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Navegando por Palavra-chave "Dança"

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    Livro
    Contribuições da neurociência para educação
    (Brazil Publishing, 2019) CARDOSO GOMES, Evaldo
    Este livro aborda as correlações entre as descobertas em neurociências e as diferentes didáticas de ensino. Sincroniza os avanços da evolução humana e as características que permitem o aprendizado com significado seguindo parâmetros indicados pelo próprio desenvolvimento cerebral. Informa ainda sobre mudanças na adolescência e sua importância para o ato de estudar. Promove conexões com as recentes descobertas das neurociências e princípios que norteiam a produção de materiais didáticos para sala de aula. Finaliza evidenciando as relações entre ciências do aprendizado, descobertas das neurociências e a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Um livro essencial para biblioteca dos profissionais de ensino e de uso cotidiano nas diversas instituições de ensino.
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    Livro
    Educação em Ciências, Saúde e Extensão universitária
    (Brazil Publishing, 2019) JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, Francisco; TAMIASSO MARTINHON, Priscila; SOUSA, Célia
    Pesquisa, Docência e Extensão: os três pilares que estruturam as Universidades públicas de nosso país. Em meio a conquistas e desafios, seja nos cursos de licenciatura ou bacharelado, a formação superior encontra frequentes impasses. Por que os Projetos de extensão são tão importantes para uma ciência justa e democrática? Em que medida as ações de Extensão corroboram para o bem-estar intelectual e para a qualidade de vida dos agentes envolvidos? Quais suas potencialidades e desafios diante das dificuldades que a Universidade e a Pesquisa brasileira enfrentam? Essa e outras indagações certamente surgirão em sua mente com a leitura da Obra. Esperamos que, ao final dela, você tenha uma nova visão acerca das atividades extensionistas e sobre seus benefícios sociais a curto e longo prazos. Esperamos que as experiências de extensão relatadas e discutidas nesse livro agregue novos olhares acerca da extensão e sensibilize a todos para as múltiplas possibilidades de aproximar a Pesquisa e o conhecimento científico do público não acadêmico.
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    Dissertação
    Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
    (Universidade Federal do Paraná, 2022) Alves, Erika Kraychete; Wosniak, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/2835238173646073
    A dissertação intitulada: Entre Telas e Janelas: um Olhar Ressignificado para o uso da Videodança como Metodologia no Ensino-Aprendizagem em Dança nasce de uma questão-problema específica: de que forma e com que meios a videodança poderia ser utilizada como metodologia de ensino da Dança? Para responder à questão empreende-se uma investigação pautada, metodologicamente, em uma revisão de literatura narrativa (RLN) articulada a um estudo de caso, com aportes da pesquisação, com/sobre dispositivos tecnológicos focalizando a videodança 'EntreTelas: uma videoconfedança’ como objeto empírico/corpus da investigação. O objetivo é refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança em questão, em seus aspectos formativos processuais e não apenas como material de resultado artístico, pode ser considerada como uma singular abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online, a partir dos pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social, a presente pesquisa investigativa pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos. Julgou-se pertinente, também, que a problematização de suas imagens e movimentos registrados e reelaborados por meio da edição videodançante coletiva, pudesse ser ressignificada pela pesquisadora/artista em sua criação videográfica autoral. O referencial teórico desta pesquisa perpassa três grandes grupos de assuntos correlatos: Corpo, Ensino da Dança e Videodança, em seus desdobramentos e articulações sobre/com mediações tecnológicas, a linguagem e a educação estética.
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    Trabalho de conclusão de curso
    Meninos não dançam: uma questão de gênero?
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), 2016) Souza, Paulo Henrique Pinheiro; Carvalho, Glaucia; 52425150153; Martinelli, Suselaine; Rosa, Eloísa
    A dança é uma arte e uma linguagem produtora de conhecimento, é um espaço propício para a elaboração de significados e discursos por meio da corporeidade dos indivíduos que dela fazem parte. No âmbito da educação, a dança desempenha uma importância fundamental no desenvolvimento integral do ser humano. Como arte, ela apresenta no seu processo de vivência e criação questionamentos, não raramente polêmicos, como a estética física, o gênero, a sexualidade, o posicionamento político. A linguagem da dança por muito tempo ficou atrelada à educação física e foi utilizada como meio de promover à saúde, a higiene pessoal, a disciplina educativa, além de ser um instrumento de avalição física, relegando a dança a um papel secundário ignorando os aspectos de fruição, contextualização histórica e do fazer estéticos. Esse artigo pretende observar a presença do homem na dança e especificamente refletir sobre possíveis motivos pelos quais os meninos comumente evitam participar de atividades propostas pelas oficinas de dança na Escola Parque 210/211norte. Percebe-se no grupo focal realizado na Escola Parque 210/211 norte e posteriormente nas atividades de dança desenvolvidas, que um dos principais problemas está nas questões relacionadas á Cultura , aos papéis sexuais e de gênero, e ás expectativas sociais advindas do grupo social do qual fazem parte , e por fim, a ausência de formação específica dos professores que oferecem o as atividades pedagógicas de dança
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