Navegando por Palavra-chave "Crianças"
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- LivroEnsino, assistência e avaliação de tecnologias na saúde (E-book)(Brazil Publishing, 2019) MARQUES LOPES, Flavio; SILVA SANTOS, Rodrigo daO objetivo deste livro foi descrever a evolução do ensino farmacêutico voltado às práticas clínicas e apresentar as novas diretrizes responsáveis por instituí-las no Brasil. O método utilizado consistiu em buscas realizadas na Internet em três bases de dados e sítios eletrônicos relacionados à educação e os serviços clínicos providos por farmacêuticos no Brasil. Divididos em três momentos distintos, observados em seu processo educacional e profissional, o farmacêutico inicia suas atividades nas boticas, voltando-se posteriormente para as indústrias e análises clínicas, e se reaproxima dos cuidados prestados ao paciente com a institucionalização dos serviços clínicos providos por farmacêuticos. A integração das diversas áreas dos conhecimentos farmacêuticos, frente à aquisição de competências clínicas, será fundamental para o seu reconhecimento como profissional prestador de serviços de saúde.
- TeseA relação entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise(Logos University International, 2024) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira; Lopes, Gabriel César Dias; http://lattes.cnpq.br/5261828712554239; http://lattes.cnpq.br/4339738876228880; Harrisson, William A.; Holmes, Amanda Lee; Samuel, Bensson V.Introdução: O sucesso acadêmico e o bem-estar psicossocial na infância são influenciados pelo desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Nesse contexto, as funções executivas, atuam na autorregulação emocional e comportamental, requisitos essenciais para interações sociais satisfatórias. A Psicanálise, pela ênfase nos processos inconscientes e nas relações interpessoais precoces, oferece um arcabouço teórico para a análise da intrincada relação entre funções executivas e comportamento social em crianças. Objetivo: Este estudo tem como objetivo examinar a intersecção entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise, buscando elucidar as contribuições dessa abordagem teórica para a compreensão da complexa dinâmica entre esses construtos. Método: A presente pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura, utilizando como base de dados eletrônicas PubMed, PsycINFO e SciELO. A busca abrangeu artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, utilizando como palavras-chave "funções executivas", "comportamento social", "crianças", "psicanálise" e "desenvolvimento infantil". Resultados: Revelou-se que a Psicanálise postula que, a qualidade das relações objetais primárias, a vivência de eventos traumáticos, a utilização de mecanismos de defesa e a dinâmica familiar influenciam diretamente o desenvolvimento das funções executivas e, consequentemente, a capacidade da criança de estabelecer vínculos saudáveis e interagir de forma prossocial. A internalização de padrões de interação, a segurança do apego e a presença de figuras parentais responsivas emergiram como fatores determinantes para a estruturação de funções executivas robustas e para a aquisição de habilidades sociais adaptativas. Conclusões: A Psicanálise fornece um modelo explicativo para a relação entre funções executivas e comportamento social em crianças, integrando fatores intrapsíquicos, interpessoais e contextuais. Essa perspectiva teórica oferece subsídios relevantes para a prática clínica e educacional, reforçando a importância de intervenções que visem à promoção da saúde mental, ao desenvolvimento emocional e à qualidade das relações interpessoais no contexto escolar.