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- LivroContribuições da neurociência para educação(Brazil Publishing, 2019) CARDOSO GOMES, EvaldoEste livro aborda as correlações entre as descobertas em neurociências e as diferentes didáticas de ensino. Sincroniza os avanços da evolução humana e as características que permitem o aprendizado com significado seguindo parâmetros indicados pelo próprio desenvolvimento cerebral. Informa ainda sobre mudanças na adolescência e sua importância para o ato de estudar. Promove conexões com as recentes descobertas das neurociências e princípios que norteiam a produção de materiais didáticos para sala de aula. Finaliza evidenciando as relações entre ciências do aprendizado, descobertas das neurociências e a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Um livro essencial para biblioteca dos profissionais de ensino e de uso cotidiano nas diversas instituições de ensino.
- LivroEducação em Ciências, Saúde e Extensão universitária(Brazil Publishing, 2019) JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, Francisco; TAMIASSO MARTINHON, Priscila; SOUSA, CéliaPesquisa, Docência e Extensão: os três pilares que estruturam as Universidades públicas de nosso país. Em meio a conquistas e desafios, seja nos cursos de licenciatura ou bacharelado, a formação superior encontra frequentes impasses. Por que os Projetos de extensão são tão importantes para uma ciência justa e democrática? Em que medida as ações de Extensão corroboram para o bem-estar intelectual e para a qualidade de vida dos agentes envolvidos? Quais suas potencialidades e desafios diante das dificuldades que a Universidade e a Pesquisa brasileira enfrentam? Essa e outras indagações certamente surgirão em sua mente com a leitura da Obra. Esperamos que, ao final dela, você tenha uma nova visão acerca das atividades extensionistas e sobre seus benefícios sociais a curto e longo prazos. Esperamos que as experiências de extensão relatadas e discutidas nesse livro agregue novos olhares acerca da extensão e sensibilize a todos para as múltiplas possibilidades de aproximar a Pesquisa e o conhecimento científico do público não acadêmico.
- Artigo de RevistaPara além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2015) Pereira de Araújo, Alex; Milanez, NiltonEste estudo trata do controle social do corpo e da reconfiguração da memória popular em filmes de horror sob a perspectiva genealógica apresentada por Foucault no livro Vigiar e Punir, publicado há 40 anos. Para tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière(s), duas produções fílmicas de horror realizadas por diretores franceses, ambas lançadas em 2007. A hipótese principal deste trabalho é que os filmes de horror figuram como uma nova forma de vigilância e controle social do corpo. Em contrapartida, também podem recodificar a memória popular ao se apropriar de acontecimentos políticos e/ou revolucionários como nos filmes comentados por Foucault na revista Cahiers de Cinéma, em 1974, ainda que não sejam eles filmes de horror.
- Trabalho de conclusão de cursoAs relações de poder entre pares e um novo olhar sobre a condução na dança de salão dos dias atuais(Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2017) Nunes, Bruno B.; Fröehlich, Márcia; http://lattes.cnpq.br/9489068339864577; https://orcid.org/0000-0002-2462-9562; https://lattes.cnpq.br/7191875880511942; Saballa, Viviane A.; http://lattes.cnpq.br/0171453451447998; Camerini, SandraA dança de salão possui um papel de extrema relevância nas práticas sociais e pode ser usada como um instrumento de auxílio para a tentativa de harmonização de dois corpos. Dentre os diversos elementos constituintes da prática da dança de salão, um possui extrema relevância nos dias atuais: a condução. Quando nos deparamos com o ensino da condução na dança de salão, temos à frente algumas questões importantes a serem debatidas, dentre elas, as relações de força que ocorrem entre os pares. É interessante observamos, também, que a rejeição provocada pelos novos conceitos de condução está relacionada a questões de sexualidade. A não aceitação dos novos conceitos e o repúdio à homossexualidade ainda presente em nossa sociedade podem ter justificativas comuns, como o curto período de tempo que uma sociedade arraigada a preceitos patriarcais teve para assimilar formas de relacionamento que antes eram veladas na sociedade. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi averiguar as novas concepções de condução na dança de salão, abordando as relações interpessoais da sociedade contemporânea. Para tanto, este estudo de caso constituiu-se de três etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com alunos de dança de salão e observações desses alunos por parte do professor durante as aulas aliados à minha experiência profissional na área em questão. Sendo assim, verificou-se que a visão de condução estímulo-resposta é algo que nos acompanha culturalmente desde o surgimento da dança de salão e não há indícios de que poderá ser abandonada tão facilmente. Entremeado a esse contexto interpessoal e sociocultural, pode-se considerar que a grande reflexão acerca da condução na dança de salão dos dias atuais deve-se mais à maneira como ela é entendida e que talvez não seja necessário um novo modelo de condução na dança de salão, apenas uma nova forma de compreendê-la.
- DissertaçãoA tortura representada nos contos o fato completo de Lucas Matesso, de Luandino Vieira, e o leite em pó da bondade humana, de Haroldo Maranhão(Universidade Federal do Pará - UFPA, 2021) Chaves, Maria Genailze de Oliveira Ribeiro; Smith Júnior, Francisco Pereira; http://lattes.cnpq.br/4369023473293807; https://lattes.cnpq.br/3558400100058964; Oliveira, Valdeci Batista de Melo; http://lattes.cnpq.br/2009141052525686O presente trabalho trata-se de uma análise comparativista dos contos O fato completo de Lucas Matesso (1997) de José Luandino Vieira e O Leite em Pó da Bondade Humana (1983) de Haroldo Maranhão. Ao ler os contos percebe-se que ambos apresentam em comum a temática da tortura e o corpo torturado em acontecimentos históricos e sociais ocorridos no período ditatorial do Brasil e da Angola, os quais são marcados pela violência de Estado. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a temática da tortura, considerando a situação do corpo torturado e sua condição física e psicológica, bem como a relação entre as obras. Para isso, faz- se necessário compreender a ditadura militar no Brasil e na Angola, a relação entre a vida dos autores, assim como a literatura de resistência. A pesquisa, para se efetuar de maneira eficaz, faz uma abordagem de caráter qualitativo, utiliza de estudos bibliográficos desenvolvidos a partir do método da Literatura Comparada. Diante disso, o trabalho encontra-se dividido em sete seções como opção para organizar as discussões. Ela encontra-se pautada em aportes teóricos de Laban (1980), Arns (1987), Candido (2000), Bosi (2002), Subirats (2006), Carvalhal (2006), Pires (2007), Seligmann-Silva (2008) e Bakhtin (2012).