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    Capítulo de livro
    Determinantes da educação financeira: uma análise da influência entre as variáveis socioeconômicas e as dimensões financeiras no território do maciço de Baturité – Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Robério Telmo
    A lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeira.
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    Artigo de evento
    Educação financeira como proposta fundamental para o fortalecimento do desenvolvimento do meio rural no território do Maciço de Baturité - Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos Reis; Campos, Robério Telmo
    A lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeira
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    Capítulo de livro
    Epistemologia genética e a psicanálise: Uma relação possível
    (Instituto Quero Saber, 2020) Grumicker, Fernando Alves
    O presente escrito refere-se a uma conceitualização da epistemologia genética e da teoria psicanalítica, buscando refletir questões filosóficas acerca do desenvolvimento humano, tanto no sentido orgânico como no sentido mental. De um lado, ambas as abordagens pressupõem como finalidade a ultrapassagem dos desequilíbrios e das necessidades, para então alcançarem o equilíbrio interno das faculdades mentais (ou psíquicas) do sujeito, por outro lado, as teorias tratam da moralidade e seus estágios conforme o desenvolvimento do sujeito. O objetivo deste artigo se direciona para uma assimilação entre ambas as abordagens do desenvolvimento humano, assim como também para uma abordagem construtiva dos conceitos em geral que estão sendo empregados. A metodologia usada será a heurística para o cumprimento dos objetivos que este escrito se propõe.
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