Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Valente, Keury"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Protagonismo discente na geração de conhecimentos em saúde: Trilhas de aprendizagem
    (Rfb Editora, 2020) Júnior, Sivaldo; Baia, Karem; Salvador, Jamille; Valente, Keury
    A obra “Protagonismo Discente na Geração de Conhecimentos em Saúde: Trilhas de Aprendizagem” faz parte do volume 2 do livro: Indicadores e Informações do Processo Saúde Doença. Trata-se de um trabalho dedicado ao valor dos estudos científicos e sua influência na resolução das diversas problemáticas relacionadas à saúde, essa edição tem como foco o protagonismo dos discentes em enfermagem durante sua trilha de aprendizagem em saúde no século XXI. A educação científica vem passando por modificações ao longo dos anos e na cultura atual “a ciência ocupa um lugar privilegiado” e cada vez mais as inovações tecnológicas, ligadas a ela, estão presentes na vida das pessoas. As instituições de ensino, de modo geral, enfrentam problemas no que se refere a maior aproximação com os serviços de saúde de forma mais ampla e articulada, persistindo uma distância entre o que se ensina na Universidade e o que demandam as políticas públicas do setor público. O protagonismo da enfermagem por meio dos discentes possibilita o desenvolvimento da autonomia cadêmico/profissional no âmbito da saúde, na qual favorece no progresso dos atuais e futuros enfermeiros, além de promover a formação de uma classe de sujeitos críticos e inovadores. Ademais, entende-se que o ensino, a pesquisa e a extensão deve fazer parte do cotidiano dos enfermeiros e discentes gerando bons frutos para a formação profissional dos acadêmicos, favorecendo o ensino-aprendizagem entre as partes envolvidas, além de fomentar a produção cientifica. É valido ressaltar que desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei nº 8.080 / 1990), ele está ordenado em cima desse tripé quanto a formação profissional, visto que, em 2003 houve a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), na qual tem como objetivo promover a integração e o avanço entre os setores da saúde e educação. Em virtude disso, os artigos reunidos nesta coletânea (volume 2) contém 09 capítulos que representam ações de saúde, desafios e dificuldades dos recém-graduando, tendo como foco, a Enfermagem. Relatos de experiência e revisões bibliográficas da literatura, fundamentadas nos resultados práticos obtidos pelos diversos autores, e vivenciados pelos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Púbica (LASP). Portanto, espera-se que esta obra literária possa contribuir com a construção de novos conhecimentos acerca dos problemas apresentados, subsidiando uma reflexão sobre o processo de formação acadêmica/profissional e a consolidação do SUS.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF