Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Ensino de Ciências"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
    (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2022) Brito, Rafael Casaes; Eugenio, Benedito Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1274035318009124; http://lattes.cnpq.br/3903909178632749; Santana, José Valdir de Jesus; Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
    Esta pesquisa aborda as relações étnico-raciais no ensino de ciências, a partir de uma pesquisaformação realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Vitória da Conquista. A pesquisa apresenta dados que buscou responder a seguinte questão: Quais indícios sobre a práticas educativas interculturais estão presentes em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de pedagogia? O objetivo geral do estudo é analisar indícios de práticas educativas interculturais em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de Pedagogia. Constituem objetivos específicos: a) Identificar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021 abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências. b) Identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. O processo formativo foi organizado em forma de sequência didática e foi realizado ao longo de 6 encontros semanais, envolvendo a participação de 37 estudantes. O método aqui empregado é denominado de pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e de Edméa Santos (2019). A produção dos dados se deu pelo emprego dos casos de ensino (MIZUKAMI, 2000) e os diários de aula a partir da concepção de Passeggi (2009; 2011) e Macedo (2000). Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo grupo Modernidade/Colonialidade em articulação com as Epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos. Os resultados e análises apontam que a temática das relações étnico-raciais no ensino de ciências é um campo em consolidação no Brasil, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas na área, destacando-se entre essas a região nordeste do país. Além disso, verificou-se que o caso de ensino é um instrumento importante no processo de formação de professores de ciências, pois promove reflexão e pensamento crítico acerca de temáticas presentes no cotidiano escolar
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de ciências na Classe Hospitalar Jesus: transformando fragilidades em potencialidades
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Silva, Phelipe Martins da; Fonseca, Eneida Simões da; Carvalho, Gicele Faissal de; http://lattes.cnpq.br/0155660724154572; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; https://lattes.cnpq.br/9224063170644901; Fonseca, Eneida Simões da; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; Schilke, Ana Lucia Tarouquella; http://lattes.cnpq.br/2284020831723538; Gianfaldoni, Marcia Garcia; http://lattes.cnpq.br/7191429010229117
    A classe hospitalar é uma modalidade de atendimento da educação especial, que oferece às crianças e adolescentes hospitalizados a oportunidade de prosseguir com suas atividades escolares. É um direito garantido por Lei desde a década de 90, porém, dentre todos os hospitais existentes no Brasil, somente uma pequena parcela oferece esta modalidade de ensino. O ambiente hospitalar é propício ao desenvolvimento de atividades educacionais, em especial as relacionadas ao ensino de ciências, pois, contribui significativamente para que o estudante compreenda melhor sua afecção, seu corpo e outros elementos, o colaborando para que a criança e/ou adolescente alcance os objetivos curriculares propostos. O objetivo primordial deste trabalho foi o de investigar as relações interpessoais que são estabelecidas no interior do hospital, resultantes da presença da classe hospitalar e correlacionar as experiências vivenciadas com o ensino de ciências. O método empregado foi a da pesquisa de campo exploratória semi-estruturada, com aplicação de fichas de entrevista, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Fez-se uso de recursos gráficos, para proporcionar maior clareza e entendimento dos resultados quantitativos. No que tange aos dados qualitativos optamos por utilizar a técnica de análise de conteúdo, onde categorizamos as falas dos sujeitos em matrizes de consolidação, dispostas em quadros. Em consonância com a legislação vigente, respeitamos e asseguramos o sigilo dos dados pessoais dos sujeitos da pesquisa participantes. De acordo com os resultados, conseguimos traçar o perfil dos três grupos estudados – acompanhantes, estudantes/pacientes e profissionais de saúde – e relatar as e experiências no seio do ambiente hospitalar, fazendo um vínculo com o ensino de ciências e suas possibilidades. Por conseguinte, identificamos que o hospital por si só é um ambiente muito propício ao desenvolvimento do ensino de ciências e principalmente, propício ao tornar as fragilidades do discente em potencialidades.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF