Navegando por Palavra-chave "Deficiência"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Capítulo de livroAltas habilidades: Barreira ou vantagem?(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Oliveira, Letícia Strossi deAbordamos neste capítulo as Altas Habilidades/Superdotação, adotando como perspectiva de análise os estudos de Joseph Renzulli e Howard Gardner, que são pesquisadores conceituados nesta área. Também realizamos pesquisas de campo, por meio de entrevistas com professoras especialistas na temática e pessoas superdotadas. Além de visitas a salas multifuncionais em Altas Habilidades da rede estadual no município de Toledo-PR.
- Capítulo de livroAutismo: Conhecendo esse mundo(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Vogel, Lucas AntonioAtualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lato sensu conhecido como autismo, é um dos transtornos mais comentados e com grande aumento de casos no mundo. Além de se tratar de um tema atual, a importância de falarmos sobre ele se ancora no fato de muitas pessoas ainda não saberem como agir com uma pessoa com autismo. Apresentaremos, assim, quais são as características que a pessoa com o TEA pode apresentar; explicaremos o que é o PECS, o ABA e o TEACH, principais recursos utilizados para o desenvolvimento da criança com o TEA; direitos que resguardam a pessoa com o TEA; e, especialmente para docentes, algumas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula e que podem contribuir na inclusão e aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA. Nosso objetivo, portanto, é ressaltar a importância de se falar sobre a temática suscitada. Malgrado já se tenha estudos desde a metade do século XX, somente nos últimos anos temos estudos mais aprofundados na área, em grande medida, em função do aumento significativo de casos tanto no Brasil como no mundo. Com isso, vemos a necessidade de as pessoas saberem o que, de fato, é o TEA; como o autista se sente; saber que seu pensamento é diferente de uma pessoa considerada “normal” e entender que o autista quer e precisa ser incluso na sociedade, ser respeitado.
- Capítulo de livroComo pensar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Silva, Elora Marques M. daA oficina sobre a Deficiência Intelectual foi construída, principalmente, com base em relatos de experiências colhidos com a bibliografia correspondente ao tema. Entendemos, como professoras e professores pesquisadores(as), que por mais que existam publicações dos mais diferentes observadores(as), a prática em sala de aula ou no ambiente estudantil, como um todo, pode ser diferente da teoria. Ambos, teoria e prática, precisam ser considerados conjuntamente, em forma de práxis transformadora, principalmente quando nos remetemos à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Deficiência Intelectual (DI), tanto de forma bibliográfica quanto no contexto prático dos espaços de aprendizagem, se apresenta como uma das mais novas deficiências trabalhadas no ambiente escolar e, como será apresentado, uma deficiência que na grande maioria das vezes está relacionada a outras.
- Capítulo de livroDeficiência visual: Noções introdutórias(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, JuniorA atual concepção sobre o termo “deficiência” é um marco para a história da inclusão da pessoa com deficiência. Ancorada sobre os princípios que dão base à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a definição vigente do termo busca reconhecer e, assim, superar as opressões enfrentadas pelas pessoas com deficiência ao longo de anos de exclusão e preconceitos que se estigmatizaram nas camadas mais profundas da epiderme das sociedades construídas ao longo da história. O presente capítulo foi pensado para ir ao encontro do exposto, visto que nosso objetivo é oferecer noções introdutórias sobre a deficiência visual e, assim, descontruir as impressões carregadas de pré-conceitos sobre a temática. Nesse intuito, colocamos em evidência a pessoa com deficiência visual e não sua deficiência.
- Capítulo de livroDesconstruindo barreiras: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no meio escolar(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Santiago, Rosana LealA presente oficina foi desenvolvida com o intuito de proporcionar aos participantes – profissionais da área da educação, acadêmicos e acadêmicas de graduação licenciatura/bacharelado e comunidade em geral – noções acerca das legislações pertinentes às pessoas com deficiência física, procurando enfatizar seus direitos. Para que pudéssemos compreender melhor quem são esses sujeitos de direito, foram apresentadas diversas fotos ilustrativas nas quais vislumbramos quais membros são afetados por cada tipo de deficiência física e as limitações que elas acarretam ao indivíduo. A seleção desse material foi pautada nas descrições sobre a deficiência física presente nas Leis e nas obras consultadas. Dessa forma, os participantes puderam visualizar e se apropriar desse conhecimento que é fundamental para que possamos auxiliar a pessoa com deficiência física a ter autonomia em suas atividades diárias.
- Capítulo de livroDesconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Oliveira, Letícia Strossi deEste capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva.
- Capítulo de livroDislexia: Reflexões acerca dos transtornos específicos de aprendizagem(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Santiago, Rosana LealPara uma educação realmente inclusiva, sem dúvida, precisamos repensar as metodologias de ensino-aprendizagem que estamos tão familiarizados no cotidiano escolar. Porém, se almejamos mudanças nesse âmbito devemos proporcionar aos profissionais da área da educação oportunidades para que haja discussões acerca de novas formas de ensino, assim como em estratégias que incluam todos(as) os(as) estudantes, com ou sem deficiência ou transtorno de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, a oficina sobre dislexia foi planejada com o objetivo de propor formas diferenciadas para que os (as) professores(as) ministrem seus conteúdos sem excluir os(as) estudantes com dificuldades de aprendizagem; alunos(as) diagnosticados com Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp) necessitam de um olhar mais cuidadoso por parte dos profissionais da educação.
- LivroOficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, Junior; Nyamien, FrancyOficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.
- Capítulo de livroSíndrome de down: Um outro olhar(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Vogel, Lucas AntonioA Síndrome de Down (SD) é uma das deficiências mais conhecidas no mundo. Comumente, as pessoas com a Síndrome de Down apresentam características semelhantes, sendo as mais comuns a fisionomia parecida: olhos puxados, pescoço curto e, em alguns casos, podem ter sobrepeso. Nesse capítulo, se pretende explicar, de modo geral o que é a Síndrome de Down ou, cientificamente, Trissomia 21; suas causas, isto é, como ocorre o erro genético no processo de formação da pessoa com a SD. E, ainda, apresentar-se-á quais são as características físicas mais comuns as pessoas com síndrome de down.
- Capítulo de livroSurdez e deficiência auditiva(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Silva, Elora Marques M. daCom a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional.
- Capítulo de livroO teatro do oprimido como método pedagógico para pessoas com TDAH(Universidade Estatual do Oeste do Paraná, 2020) Cunha, JuniorO Teatro do Oprimido se trata de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que, devidamente aplicadas como método pedagógico, podem contribuir para o estabelecimento, manutenção e equilíbrio de relações interpessoais, estimular a criatividade e dar vasão a espontaneidade, para mais, é eficiente como ferramenta de transformação do comportamento humano e mudanças na práxis social. Aplicável a todo e qualquer indivíduo, o Teatro do Oprimido, empregado como método pedagógico para pessoas com TDAH auxilia no desenvolvimento de habilidades para o aprendizado e fixação de conteúdos didáticos.