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    Dissertação
    Efeito de uma intervenção interdisciplinar no estado nutricional, na capacidade físico-funcional e nos fatores psicológicos e emocionais de idosas
    (UniCesumar, 2022) Oliveira, Fabiano de; Bennemann, Rose Mari; Branco, Bráulio Henrique Magnani; http://lattes.cnpq.br/9666687242230391; http://lattes.cnpq.br/4837831466510598; http://lattes.cnpq.br/6360296025190227; Milani, Rute Grossi; http://lattes.cnpq.br/8844448878404124; Nardo Junior, Nelson; http://lattes.cnpq.br/0191378671965616
    Introdução: o estado nutricional e a capacidade funcional estão diretamente relacionados a qualidade de vida do idoso. Da mesma forma, a autoestima, ansiedade e depressão podem impactar a saúde dessa população. Objetivo: avaliar o efeito do exercício físico sobre o estado nutricional, capacidade físico-funcional, auto estima, ansiedade e depressão em idosas com excesso de peso e obesidade após intervenção interdisciplinar. Métodos: o estudo é um ensaio clinico, com mulheres idosas (idade ≥60 anos). Foi realizado 12 semanas de intervenções de interdisciplinar de educação física (3 vezes por semana) e psicologia (1 vez por semana) ambas intervenções com duração de 60 minutos cada. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC). A capacidade físico-funcional pela avaliação da força dos membros inferiores e superiores, da flexibilidade, do risco de quedas, da força dos músculos da mão e do antebraço e da capacidade funcional e aeróbica. A autoestima, pela escala de autoestima de Rosenberg (EAR). A ansiedade pela escala de Hamilton de Ansiedade (HAM-A), e sintomas depressivos pelo Patient Health Questionnaire–9. A análise estatística foi realizada pelo teste t student de medidas pareadas para comparar os momentos pré e pós-intervenção. Foi estabelecido o nível de significância de 5%. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito pelo d Cohen. Resultados: foram avaliadas 23 idosas. Em relação ao estado nutricional, diferença estatisticamente significativa (p<0,05) foi verificada na massa corporal, IMC, massa livre de gordura e massa musculoesquelética. Por outro lado, não foi observado diferença estatisticamente significativa na massa magra, no percentual de gordura corporal, na gordura visceral e na taxa metabólica basal (p>0,05). Nas variáveis da capacidade físico-funcional (força isométrica máxima de preensão manual direita, força isométrica máxima de preensão manual esquerda, flexão de cotovelos, timed up and go, sentar e levantar, teste de caminhada de seis minutos e VO2pico, foi observado diferença estatisticamente significativa. Diferentemente, para a flexibilidade não foi verificado diferença estatisticamente significativa. Em relação a autoestima, ansiedade e depressão foi observado diferença estatisticamente significativa apenas em relação a ansiedade (p<0,05). Conclusão: conclui-se que intervenções de educação física e a psicoterapia são benéficas para promoção de saúde de pessoas idosas.
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