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- DissertaçãoAvaliação do controle postural e do sistema vestíbulo-oculomotor em atletas de tiro da modalidade pistola(Centro Universitário Augusto Motta, 2012) Lourenço, Carla; Silva, André; http://lattes.cnpq.br/5692012067215051O tiro esportivo desenvolve nos praticantes habilidades como destreza, concentração e equilíbrio.O atirador precisa decontrole motor e psicológico para execução dos fundamentosdesse esporte. A estabilidade do atleta de tiro depende da resistência deste contra perturbações internas e externas que afetem seu equilíbrio. Esseestudo teve como objetivo avaliaro controle postural e o sistema vestíbulo-oculomotorde atletasatiradoresde pistola e verificar as relaçõesdestes com a experiência atlética dos voluntários. Essa análise descritiva foi aprovada pelo CEP intitucional. Foram avaliados8atletas da modalidade pistolacom idade média de 37 anos(dp± 8,11),afiliados à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e residentes na cidade do Rio de Janeiro. Para coleta de dados, utilizou-se prontuáriode caracterização sócio demográfica; sistema de videonistagmoscopia computadorizada;estabilometria associada a um simulador de tiroeoquestionário de experiência atléticaACSI-28BR.A estatística foi feitaatravés do testes ANOVAe Post-hoc. Como resultados sóciodemográficos relevantes observou-se que todos os voluntários eram destros;metade deles atira com os dois olhos abertos;14 anos (dp±9) como tempo médio de prática no tiroe média de 14 horas de treino semanal (dp±13). Metade relatou lesão associada ao tiro já compensada. O ACSI-28BR indicou copingmédiode 39,7 (dp±7,3) pontos entre os atletas.Naestabilometria foi observada correlação nas velocidades de deslocamento do centro de pressão nos planos ântero-posterior emedio-lateral.Não houve correlação siginificativa entre parâmetros estabilométricos, dadossóciodemográficos e o questionário ACSI-28BR.À videonistagmoscopia, nenhum atleta apresentou alteração patológica, apenas achados fisiológicos como sacadas corretivas, atraso no reflexo vestíbulo-ocular e nistagmo horizontal em 3 atletas, respectivamente.Concluiu-se que os atiradores possuem controle postural com alterações significativas apenas para as velocidades de deslocamento do centro de pressão nos planos ântero-posterior e médio-lateral. O sistema vestíbulo-oculomotor se apresentou sem alterações funcionais para todos os voluntários e não mostrou correlação com o controle postural apesar dos achados fisiológicos ao QSM. A experiência atlética não se correlacionou ao controle postural dos atiradores, porém, os dados de coping sugerem alto risco de lesão associada ao tiro.
- DissertaçãoAs representações sociais de estudantes da Uniube sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem(Universidade de Uberaba, 2021) Vieira, Géssika Mendes; Melo, Geovana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8047532255499546; https://lattes.cnpq.br/9732487868719186Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba- UNIUBE. Integra uma proposta maior, vinculada a RIDEP - Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, intitulada Desenvolvimento profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais. Este estudo parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos utilizados pelos seus professores. Esses instrumentos de avaliação podem mostrar, no bojo do processo ensino-aprendizagem, a concepção ou os fundamentos que norteiam essa prática. Tais práticas podem estar direcionadas tanto para uma concepção de avaliação formativa, que tem como propósito acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, a fim de verificar o que ele aprendeu ou não e retomar, se preciso for, quanto uma concepção que apenas aprova ou reprova, excluindo, segregando e classificando os alunos. Essa pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral compreender as Representações Sociais dos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIUBE, sobre as implicações dos instrumentos de avalição da aprendizagem, utilizados pelos seus professores. Participaram da pesquisa 35 alunos do curso Publicidade e Propaganda da UNIUBE. A coleta dos dados foi realizada por um questionário, aplicado on-line, composto por questões abertas e fechadas e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. As palavras dessa técnica foram tratadas pelo software EVOC, para a identificação do Núcleo Central e periferia das representações. Além da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foi utilizado também, para a análise dos dados, o software Iramuteq, que auxilia na categorização das questões abertas. Os resultados mostram que o provável núcleo central das representações sociais dos alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados no seu curso, pode estar representado pelas palavras Ótimo, Provas e Antiquado. Enquanto um grupo considera os intrumentos como sendo ótimos, mesmo com a utilização de provas, outros a eles se contrapõem contrapõem e afirmam ser antiquados. Embora a maioria concorde com o fato de que os instrumentos avaliativos utilizados estejam colaborando para a aprendizagem acadêmica, alguns reforçam as representações negativas quando afirmam que os instrumentos possuem pouca ou não possuem função disgnóstica. Em razões disso os dicentes sugerem que os professores aperfeiçoem melhor os instrumentos a serem utilizados e compreendam os alunos a partir de uma avaliação formativa que demonstre o conteúdo que foi aprendido e o que necessita ainda ser.