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Navegando por Palavra-chave "Alfabetização"

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    Dissertação
    Avaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasil
    (Universidade Federal de Sergipe, 2012) Rosário, Mônica Maria Soares; Freitag, Raquel Meister KO.; https://lattes.cnpq.br/2187677969815925; Lima, Iara Maria Campelo; http://lattes.cnpq.br/1198440734488421; Silva, Leilane Ramos da; http://lattes.cnpq.br/7766568615672480
    Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar – e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) – sistema internacional de mesmo intuito – demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil – instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização – nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste.
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    Trabalho de conclusão de curso
    Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
    (Instituto Superior de Educação Vera Cruz, 2021) Cardone, Janete Rodrigues; Pelissari, Cristiane; http://lattes.cnpq.br/0556680302349232; http://lattes.cnpq.br/0686447717263078
    A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.
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