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- LivroCurrículo escolar e formação docente no âmbito do ensino de ciências matemáticas(Rfb Editora, 2020) Souza, Denize; Santos, José; Lima, Maria; Rosa, MariaEste livro é uma coletânea de artigos, fruto do trabalho de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado à Universidade Federal de Sergipe. As reflexões e experiências apresentadas, nesta obra, integram conhecimentos e discussões evocados nas disciplinas Fundamentos de Currículo e Avaliação Escolar e Tópicos Especiais em Ensino de Matemática, ministradas pelas professoras doutoras Denize da Silva Souza e Maria Batista Lima, as quais integram a organização desta coletânea. São abordagens relacionadas a mapeamento e/ou revisão sistemática de estudos sobre as mais diversificadas temáticas que perpassam problemáticas do interesse de professores/as da educação básica. Por conseguinte, do ensino superior, no âmbito das licenciaturas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química), na área da Matemática, incluindo, a Pedagogia, por abranger também, os anos iniciais do ensino fundamental. Pensar em uma obra que reúne temáticas voltadas ao Currículo Escolar e Formação Docente no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática, remete ao interesse de apresentar, em primeira instância, aos profissionais da educação básica, o que se discute nas aulas de um mestrado em ensino, como fomento à reflexão da formação e própria prática docente. Os autores e autoras desta obra, em sua maioria, são professores e professoras que vivem nessa conjuntura da educação básica, mas, frente as suas inquietudes e desejo de ampliar seus horizontes quanto ao desenvolvimento profissional, decidem fazer pesquisa. Nesse contexto, discutir formas de organização curricular como mecanismos que articulam forças de poder a formas de saber, estabelecer relações entre o Currículo Escolar e as tendências didático-pedagógicas em seus pressupostos e fundamentos, em especial, no ensino de Ciências Naturais e Matemática, bem como, refletir sobre a relação do currículo com as políticas públicas e suas implicações na interface com a diversidade e a inclusão em suas múltiplas dimensões, contribui para esses/essas profissionais romper paradigmas, não apenas na perspectiva de um olhar reflexivo, mas, sobretudo, um olhar investigativo. Nesta percepção, justifica-se as temáticas desta obra serem diversificadas, pelo olhar do professor e da professora, que se iniciam no campo da pesquisa. Alguns, acompanhados de seus respectivos orientadores/as nos presenteiam com temas nas duas áreas (Ciências e Matemática) versando sobre: formação inicial, currículo escolar, inclusão, metodologias e saúde. São dezenove artigos que refletem e discutem tais temas, mostrando possibilidades de reunir teoria e prática, quando se faz pesquisa. As discussões realizadas na disciplina Tópicos Especiais do Ensino de Matemática deram ênfase a questões sobre epistemologia do/a professor/a que ensina Matemática, quanto à sua formação e desenvolvimento profissional. Foram temáticas que envolveram concepções e correntes teóricas frente às investigações contemporâneas, como questões ligadas às políticas públicas que fomentam a formação docente, seja inicial, seja continuada. Isso teve como implicação o desejo de entender mais sobre a pesquisa, cujos resultados são revelados nesta obra com artigos que abordam sobre as problemáticas para o ensino inclusivo, uma metanálise sobre pesquisas na área de jogos matemáticos, a matemática do ensino médio e sua trajetória curricular, o lugar da etnomatemática, seja como reflexão para formação de professores dos anos iniciais, seja como uma proposta pedagógica, na perspectiva do território rizoma do programa etnomatemática. Uma forma de apresentar a abordagem de objetos de conhecimento matemático, sob a concepção de reconhecer a diferença e valorizar outros modos de conhecer e de produzir conhecimentos. Essa diversidade temática gera múltiplas possibilidades que, para além das implicações curriculares na prática docente, ampliam o olhar investigativo de professoras e professores da educação básica. São rupturas de paradigmas que se cristalizam a partir das rotinas institucionais tão presentes no cotidiano escolar. Assim, ao reunir nesta obra, diferentes perspectivas investigativas, nos possibilita apresentar a você, nosso leitor, mais um contributo relevante à comunidade científica
- Trabalho de conclusão de cursoEducação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Alfabetização Cientifica (AC): uma análise do currículo do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri(Instituto Federal do Acre - IFAC, 2025) Portugal, Maurílio Flores; Pinho, Uiara Mendes Ferraz de; Silva, Givaldo Souza da; http://lattes.cnpq.br/3832804016361092; http://lattes.cnpq.br/5442810270352832; http://lattes.cnpq.br/2318221138677203; Lopes, Ricardo Kind; 8890763700096933; http://lattes.cnpq.br/8890763700096933; Nunes, Sérgio Luiz Pereira; 3973785173119671; http://lattes.cnpq.br/3973785173119671Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico diante do contexto atual de mudanças sociais e ambientais, o currículo para formação Inicial de Professores de ciências, apresenta inúmeros desafios, especialmente a necessidade de formar profissionais mais preparados para o exercício pleno da cidadania, para a participação em processos de tomadas de decisões e compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que requer um novo posicionamento dos sujeitos. A Alfabetização Cientifica (AC) visa desenvolver a capacidade de interpretar, avaliar e tomar decisões com base em conhecimentos científicos, capacitando os alunos a agir de forma consciente frente a desafios contemporâneos, como sustentabilidade, ética e inovação tecnológica. A inclusão desses enfoques no currículo de ciências, especialmente na Química, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação democrática e para a resolução de problemas complexos, incentivando o exercício do ceticismo e a reflexão crítica. A educação CTS propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona o conhecimento científico com os contextos sociais, políticos e ambientais, permitindo que os estudantes compreendam o impacto da ciência na sociedade e na vida cotidiana. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a educação CTS e Alfabetização Cientifica AC tem sido contemplado e incorporado no Currículo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre, Campus- Xapuri, destacando sua importância para a formação de cidadãos críticos e participativos. O trabalho destaca a necessidade de um currículo que vá além da memorização de conteúdos, fomentando o de bate sobre temas controversos e a formação de um pensamento científico aliado a valores sociais e éticos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como documental, onde buscou-se, com a base teórica, compreender como está inserida a educação CTS e AC no Currículo do curso, a pesquisa documental aqui realizada tem como corpus de pesquisa o PPC do curso de Licenciatura em Química do IFAC, Campus Xapuri. Por fim, destaca-se a necessidade de reformular o currículo de Química com a inclusão dos fatores CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e AC (Alfabetização Científica) está enraizada nas transformações sociais e científicas contemporâneas.
- LivroA Importância do Lúdico Como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem: Um Estudo na Escola Fernão Dias Paes- Municipio de Lambari D’ Oeste - MT(Editora Real Conhecer, 2021) Toro, Priscila Carla HaucoO brincar é um direito de todas as crianças no mundo inteiro e todas as crianças devem poder aproveitar as oportunidades educacionais destinadas a atender às suas necessidades básicas de aprendizagem. O tema a importância do lúdico como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem é um assunto recorrente em debate na educação, a sua discussão é como aprender e brincar como processo de ensino em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o emprego de jogos e brincadeiras como estratégias mediadoras na formação da criança no seu processo de ensino e aprendizagem. A investigação teve como base bibliográfica autores que se destacam no tema investigado, tais como: Piaget, (1971), Kishimoto (2011), Freire (1996), Vigotski (1984) Queiroz e Martins (2002), entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes da Rede Municipal da Escola Fernão Dias Paes - município de Lambari D’ Oeste – MT. Em síntese, a pesquisa fornece conhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na evolução da criança na visa das docentes.
- LivroRedação ENEM: do conceito à prática(Rfb Editora, 2020) Holanda, Francisco; Araújo, PauloEste material que você tem em mãos é um convite! Por ele, esperamos sanar as suas dúvidas sobre uma das disciplinas mais complexas a serem cobradas em vestibulares: a redação. Como sabemos, é grande a importância de possuir um texto bem composto para garantir vaga em universidades é fundamental, visto que uma das formas mais eficazes de se avaliar o vasto conhecimento do estudante é a escrita. Hoje, há muita procura dos alunos por um material que contenha os principais aspectos da teoria da redação, seções gramaticais e exercícios práticos relacionados à escrita em um só volume. Essa apostila pretende atender a esse desejo. Intitulado “Redação ENEM: do Conceito à Prática”, direciona-se a todos aqueles que anseiam por uma formação imprescindível para a redação do ENEM e de alguns vestibulares muito procurados. Você contará com a tão almejada teoria da redação e vastos exercícios, que abordam a escrita e habilidades gramaticais e interpretativas. A reescrita será algo comum, e poderá ser encontrada nos capítulos posteriores. Tivemos atenção em selecionar os melhores métodos de abordagem para trabalharmos os temas de cada aula, com foco sempre em seu aprendizado. Através deste livro, você poderá perceber que redação não é um “bicho de sete cabeças”, mas uma construção que demanda algumas habilidades e competências, as quais serão estimuladas e exercitadas ao longo das páginas. Como orientação inicial, só temos a dizer: BONS ESTUDOS!