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    Dissertação
    “Não tem jeito melhor de realizar as atividades de espanhol”: a criação, implementação e análise de uma webquest (wq) para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola no ensino médio.
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2022) Zilli, Bruno Ramires; Fontana, Marcus Vinicius Liessem; lattes.cnpq.br/5207735102141806
    A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, em que o objetivo é transformar informações reunidas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. A metodologia surgiu em 1995, em um curso de capacitação ministrado pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego, e, desde então, muitos estudos nas mais diversas áreas do conhecimento começaram a ganhar forças e, no ensino de Línguas, não foi diferente. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo criar, implementar e analisar uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica e apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com elementos quantitativos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da periferia de Santana do Livramento – RS, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015). Como instrumentos para a coletas dos dados, foram utilizados: a) questionário socioeconômico; b) notas de campo e; c) questionário Pós-WQ. Além disso, para embasar a presente pesquisa, foi utilizada a concepção de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), além de estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Línguas mediadas pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs) de Moran (2017), Paiva (2018) e Leffa (2020), bem como as ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (2008) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970), para a criação da WQ. Para a análise dos resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e, a partir dessa análise, pode-se observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas em que foi utilizada, não só promovendo o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua, bem como discussões pertinentes ao tema trabalhado. Além disso, com a criação da WQ Las profesiones como produto pedagógico, exigência de um mestrado profissional, espero poder contribuir com os demais colegas professores de Língua Espanhola na hora de realizar uma atividade utilizando a metodologia.
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    Dissertação
    Sequência Fedathi aliada a vivência do professor de matemática do ensino fundamental nos anos finais
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Araújo, Carlos; Borges Neto, Hermínio; 1362062391; http://lattes.cnpq.br/6933091154844634; http://lattes.cnpq.br/4785428059367288
    Esse estudo tem sua gênese de uma necessidade de inserir, mais fortemente, a Sequência Fedathi na Educação Básica, em escola pública, indo além de algo pontual, a todo o ano escolar, contemplando diversas participações da escola em editais externos, como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), por exemplo. Dessa forma, esse trabalho objetivou vivenciar a atuação docente fedathiana em turmas dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Canindé/CE, em momentos de aulas presenciais e de ensino remoto. Essa pesquisa foi descritiva documental, pois descreveu e explicou fenômenos didáticos à luz da Sequência Fedathi, além da coleta de diálogos ocorridos na sala de aula, por meio de áudio e fotografias. A Sequência Fedathi foi a metodologia de ensino que norteou as ações do professor de Matemática na escola. Desse modo, obteve-se participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, a autonomia e engajamento nos estudos, com a culminância em medalha de ouro inédita para o município pela OBMEP. Portanto a Sequência Fedathi transformou a postura do professor, proporcionando subsídios didático-metodológicos que propiciaram o engajamento do estudante para que ele despertasse para uma aprendizagem com maior autonomia, colaborando também para a melhoria da conexão entre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental, nos ambientes virtuais de aprendizagem, e nas salas de aulas presenciais.
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