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Navegando por Palavra-chave "Criança Hospitalizada"

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    Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de ciências na Classe Hospitalar Jesus: transformando fragilidades em potencialidades
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Silva, Phelipe Martins da; Fonseca, Eneida Simões da; Carvalho, Gicele Faissal de; http://lattes.cnpq.br/0155660724154572; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; https://lattes.cnpq.br/9224063170644901; Fonseca, Eneida Simões da; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; Schilke, Ana Lucia Tarouquella; http://lattes.cnpq.br/2284020831723538; Gianfaldoni, Marcia Garcia; http://lattes.cnpq.br/7191429010229117
    A classe hospitalar é uma modalidade de atendimento da educação especial, que oferece às crianças e adolescentes hospitalizados a oportunidade de prosseguir com suas atividades escolares. É um direito garantido por Lei desde a década de 90, porém, dentre todos os hospitais existentes no Brasil, somente uma pequena parcela oferece esta modalidade de ensino. O ambiente hospitalar é propício ao desenvolvimento de atividades educacionais, em especial as relacionadas ao ensino de ciências, pois, contribui significativamente para que o estudante compreenda melhor sua afecção, seu corpo e outros elementos, o colaborando para que a criança e/ou adolescente alcance os objetivos curriculares propostos. O objetivo primordial deste trabalho foi o de investigar as relações interpessoais que são estabelecidas no interior do hospital, resultantes da presença da classe hospitalar e correlacionar as experiências vivenciadas com o ensino de ciências. O método empregado foi a da pesquisa de campo exploratória semi-estruturada, com aplicação de fichas de entrevista, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Fez-se uso de recursos gráficos, para proporcionar maior clareza e entendimento dos resultados quantitativos. No que tange aos dados qualitativos optamos por utilizar a técnica de análise de conteúdo, onde categorizamos as falas dos sujeitos em matrizes de consolidação, dispostas em quadros. Em consonância com a legislação vigente, respeitamos e asseguramos o sigilo dos dados pessoais dos sujeitos da pesquisa participantes. De acordo com os resultados, conseguimos traçar o perfil dos três grupos estudados – acompanhantes, estudantes/pacientes e profissionais de saúde – e relatar as e experiências no seio do ambiente hospitalar, fazendo um vínculo com o ensino de ciências e suas possibilidades. Por conseguinte, identificamos que o hospital por si só é um ambiente muito propício ao desenvolvimento do ensino de ciências e principalmente, propício ao tornar as fragilidades do discente em potencialidades.
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