docente coconstrói conhecimentos, fortalece-se para a investigação cientifica, rocessualidade que amplia a reflexividade, estimula a intelectualidade, valoriza a nterdisciplinaridade, desperta para as reais necessidades sociais, e contribui, neste sentido, para a emancipação de si e da classe trabalhadora.
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    Dissertação
    Práticas pedagógicas na educação infantil: evocações reflexivas a partir de registros escritos de professores
    (Universidade Federal do Piauí, 2013) Santana, Marttem Costa de; Brito, Antonia Edna; http://lattes.cnpq.br/6330565088532183; orcid.org/0000-0002-8701-9403; http://lattes.cnpq.br/2609398095194155; Lopes, Iveuta de Abreu; http://lattes.cnpq.br/9909151214898855; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Mendes, Bárbara Maria Macêdo; http://lattes.cnpq.br/5880502123461773
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo o registro escrito de professores de educação infantil como narrativa que possibilita a reflexão na/sobre a prática pedagógica. A pesquisa tem como objetivo central: investigar o potencial da reflexividade dos/nos registros escritos sobre a prática pedagógica de professores de educação infantil. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica das professoras da educação infantil à luz de seus registros escritos; 2) identificar os tipos de registros escritos das professoras de educação infantil; e 3) identificar se os registros escritos das professoras de educação infantil constituem ferramentas de reflexão sobre a prática pedagógica. O estudo justifica-se, portanto, por favorecer aos professores a compreensão sobre suas práticas, por meio de registros escritos, como ferramentas que propiciam o conhecimento de si, a autoformação e a reflexão docente, auxiliando a reelaboração do ser professor na educação infantil. A relevância do estudo, neste sentido, decorre de suas contribuições para o desenvolvimento da narratividade e da reflexividade sobre a prática pedagógica de professores de educação infantil. Para concretizar o intento da pesquisa, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, o estudo fundamentou-se em pesquisas que abordam a prática pedagógica na educação infantil. Para contextualizar o objeto de estudo, a investigação ancora-se nas contribuições de: Krammer (1994, 1996, 2011), Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002), Del Priore (2000), Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Ostetto (2000, 2010), Bassedas, Huguet e Solé (1999), Paige-Smith e Craft (2010), entre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido através da pesquisa narrativa. Em relação ao delineamento do percurso metodológico, este se consubstancia nas pesquisas de Bauer e Gaskell (2000), Larrosa (2004, 2010), Clandinin e Connelly (2000, 2011), Dominicé (2010), Josso (2010), Souza (2006), por exemplo. Na produção de dados, a investigação utilizou diários da prática, entrevista narrativa e observação. O estudo narrativo desenvolveu-se na interlocução com quatro professoras da educação infantil do SESC - Centro Educacional de Floriano/PI. Analisou-se os dados narrativos apoiados na técnica de análise de conteúdo, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). A organização dos dados contempla 03 (três) eixos de análise, assim denominados: Eixo 01 - Caracterização da prática pedagógica na educação infantil; Eixo 02 - Os tipos de registro escrito das professoras da educação infantil; Eixo 03 - O registro escrito e a reflexividade na/sobre a prática pedagógica. A concretização do estudo tem o mérito de potencializar ao docente a consciência de si, através da reflexividade sobre o agir e sobre o ser professor, favorecendo a autoformação. A escrita produzida pelos professores ocorre de forma diversificada: no planejamento, por meio de relatórios individuais e coletivos, em caderno de registros, em bilhetes, em cartazes, dentre outros. A pesquisa revelou a gradativa adesão de professoras de educação infantil ao processo de registrar por escrito a prática pedagógica nesta modalidade, a sua professoralidade, propiciando o desenvolvimento da reflexividade, tendo a narratividade como ferramenta produtiva e interveniente na reelaboração dos modos de pensar, de sentir, de criar e de agir no tempo e no espaço da educação infantil.
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