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- DissertaçãoFormação Humana e Constituição da Docência: A Crise na Educação à luz das reflexões de Hannah Arendt(LOGOS University International (UNILOGOS), 2023) Ferreira, Josuel de Souza; Schütz, Jenerton Arlan; http://lattes.cnpq.br/3284405629436604; Fofonca, Eduardo; Donato, Sueli PereiraEsta dissertação parte da necessidade de compreender o processo da formação humana e a imprescindibilidade da docência para a educação e potencialização do alargamento dos horizontes compreensivos das novas gerações. O problema de pesquisa é: como o pensamento de Hannah Arendt pode influenciar a formação humana e a constituição da docência nos contextos contemporâneos da educação escolar? O objetivo geral é analisar a importância da formação humana e da docência à luz da visão de Hannah Arendt, a fim de compreender a necessidade de uma formação ampla e crítica e o papel da docência na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa (PRODANOV; FREITE, 2013) e de revisão bibliográfica baseada nas obras de Hannah Arendt (2020, 2022) e alguns comentadores (ALMEIDA, 2011; CARVALHO, 2014, 2017; SCHÜTZ, 2017, 2020), além do diálogo constante com as obras de Paulo Freire (2021a) no intuito de destacar a importância do ensino no desenvolvimento do pensamento crítico, da ação política e na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A relevância da dissertação está no fato desta abordar uma questão fundamental e basilar na área da educação e da formação humana. Nesse contexto, a formação humana e educação é a relação entre professor e aluno na busca pela formação de indivíduos críticos, reflexivos e autônomos dentro da própria sociedade. Portanto, é preciso pensar seriamente sobre os processos formativos e a constituição da docência para a formação das novas gerações e os rumos da própria constituição do mundo humano comum e a necessidade de sua continuidade. A pesquisa evidenciou que a formação humana e a constituição da docência, com base na perspectiva teórica de Hannah Arendt, são um meio essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade, além de destacar para a necessidade de uma formação ampla e crítica, que permite aos recém-chegados o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma autônoma. Outrossim, destaca-se o papel crucial dos professores na promoção dessa formação, uma vez que fica evidente que a compreensão da importância da formação humana e da docência é fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, capaz de lidar de maneira responsável e consciente com os desafios e dilemas contemporâneos.
- LivroPráticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras(Editora Uniesmero, 2021) Silveira, Jader Luís daA disciplina de Biologia é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos. O objetivo desta obra é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas aulas e na busca da construção de um processo de ensino-aprendizagem de forma coletiva e colaborativa, valorizando as experiências e vivências. Assim, espera-se que o aluno seja de fato, o protagonista de seu aprendizado.
- LivroTópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão – Volume 2(Editora MultiAtual, 2021) Silveira, Jader Luís daO segundo volume da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão” traz como no primeiro volume, um eixo ligado a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão. A Educação permanece em constante movimento, evoluindo diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação. As práticas docentes, bem como as práticas em gestão escolar contribuem para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, como nos atuais tempos de pandemia do Covid-19, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes. Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.