Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Cristiano Silveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Implementação do Moodle como ferramenta de apoio ao docente no ensino público municipal: contribuições para a educação a distância em IBIÁ-MG
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, 2024) Silva, Cristiano Silveira; Rufino, Hugo Leonardo Pereira; Martins, Adriano Eurípedes Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5567439874482998; http://lattes.cnpq.br/8302663661351693; http://lattes.cnpq.br/8572749726441121; Rufino, Hugo Leonardo Pereira; Martins, Adriano Eurípedes Medeiros; Sondermann, Danielli Veiga Carneiro; Lima, Danielli Araujo
    A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa essencial para democratizar o ensino em regiões com desafios estruturais e desigualdades sociais, especialmente em localidades periféricas, como o município de Ibiá–MG, a pandemia de COVID-19 intensificou a necessidade de soluções híbridas e a distância, evidenciando lacunas na modernização e acessibilidade do sistema educacional, além de destacar a demanda dos professores municipais por suporte no uso de tecnologias educacionais, relatos de docentes sobre dificuldades na utilização de ferramentas digitais reforçaram a relevância deste trabalho, como resposta a esses desafios, foi implementado o Moodle como plataforma oficial de apoio à EaD no ensino público municipal, aliado à criação de uma oficina voltada para desmistificar dificuldades técnicas e práticas enfrentadas pelos professores no uso de ferramentas tecnológicas, o Produto Técnico Tecnológico (PTT) incluiu a implementação do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial e a oferta de um curso modelo para capacitação docente, com foco no uso pedagógico da ferramenta em práticas educacionais diárias, a metodologia abrangeu uma revisão sistemática da literatura, análise diagnóstica da infraestrutura tecnológica das escolas municipais e a realização do curso de formação, o PTT foi concebido como um produto integrado, englobando tanto a capacitação quanto a configuração do Moodle como recurso educacional disponível e acessível para a rede municipal, os resultados mostram que a utilização do Moodle trouxe avanços na modernização do ensino público local, professores relataram maior confiança no uso de tecnologias digitais, e o curso de capacitação contribuiu para a adoção de metodologias ativas no ensino, contudo, desafios como limitações de conectividade em áreas rurais e a necessidade de formação continuada persistem, conclui-se que o Moodle é uma ferramenta viável para a EaD em contextos municipais, promovendo acessibilidade, inclusão digital e inovação pedagógica. Este trabalho oferece subsídios para futuras implementações de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em cenários educacionais similares.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF