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- DissertaçãoA atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará(Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), 2024) Braga, Daniel Martins; Martins, Elcimar Simão; Araújo, Osmar Hélio Alves; http://lattes.cnpq.br/0422935292610713; http://lattes.cnpq.br/6354389593320758; http://lattes.cnpq.br/7965550916654929; Martins, Elcimar Simão; http://lattes.cnpq.br/6354389593320758; Araújo, Osmar Hélio Alves; http://lattes.cnpq.br/0422935292610713; Costa, Elisangela André da Silva; http://lattes.cnpq.br/6038313468372950Considerando o papel fundamental que o coordenador pedagógico possui para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas no ambiente escolar, atuando como agente educacional com funções de articulador, formador e transformador, esta pesquisa investigou a atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as possibilidades e os desafios na atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. Adotou-se para esta pesquisa a abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da combinação das seguintes estratégias de aproximação com a realidade: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas, realização de entrevista semiestruturada junto aos sete coordenadores escolares participantes desta pesquisa, e, ainda, análise em documentos institucionais oriundos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e de cada uma das três escolas-campo integrantes deste estudo. Os dados obtidos demonstraram que os coordenadores escolares participantes reconhecem o quão importante é o momento de entrada na carreira do magistério para o docente iniciante. Entretanto, não possuem práticas sistematizadas e institucionalizadas no que se refere ao processo de indução profissional de docentes iniciantes nas escolas-campo, ficando assim sob a responsabilidade de cada coordenador escolar a condução, à sua maneira, desse processo, o qual acontece de forma diversificada, pontual, aleatória ou, às vezes, nem acontece. Considerando essas vulnerabilidades e carências, esta pesquisa apresenta um produto educacional sob o título “Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante”, constituído por um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pela coordenação pedagógica junto ao docente iniciante, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais.