Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Design Thinking"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Protagonismo estudantil no 9º ano do ensino fundamental em Petrolina- PE: a abordagem do design thinking como uma estratégia pedagógica
    (Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; https://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702
    Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Student protagonism in the 9th year of education fundamental in Petrolina- PE: the design thinking approach as a pedagogical strategy
    (Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; http://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana Paula; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702
    Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF