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    Trabalho de conclusão de curso
    Avaliação de impacto social em negócios sociais em educação: estudo de caso
    (FEA USP, 2014) Alves, Gustavo S.; Comini, Graziella M.; http://lattes.cnpq.br/2121913529743968; https://orcid.org/0009-0002-5343-0875; http://lattes.cnpq.br/5789898401831805
    A educação de qualidade é um desafio para todo o mundo: nenhum dos objetivos propostos pela UNESCO, em 1990, para melhorar o acesso à educação e promover a educação de qualidade será alcançado de forma global em 2015, ano traçado para o alcance dos objetivos. O Brasil enfrenta vários problemas na área da educação, entre eles o fato de menos de 20% da população adulta ter formação no ensino superior, embora a oferta de serviços para esse setor estar crescendo. De problemas da oferta de serviços públicos pelo governo, surgem iniciativas no terceiro setor, parcerias entre empresas consolidadas e organizações da sociedade civil, além de organizações específicas que procuram atuar na educação e em outras áreas da sociedade para suprir demandas que não são atendidas de forma suficiente ou eficiente pelo governo. São os chamados negócios sociais. Os empreendimentos que se propõem a gerar valor social além do valor econômico têm o importante desafio de mostrar a sustentabilidade financeira do seu negócio e a solidez do valor social que causam, tornando-se imprescindível que seus processos organizacionais sejam bem estruturados. Principalmente, a avaliação, que para este setor, além das perspectivas operacionais e financeiras, passa a atentar ao impacto social gerado. Para entender a avaliação dentro de um negócio social, o presente trabalho tem como objeto de estudo o Veduca, uma empresa de tecnologia e educação que visa democratizar o acesso à educação de qualidade no Brasil. Por meio do estudo de caso da empresa e de entrevistas com cinco funcionários, este trabalho aborda como é gerado o valor social a que a empresa se propõe, ou seja, a sua teoria de mudança, e como é realizada a avaliação e uso de indicadores dentro da empresa. O trabalho trouxe uma teoria de mudança adequada, cujo desafio atende a um problema real do seu contexto, com estratégias coerentes para execução, no entanto, com indicadores superficiais para a medição do impacto. Além disso, verificou-se um processo de avaliação em estágio ainda de construção, cujo principal desafio é a aplicação da informação dos indicadores nas decisões de negócio e na disseminação de uma cultura de avaliação
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    Tese
    Gestão sustentável de empresa familiar: um estudo de caso focalizando o ecoturismo indígena a ser gerenciado pelo povo Paiter Suruí, na região de Cacoal, Estado de Rondônia
    (Universidad Autónoma de Asunción, 2009) São Pedro Filho, Flávio de; Escher, Mónica; https://lattes.cnpq.br/9627466972854043; Godoy, César; Duarte, Sergio; Fogel, Ramón; Penay, Bruno
    A integração indígena à civilização brasileira continua um paradoxo crítico, com soluções adiadas, enquanto as vítimas continuam sendo os excluídos. Reduzido a condição de incapaz, o indígena brasileiro está subjugado ao Estatuto de Índio, um instrumento normativo gerado na época da ditadura militar que assolou o Brasil. Esta norma de controle sobre os indivíduos há muito deveria estar banida do país, pois a retenção de populações em espaços denominados de Reserva Indígena, além de remeter aos conceitos de campos de concentração nazifascistas, depõe contra a essência dos Direitos Humanos, senão considere a miséria a que está reduzido o índio. Este quadro enseja a busca pela realidade do povo Paiter Suruí, como referência, em uma investigação voltada para a inclusão por meio do ecoturismo. Esta comunidade dos excluídos também perde a capilaridade da riqueza presente, pois o seu território se degrada pelas queimadas ou pela química da agricultura vizinha. E a Ciência da Gestão de Empresa poderá oferecer subsídios para reverter o absurdo, enquanto focaliza benefícios substantivos. É considerada a multidisciplinaridade envolvendo o etnodesenvolvimento e a Teoria do Ecodesenvolvimento, aplicando o Método do Estudo de Caso. A perspectiva é subsidiar um cenário para a exploração do ecoturismo indígena na Reserva Sete de Setembro, através de uma Empresa Familiar Indígena, gerenciada pelas lideranças tradicionais. O empreendimento terá como produto o patrimônio imaterial indígena e a beleza cênica de suas terras, associados às técnicas de gestão. O talento guerreiro dos Paiterey o fará ressurgir, diante da sociedade que os marginaliza na Amazônia Ocidental. Se forem decididos pela praticidade, os efeitos substantívos previstos ensejarão a promoção socioeconômica, com geração de renda própria e integração sustentável em uma modelagem inédita no Brasil.
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    Livro
    Gestão Universitária: Entendendo as Perspectivas
    (Editora Uniesmero, 2021) Silveira, Jader Luís da
    A complexidade das Universidades é uma característica peculiar dessas instituições. O objetivo desse trabalho é identificar os principais desafios para que a autonomia universitária seja respeitada nesses tipos de instituições. Para isso, a obra apresenta a Universidade vista como um cérebro e os desafios de seus gestores. Concluiu-se que o gestor, juntamente com a comunidade deve lutar pela autonomia, além da busca dos direitos serem respeitados.
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